Como compreender a tecnologia cliente-servidor?

O soquete do servidor tem um programa mais complicado do que o soquete do cliente
O soquete do servidor tem um programa mais complicado do que o soquete do cliente, pois ele deve permitir que vários usuários possam se conectar ao servidor a qualquer momento.

Tecnologia cliente-servidor é o nome dado à arquitetura do computador que possibilita o compartilhamento de informações entre o servidor, que funciona como provedor para o cliente, e o cliente ou solicitante. O cliente e o servidor podem realizar tarefas diferentes, e um também pode ser atualizado sem afetar o outro. Cliente-servidor é uma abordagem popular hoje em dia no gerenciamento de aplicativos de rede para a Internet ou mesmo LANs (redes locais), e está normalmente em uso agora na maioria das configurações de biblioteca.

Soquete conecta

A programação de soquete por trás da tecnologia cliente-servidor é um pouco complicada de explicar, mas você pode comparar sua função com a de um soquete real, porque o soquete conecta o cliente ao servidor. Para ser capaz de se conectar a um servidor, o que o cliente de soquete faz é encontrar a localização da rede e o servidor específico em execução naquele host a partir de um endereço de host e número de porta especificado pelo cliente. O soquete do servidor tem um programa mais complicado do que o soquete do cliente, pois ele deve permitir que vários usuários possam se conectar ao servidor a qualquer momento. Para isso, geralmente é criado um socket de escuta inicialmente pelo comando socket, e novos sockets são criados apenas quando os clientes se conectam ao servidor.

O cliente geralmente é aquele que inicia o diálogo com o servidor na forma de uma solicitação de serviço
O cliente geralmente é aquele que inicia o diálogo com o servidor na forma de uma solicitação de serviço.

Estes são alguns outros pontos que podem ser úteis saber sobre a tecnologia cliente-servidor:

  • O cliente geralmente é aquele que inicia o diálogo com o servidor na forma de uma solicitação de serviço. Isso é diferente do processamento hierárquico porque, ao contrário da relação de escravo e host no processamento hierárquico, o PC cliente não segue um terminal 'burro' para se comunicar com o servidor, e o servidor não controla todas as tarefas como o host.
  • O cliente pode ser um dispositivo móvel em vez de um computador pessoal, desde que tenha memória suficiente para processamento local e para baixar os aplicativos solicitados do servidor.
  • O servidor pode ser ajustado dependendo de quanto controle você deseja que o servidor tenha, e pode ser um servidor de comunicação simples ou um servidor de conexão ou algum outro tipo. Um servidor de código, por exemplo, permitirá que você abra um programa sem o sistema operacional, ou SO, precisando saber onde estão as partes do programa, e apenas com os módulos normalmente disponíveis no cliente. Isso torna desnecessários comandos como instalação e compartilhamento de arquivos para executar um programa de maneira adequada. Em um arranjo de servidor de código, o SO, em vez de solicitar a transmissão do arquivo, coloca uma consulta no servidor de código primeiro, e o servidor de código verificará a versão exigida pelo cliente somente após o teste se o cliente ainda não tiver o código em seu banco de dados. Em caso afirmativo, ele informará o cliente. Isso significa que você pode economizar largura de banda de transmissão.

Existem outras vantagens em usar cliente-servidor. É mais fácil manter os dados seguros, por exemplo. Ele permite acesso remoto e uma configuração cliente-servidor pode até melhorar a produtividade dos fornecedores online.

Artigos relacionados
  1. Como entender noções básicas de rede de computadores?
  2. Como entender os clusters de alta disponibilidade?
  3. Como funciona uma rede wi-fi?
  4. Como entender as diferenças entre LAN e WAN?
  5. Protocolos de Rede de Comunicação
  6. Como quebrar a criptografia WEP?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail