Como usar as ferramentas de segurança online gratuitas?

Mas são eficazes o suficiente para que os consumidores geralmente sejam induzidos a fazer uma atualização
Esses produtos de software gratuito têm recursos básicos, mas são eficazes o suficiente para que os consumidores geralmente sejam induzidos a fazer uma atualização paga.

Existem inúmeras ferramentas de segurança online gratuitas das quais um usuário regular pode utilizar. O termo pode se referir a serviços baseados na web que oferecem aplicativos básicos de segurança, como varredura, ou pode incluir software de segurança gratuito para download, como antivírus. A seguir, uma breve discussão sobre como utilizar essas tecnologias de redução de custos.

1. Baixe e instale o antimalware e o antispyware.

Esses produtos de software gratuito têm recursos básicos, mas são eficazes o suficiente para que os consumidores geralmente sejam induzidos a fazer uma atualização paga. Cada uma dessas ferramentas de segurança protege seu computador contra tipos específicos de ameaças. Essas ameaças podem ser malware, que são programas projetados para destruir seu sistema (incluindo vírus) ou spyware, que são programas projetados para roubar dados de seu sistema. É mais seguro baixar esses produtos diretamente do site do desenvolvedor. Escolha as versões mais recentes, pois são as que apresentam menos bugs e mais recursos. Lembre-se de baixar a versão que se destina a esse tipo de sistema operacional você está usando para garantir a compatibilidade. Pode ser necessário baixar e utilizar uma combinação desses produtos, pois alguns são melhores no combate a tipos específicos de ameaças do que outros. A instalação é normalmente simples, pois há janelas que aparecerão para guiá-lo passo a passo pelo procedimento. Depois de instalados, configure esses aplicativos de forma que suas funções de monitoramento e proteção sejam constantemente ativadas. Além disso, mantenha a função de atualização automática ativa. Os programas antivírus, por exemplo, precisam atualizar constantemente sua capacidade de reconhecer programas de vírus, já que vírus mais novos e mortais estão sempre aparecendo.

Utilize scanners online

2. Utilize scanners online.

Existem inúmeras ferramentas de segurança online gratuitas das quais um usuário regular pode utilizar
Existem inúmeras ferramentas de segurança online gratuitas das quais um usuário regular pode utilizar.

Os principais desenvolvedores de aplicativos de segurança têm produtos bastante caros, mas às vezes oferecem serviços gratuitos baseados na Web em seus sites. Esses serviços geralmente vêm na forma de varredura de seu sistema em busca de programas perigosos. Mesmo com um programa antivírus instalado, usar esses serviços ainda seria uma boa ideia. Seria ingênuo esperar que um programa de segurança lidasse com todos os tipos de ameaças. Seus sites também oferecem dicas e guias que informam os usuários sobre como lidar com programas invasivos e mal-intencionados e como limpar seus sistemas.

3. Baixe e instale o software de utilitários.

Utilitários de segurança Sysinternals

Esses tipos de software não combatem as ameaças diretamente, mas ajudam a monitorar o sistema em busca de quaisquer pontos fracos. 'Nmap', por exemplo, é um utilitário que mapeia sua rede e audita a segurança do seu sistema. Uma de suas funções é determinar que tipo de filtros de pacotes e firewalls estão em vigor. Outro exemplo é o Sysinternals Security Utilities da Microsoft, que na verdade é um grupo de ferramentas que, entre outras coisas, pode determinar quem tem acesso a arquivos, chaves de registro e outros dados confidenciais em seu computador.

A segurança deve ser uma preocupação de todos, mesmo para usuários domésticos regulares. As transações hoje em dia são praticamente sem papel e muitas informações confidenciais são mantidas em computadores pessoais e transferidas por meio de redes que podem ser sujeitas a perturbação e incursão por grupos ou indivíduos mal intencionados. Um usuário prudente tiraria proveito das ferramentas de segurança online gratuitas e disponíveis na Internet.

Artigos relacionados
  1. Como usar o Google Analytics?
  2. Como usar o Google Livros?
  3. Como usar o Google Earth?
  4. Como usar o Google Agenda?
  5. Como usar o Google Docs para colaboração?
  6. Como usar o google tradutor?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail