Como entender as diferenças entre LAN e WAN?

Redes locais (LAN) e redes remotas (WAN)
A seguir, uma breve discussão das diferenças entre as duas classificações gerais de redes de computadores, redes locais (LAN) e redes remotas (WAN).

O mundo da tecnologia de computador está tão repleto de jargões técnicos e siglas (a variedade de três letras é a favorita) que os usuários regulares podem facilmente se perder e confundir. Mas, uma vez que os computadores são onipresentes e necessários hoje em dia, os não-técnicos terão apenas que se atualizar e adicionar todos esses novos termos em seu entendimento comum das coisas. A seguir está uma breve discussão das diferenças entre as duas classificações gerais de redes de computadores, redes locais (LAN) e redes de longa distância (WAN).

  1. Área de cobertura. Como pode ser deduzido de seus nomes, a principal diferença entre LAN e WAN é o tamanho da área de cobertura. As redes locais geralmente são estabelecidas em um único local. Pode ser tão pequeno quanto uma casa ou tão grande quanto um prédio de escritórios. O número de computadores que podem constituir uma LAN pode variar de duas ou três estações de trabalho a algumas centenas. Quando o conjunto de computadores que precisam ser conectados em rede são separados por uma grande distância, como de uma cidade para outra, de um estado para outro ou mesmo de um país para outro, uma rede de longa distância terá que ser estabelecida. As WANs geralmente são compostas de LANs, mas computadores individuais também podem ser conectados.
  2. Conexões. As LANs podem ter uma conexão com ou sem fio. A variedade com fio normalmente usa Ethernet. Este é simplesmente um conjunto de padrões que definem os tipos de tecnologia de hardware e software necessários para configurar uma rede local com fio. Wi-fi seria o termo para descrever a tecnologia da variedade sem fio de LAN. Com ou sem fio, a disposição dos computadores na LAN geralmente é ponto a ponto. Isso significa que um computador individual compartilha seus recursos com todos os outros computadores da rede. Outros dispositivos com capacidade de rede, como impressoras e scanners, também podem ser compartilhados. A WAN, por outro lado, usa um arranjo cliente-para-servidor. O servidor é um computador ou conjunto de computadores que hospeda a rede. Elasexecutar inúmeros serviços solicitados por outros computadores conectados na rede, como aqueles associados a e-mail ou navegação na web. Os clientes são os computadores individuais conectados e fazendo solicitações ao servidor. Eles são os usuários finais da rede. Como a WAN atravessa distâncias geográficas, cabos simples obviamente não são suficientes. Uma WAN usa linhas de telecomunicações alugadas para conectar várias LANs entre si.
    O número de computadores que podem constituir uma LAN pode variar de duas ou três estações de trabalho
    O número de computadores que podem constituir uma LAN pode variar de duas ou três estações de trabalho a algumas centenas.
  3. Custo. As WANs têm um requisito de hardware maior do que as LANs e, conseqüentemente, são muito mais caras de configurar. Uma grande LAN normalmente ainda seria mais barata do que uma pequena WAN. Somente empresas realmente grandes, como corporações multinacionais, podem se dar ao luxo de ter suas próprias WANs.

Saber um pouco sobre redes locais e de longa distância pode ajudar um usuário doméstico regular a apreciar melhor a tecnologia que está usando. Considere como alguém consegue navegar na Internet: os dois ou três computadores em sua casa estão em uma LAN e, por meio de um roteador, ele se conecta à Internet, que na verdade é uma enorme coleção de inúmeras WANs.

Artigos relacionados
  1. Como conectar cabos LAN?
  2. Protocolos de Rede de Comunicação
  3. Como comprar um roteador sem fio doméstico?
  4. Como funciona uma rede wi-fi?
  5. Como construir uma rede WiMax?
  6. Como escolher sua conexão com a Internet?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail