Como afiar uma serra transversal?

Prenda a serra de corte transversal entre os dois tornos colocados em sua bancada com o lado dos dentes
Prenda a serra de corte transversal entre os dois tornos colocados em sua bancada com o lado dos dentes voltado para cima.

Não há mais muitas pessoas que realmente possuem uma serra transversal. As serras de corte transversal são diferentes da serra normal, pois essas serras específicas são feitas - conforme indicado pelo seu nome - para criar cortes transversais ou cortes feitos horizontalmente no tronco de uma árvore. Os dentes da serra foram criados para cortar madeira em um ângulo de 90 graus na direção da fibra da madeira. Este design exclusivo para a serra de corte transversal torna o corte através do tronco sem costura como uma faca quente na manteiga - bem, talvez não tão facilmente. Uma versão antiquada desta serra de corte transversal é operada por duas pessoas, com uma pessoa segurando uma das extremidades. O manuseio de tal ferramenta é difícil, muito mais quando você tem que mantê-la em ótimas condições. Veja como afiar uma serra de corte transversal.

Aparelho de parafuso

Para afiar uma serra transversal, você precisará dos seguintes materiais / equipamentos: dois tornos, uma bancada de trabalho e uma pequena lima de metal ou diamante. Um torno é um aparelho de parafuso muito parecido com uma braçadeira que é usada para prender ferramentas como serras, apliques, etc.

Uma vez que uma serra de corte transversal tem dentes em ambos os lados, é melhor lidar primeiro com um lado. Prenda a serra de corte transversal entre os dois tornos colocados em sua bancada com o lado dos dentes voltado para cima. Uma vez presa, pegue sua lima de metal ou diamante e coloque-a contra o bisel do primeiro dente. Comece de um lado do dente e, com um movimento deslizante, deixe a lima sair da extremidade do chanfro e subir até o topo do dente.

Desenhos de dente de formato irregular

Uma vez que uma serra de corte transversal tem dentes em ambos os lados
Uma vez que uma serra de corte transversal tem dentes em ambos os lados, é melhor lidar primeiro com um lado.

Existem diferentes padrões de dentes encontrados nas serras de corte transversal. Existe o dente liso que tem formato triangular, um dente M que tem bordas em forma como a letra "M" e outros desenhos de dente de formato irregular, como os desenhos de dente Champion, Great European, Lance e Lance perfurado. Independentemente do desenho, basta seguir a borda dos dentes e lembrar de lixar para cima. Não afie lixando para frente e para trás. Da parte inferior ou da base da borda, deslize para cima e depois levante. Em seguida, comece da base novamente.

Passe de um dente para o outro até que todos os dentes daquele lado da serra estejam afiados. Uma vez feito isso, vire a serra e prenda-a com os torno novamente. Afie cada dente com a lima novamente.

Para garantir que todos os dentes tenham a mesma altura, você pode usar um medidor de dente para verificar se todos os dentes têm formato uniforme. Uma simples régua ou o desenho de um guia de dente também dariam conta do recado. Depois de terminar de afiar as fileiras de dentes, use uma lixa ou esfoliante e passe sobre cada lado da serra para remover as rebarbas causadas pela lima. Feito isso, você está pronto para ir!

Ao usar uma serra de corte transversal, lembre-se de lubrificar o metal para evitar que a madeira e as aparas grudem na serra.

Artigos relacionados
  1. Como afiar uma motosserra mecanicamente?
  2. Como afiar uma lâmina de serra elétrica?
  3. Como separar e plantar novos arbustos lilases?
  4. Como dar forma a árvores de bonsai?
  5. Como configurar um viveiro de peixes ao ar livre?
  6. Como selecionar a cerca certa para cães?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail