Como cuidar de fósseis?

Escove suavemente os fósseis até que estejam completamente limpos
Para remover os resíduos teimosos de sal, escove suavemente os fósseis até que estejam completamente limpos.

Os fósseis são janelas para os anos passados. Eles mostram que tipo de organismo viveu há milhões de anos atrás. Quer sejam fósseis de uma folha, dente de animal ou esqueleto de um inseto, encontrar um fóssil é emocionante. Mas, para preservar os fósseis e mantê-los como peças históricas, é importante que seja feito um cuidado adequado com os fósseis. Aqui estão algumas maneiras de cuidar dos fósseis.

  1. Limpe os fósseis antes de armazená-los. Para tornar a preservação mais fácil, os fósseis devem primeiro ser limpos de sujeira e resíduos. Para fósseis retirados do mar, o sal deve ser removido mergulhando-os em uma solução de água sanitária e água. A solução deve ser extra leve para evitar danos fósseis. Para remover os resíduos teimosos de sal, escove suavemente os fósseis até que estejam completamente limpos. Os fósseis feitos de materiais argilosos também podem ser limpos com uma escovagem suave. Da mesma forma, enxugar os fósseis com um pano úmido é uma boa técnica de limpeza de fósseis.
  2. Conserte as peças quebradas. Por causa da idade, alguns fósseis podem ser frágeis e ter partes quebradas e rachadas. Nesse caso, pode ser necessário usar cola para unir as peças ou fortalecer as áreas fracas. O esqueleto de peixe, por exemplo, pode ter partes quebradiças, então você precisa passar uma escova ou cola para deixá-las intactas. No entanto, tenha cuidado ao aplicar cola. E certifique-se de aplicar cola apenas nas partes que precisam ser coladas para preservar a aparência geral do fóssil.
  3. Mantenha seus fósseis em uma caixa. Armazene seus fósseis em uma caixa que os manterá longe de umidade e poeira. Deve ter compartimentos para que você possa organizar adequadamente seus fósseis. Você pode usar uma caixa de joias, caixa de linha ou caixa de bordado. Se preferir, você também pode fazer sua própria caixa de fósseis de madeira. Mancha ou pinte-o e mantenha-o em local seco e bem ventilado. Mas se você quiser exibir seus fósseis, pode optar por colocá-los em um armário de vidro.
    Os fósseis devem primeiro ser limpos de sujeira
    Para tornar a preservação mais fácil, os fósseis devem primeiro ser limpos de sujeira e resíduos.
  4. Faça etiquetas. Rotule seus fósseis para fácil referência. A etiqueta deve incluir o tipo de organismo, material fóssil, onde e quando foi recuperado, idade possível e outras informações relacionadas. Você também pode colocar uma fotografia do fóssil antes que ele seja retirado do local. Quando você decide rotular seus fósseis, pode ser necessário fazer algumas pesquisas para descobrir informações precisas sobre os fósseis, o que inclui a história do local, que tipo de organismos viviam no local e os componentes minerais dos fósseis. Pode dar muito trabalho, mas vale a pena.
  5. Remova regularmente a poeira. A poeira se acumulará nos fósseis com o tempo, então sempre limpe-os usando uma escova ou pano macio. Mas tenha cuidado. Não coloque pressão desnecessária sobre os fósseis, especialmente aqueles que são muito delicados. Lembre-se de ser muito gentil ao tocar os fósseis.

Coletar fósseis é um hobby extraordinário. Você não só conseguirá manter peças impressionantes, como também poderá ter uma ideia de como era a Terra há milhões de anos. E isso pode despertar uma melhor apreciação da Terra e da vida em geral.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail