Como enfrentar os desafios do retorno à pós-graduação?

Certifique-se de que as pessoas em sua vida saibam o que está acontecendo
Dicas rápidas: certifique-se de que as pessoas em sua vida saibam o que está acontecendo; você pode ter menos tempo para eles e pode precisar de mais ajuda.

Aprenda a se adaptar a voltar para a escola

Você tem trabalhado, criado filhos, vivido sua vida, feito qualquer coisa além de ir à escola. Mas agora, para progredir em sua carreira ou cumprir seus objetivos pessoais, você decidiu voltar para a pós-graduação. Que desafios isso trará para sua vida? Como você lidará com esses desafios? Muito disso dependerá de você, de sua situação e de sua jornada individual, mas aqui estão algumas dicas para lidar com algumas das coisas que essa nova experiência pode trazer:

  1. Abrace a mudança. Voltar para a escola, mesmo que você tenha tirado apenas um ano de folga, mudará o ritmo. Você terá um novo cronograma, novas despesas, novos fatores de estresse e novas metas a atingir. Uma coisa que pode ajudar a tornar toda essa novidade mais fácil de lidar é esperar por ela e abraçá-la. As coisas vão ser diferentes e tentar ignorar isso ou impedir que aconteça não vai adiantar nada. Em vez disso, pense na mudança em geral como seu primeiro desafio e tente vê-lo como um processo revigorante, uma chance de crescimento pessoal e profissional.
  2. Defina suas prioridades com antecedência. Você pode ter uma carga muito grande de ser pai, cônjuge, funcionário e agora, um estudante. Ou você pode ser um estudante em tempo integral que nem mesmo tem um emprego externo. Seja qual for sua programação, cabe a você controlar suas prioridades. Muitas pessoas estão "sobrecarregadas" e "sobrecarregadas" não porque precisam, mas simplesmente porque se recusam a dizer "não" ou porque decidem que têm de ter tudo, imediatamente. Ter tudo isso pode incluir uma úlcera, uma enxaqueca, uma família infeliz ou uma GPA baixa. Estabeleça prioridades e faça o seu melhor para criar uma programação que torne as coisas mais importantes as que são feitas primeiro.

    Por exemplo, se você sabe que seus filhos o mantêm correndo e só pode assistir a uma aula por semestre, faça apenas uma aula. Se sua prioridade é construir seu negócio e isso leva muito tempo, não faça um curso que vai ser demorado. Se você realmente quer se formar antes de completar 35 anos, diga ao seu namorado que você não terá tanto tempo para ele nas terças e quintas, porque você tem aula. O que traz outro ponto...

  3. Comunique sua nova situação. Se você está fora da escola há algum tempo, é provável que pelo menos algumas outras pessoas tenham interesse no que você está fazendo, pelo menos porque isso as afeta também. Você pode ter um cônjuge, filhos, um empregador ou empregados, pais que estão deixando você morar em seu porão ou amigos com quem você mantém acordos firmes. É importante informá-los de que você terá uma nova demanda por seu tempo. Além disso, você pode precisar de mais ajuda das pessoas em sua vida. Por exemplo, talvez seu cônjuge tenha que garantir que as crianças tomem banho ou seu melhor amigo terá que assumir a direção de seu clube do livro. Em qualquer dos casos, informe as pessoas quais são os seus planos para que não haja surpresas e para que tenha um sistema de apoio no lugar, enquanto mantém sua própria posição como uma pessoa de apoio para aqueles de quem você gosta.
  4. Conheça o que você não sabe. Você já teve aquele pesadelo em que precisa fazer um exame, mas não consegue se lembrar do número do quarto? Esse sonho, alguém me disse uma vez, vem de uma crença subconsciente de que você mordeu mais do que pode mastigar. Uma maneira de manter esse sonho fora de sua cabeça é perceber quais são suas preocupações e ser proativo em colocá-las para descansar.

    Não tem certeza se está informado sobre o assunto? Examine todos os livros e conhecimentos pré-requisitos que você deve ter antes de começar. Ligue e peça mais informações se estiver realmente com medo de estar perdendo alguma coisa. Converse com outros alunos que já estão no programa e veja como eram seus antecedentes antes de entrarem. O que eles fizeram para se preparar?

    Preocupado com as finanças? Verifique novamente se o seu empregador está pronto para pagar suas despesas ou, se você não tiver tanta sorte, certifique-se de que o Gabinete de Apoio Financeiro tenha tudo o que precisa de você para que não haja confusão no meio do semestre.

    Preocupado em estar fora de forma como escritor, leitor, pesquisador ou puxador de sessões noturnas de estudo? Bem, então, escreva, leia ou faça alguma pesquisa independente e refresque sua memória. Qualquer que seja sua apreensão, enfrente-a de frente e esteja pronto para começar com confiança.

    Mesmo que você tenha tirado apenas um ano de folga
    Voltar para a escola, mesmo que você tenha tirado apenas um ano de folga, mudará o ritmo.
  5. Use os recursos disponíveis. Quer seja o seu orientador acadêmico, orientador de teses, orientador de carreira, um colega de classe ou até mesmo um terapeuta no campus, use os recursos que a escola oferece para as pessoas na sua situação. Se acontecer alguma coisa, seja de natureza pessoal, profissional ou acadêmica, você não precisa enfrentá-la sozinho. Pessoas em sua vida externa podem ou não ter experiência com problemas de pós-graduação, mas as pessoas no campus estão bem cientes deles e, em alguns casos, são pagos para ajudá-lo a resolvê-los.
  6. Tomar a iniciativa. Uma grande diferença entre o ensino de graduação e a pós-graduação é a quantidade de iniciativa que você deverá tomar. Se você pensava que a faculdade exigia muito de você, você encontrará uma pós-graduação, onde uma boa parte da carga horária é trabalho, pesquisa ou estudo independente, requer muito mais iniciativa e responsabilidade pessoal. Esta é uma área em que ser mais velho ou ficar sozinho por um tempo pode dar a você uma vantagem sobre os alunos que acabaram de deixar a faculdade. Saber que você deve manter o controle de suas aulas, atribuições, requisitos de curso e requisitos de graduação é fundamental, mas também é importante perceber que depende de você procurar e aproveitar oportunidades para fazer contatos, ter experiências práticas, publicar ou ir além do programa.
  7. Não perca de vista seus objetivos. Haverá muitos contratempos, momentos difíceis e chances de fuga quando você começar seu estudo. Quando essas coisas ocorrerem, deixe seu objetivo inicial ser sua motivação para manter o curso. Você está tentando criar uma oportunidade melhor para si mesmo em seu trabalho atual? Você está tentando obter uma entrada em uma situação financeira melhor para sua família? Você está tentando terminar algo que sempre prometeu que faria? Quando os tempos ficarem difíceis e você quiser sair da escola, lembre-se do que o colocou lá para começar.

A pós-graduação realmente será o que você fará dela. Se você está voltando após um hiato educacional, abrace a nova aventura que está diante de você, mantenha os olhos no prêmio que o espera e tenha orgulho de si mesmo por ter dado este passo positivo em sua vida.

Artigos relacionados
  1. Como reconhecer uma escola de pós-graduação credenciada?
  2. Como comemorar o Dia Internacional da Mulher?
  3. Como voltar para a escola quando adulto?
  4. Como escrever uma autobiografia para a pós-graduação?
  5. Como ler de forma rápida e eficaz?
  6. Como Obter Programas Gratuitos de Treinamento Técnico e Automotivo Profissional?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail