Como começar um projeto de horta escolar?

As crianças terão de escolher se desejam uma horta
As crianças terão de escolher se desejam uma horta, um jardim de flores ou uma combinação dos dois.

Apenas alguns passos fáceis e você está no caminho certo para a diversão em sala de aula!

Um projeto de jardinagem em sala de aula pode ser uma experiência divertida e maravilhosa de aprendizado para você e seus alunos. É também algo em que toda a escola pode se envolver, se organizada adequadamente. A jardinagem mostra às crianças o ciclo da vida, bem como de onde vêm muitas das frutas e vegetais. É algo em que eles podem se envolver e, com sorte, lhes dará um sentimento de orgulho pelo que criaram. Pode até abrir uma vida de amor pelo cultivo de flores e vegetais.

Este artigo explicará todas as coisas a serem consideradas
Este artigo explicará todas as coisas a serem consideradas e as etapas necessárias que você precisará realizar.

Há várias coisas a se considerar quando você está organizando um projeto de jardinagem para uma sala de aula ou escola. Este artigo explicará todas as coisas a serem consideradas e as etapas necessárias que você precisará realizar.

  1. Familiarize as crianças com a jardinagem. Antes mesmo de pensar em colocar sementes na terra e comprar uma sala de aula cheia de pás, é uma ótima ideia familiarizar as crianças com o conceito de jardinagem e plantas em geral. Leve as crianças à biblioteca e deixe que leiam livros sobre plantas e jardinagem. Se sua escola tem acesso à Internet para as crianças, permita que elas entrem em sites (que você pré-aprovou e pesquisou) para que vejam fotos de jardinagem, bem como leiam e aprendam sobre isso. Dar a eles até meia hora por dia para aprender sobre o projeto não apenas despertará o interesse, mas os preparará para todo o trabalho árduo.
  2. Escolha o local. Isso é algo que você provavelmente precisará discutir com o diretor da escola. Você precisará determinar se seu jardim será ao ar livre ou dentro de casa. Se você tiver muita sorte, sua escola lhe dará um pequeno pedaço de terreno para plantar um jardim. Se for assim, pegue o que puder. Ter o jardim ao ar livre dará às crianças uma ideia do que é real! Na verdade, será a coisa real!

    Se você não pode usar um pedaço de terra e precisa ter seu jardim dentro de casa, não se preocupe. Existem maneiras de crescer dentro da sala de aula, tão fáceis quanto. Certifique-se de que a área interna que você escolher tenha uma boa fonte de luz ou obtenha iluminação artificial para permitir que as plantas cresçam com facilidade. Uma opção maravilhosa é o AeroGarden, que se destina ao uso interno. Tem uma área para as sementes, com uma luz acima dela. Eles são controlados por temperatura e luz. Eles tornarão o crescimento interno mais fácil para você, mas menos uma experiência de aprendizado para as crianças. Eles são uma ferramenta maravilhosa, mas também custam cerca de 110€ para o modelo mais básico. É sempre uma opção pedir ao conselho escolar para comprar um para sua sala de aula, se você não puder pagar por isso. Também é uma opção para ensinar as crianças a economizar dinheiro e fazer uma arrecadação de fundos para comprar um.

  3. Obtenha seus suprimentos. Quer seu jardim seja interno ou externo, você precisará de suprimentos. Se você não puder comprar o material com o salário de seu próprio professor, é sempre uma opção perguntar à escola ou às famílias das crianças. É possível que as crianças acabem querendo suas próprias ferramentas de qualquer maneira!

    As ferramentas de que você vai precisar são pás, uma mangueira, sprinkler ou regador (dependendo da localização), um carrinho de mão (se for ao ar livre), uma pá do tamanho de uma criança (se for ao ar livre) e um pequeno ancinho (se for ao ar livre).

    Seja por dentro ou por fora, você pode querer comprar sacos de solo para jardinagem. Claro que isso dependerá da qualidade do terreno em que você está cultivando, se o jardim for ao ar livre. Se estiver dentro de casa, comprar uma série de potes de plástico ou argila ou vasilhas compridas de plástico ou argila será sua melhor aposta. Lembre-se de que a argila retém mais água, mantendo as sementes e plantas úmidas. Se possível, você deve incluir as crianças na seleção das ferramentas de que elas precisarão. Isso pode ser feito em sala de aula, com você comprando-os mais tarde.

  4. Escolha as plantas. Esperançosamente, a esta altura, sua classe terá visto vários livros e até sites sobre plantas e jardinagem. Isso vai ajudar muito na hora de escolher as plantas. Você vai querer escolher plantas que sejam divertidas e fáceis para as crianças. Isso ajudará para que eles não desanimem no processo de crescimento. O fato é que quanto mais fácil as plantas crescerem, mais realizadas as crianças se sentirão.

    As crianças terão de escolher se desejam uma horta, um jardim de flores ou uma combinação dos dois. Eu sugiro uma combinação, pois vai aprimorar os sentidos das crianças com visões, cheiros e até mesmo tato. Bons vegetais para cultivar com crianças são tomate, alface e cenoura, só para citar alguns. Boas flores para cultivar com as crianças são os bichinhos-de-defunto, os malmequeres e os girassóis. Existem muitas outras opções. Você pode até deixar as crianças escolherem uma ou duas plantas, independentemente dos requisitos de cuidado. Isso lhes dará um desafio interessante e uma experiência de aprendizado.

    Outra ótima planta para crescer é a orelha de cordeiro. Esta frondosa planta verde tem uma textura macia e vai adorar as crianças crescerem e tocarem.

  5. Prepare sua terra. Especialmente se o seu jardim for ao ar livre, você precisará preparar o solo antes de plantar as sementes. Esta etapa é fácil! Dê às crianças ancinhos e pás e deixe-as trabalhar o solo até que esteja solto, macio e pronto para o plantio. Faça-os regar e depois passe-os novamente. Uma vez que o solo esteja preparado, os alunos podem decidir onde colocar cada tipo de semente.
  6. Plante e divirta-se! Esta parte é autoexplicativa. Se você e sua classe chegaram até aqui, você está pronto para colocar essas sementes no solo e transformar aqueles polegares marrons em verdes! No final, você ficará feliz por todo o trabalho árduo que você e seus alunos colocaram no jardim da sua sala de aula!!
Artigos relacionados
  1. Como obter o máximo de um pequeno jardim no quintal
  2. Como crescer rosas livres de doenças?
  3. Como ter um grande jardim em 8 etapas?
  4. Como cultivar mostarda e agrião?
  5. Como colher e armazenar tangerinas?
  6. Como ter um jardim de sombra fácil?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail