Como conhecer os tipos de memória do computador?

Memória de acesso aleatório estática (SRAM)
RAM. A RAM é subdividida em duas categorias; memória de acesso aleatório estática (SRAM) e memória de acesso aleatório dinâmica (DRAM).

Memória de computador refere-se a qualquer dispositivo associado ou parte de um computador que pode armazenar dados ou programas temporária ou permanentemente. Essas informações são representadas no que é conhecido como código binário, uma sequência de 1's e 0's. Os dispositivos de memória de computador são feitos de circuitos integrados com transistores ou capacitores baseados em silício. Eles funcionam basicamente como interruptores com estados ou posições 'ligado' ou 'desligado' que denotam os 1s e 0s do código binário ou armazenam informações como cobranças. Geralmente, existem dois tipos de memória de computador; um é chamado de armazenamento primário e o outro é secundário.

  1. Armazenamento primario. Os dispositivos de memória de armazenamento primário geralmente precisam ser alimentados com eletricidade para reter informações. Portanto, eles também são chamados de memória volátil. Os dados armazenados em tais dispositivos podem ser recuperados em uma taxa de tempo constante, independentemente de onde estejam fisicamente localizados. Essa forma de armazenamento de dados é conhecida como memória de acesso aleatório (RAM).
    • RAM. A RAM é subdividida em duas categorias; memória de acesso aleatório estática (SRAM) e memória de acesso aleatório dinâmica (DRAM). A principal diferença entre os dois é o uso de um processo conhecido como atualização de memória, em que os dados armazenados são lidos de um local e imediatamente reescritos no mesmo local. SRAM, ao contrário de DRAM, não precisa passar por atualização de memória. A DRAM precisa ser atualizada porque armazena dados como cargas dentro de um capacitor que naturalmente vaza as cargas, necessitando de uma reescrita constante.
    • Estrutura da memória. Um computador possui uma hierarquia de dispositivos de memória. Ele começa com os registros da unidade central de processamento (CPU). Os próximos níveis são os caches internos e externos (L1, L2 e L3), que são como instalações de armazenamento temporário que duplicam os dados gravados em outro lugar, encurtando assim o tempo de acesso e transferência. Em seguida, vem a DRAM, que se refere aos módulos removíveis na placa-mãe (e o que é freqüentemente e erroneamente referido em termos leigos como simplesmente RAM). Finalmente, há a memória virtual, que é um pequeno espaço dedicado no disco rígido que funciona como um backup de armazenamento para DRAM. Todos esses níveis de memória realmente operam no estilo RAM. Alguns, como os caches, são estáticos e outros, como os módulos DRAM, são dinâmicos.
    • DRAM. A maneira mais fácil de aprimorar a memória de um computador é atualizar seus módulos DRAM. Dois dos tipos mais comuns desses módulos são conhecidos como SDRAM, o que significa DRAM síncrona e SDRAM DDR ou DRAM síncrona de taxa de dados dupla. O último é muito mais rápido no processamento de dados, mas a distinção mais importante é sua diferença física. SDRAM usa 168 pinos (a superfície de conexão à placa-mãe) enquanto DDR SDRAM usa 184 pinos. Portanto, não é possível atualizar um computador com uma placa-mãe que suporte SDRAM conectando um módulo DDR SDRAM porque ele não caberá.
    Essa forma de armazenamento de dados é conhecida como memória de acesso aleatório (RAM)
    Essa forma de armazenamento de dados é conhecida como memória de acesso aleatório (RAM).
  2. Armazenamento secundário. Dispositivos de memória de computador de armazenamento secundário também são conhecidos como memória persistente ou dispositivos de memória não volátil. Ao contrário dos dispositivos de armazenamento primário, eles podem reter informações mesmo quando não estão ligados. Discos rígidos, discos ópticos e disquetes pertencem a esta categoria. Esses dispositivos também não operam estritamente de forma de acesso aleatório, o que significa que a velocidade de recuperação dos dados é afetada pela localização física dos dados. É por isso que esses dispositivos têm especificações de velocidade (normalmente revoluções por minuto ou rpm) para indicar a rapidez com que podem girar fisicamente e apontar a localização dos dados.

A função básica dos computadores é armazenar, recuperar e processar dados. Portanto, a memória é o princípio operacional por trás de todas as máquinas de computação. Mas outros aparelhos sofisticados hoje em dia também usam dispositivos de armazenamento de memória ou dados para aprimorar sua funcionalidade.

Artigos relacionados
  1. Como carregar um Mini DVD em um MacBook Pro?
  2. Como carregar arquivos MIDI em teclados?
  3. Como fazer seus próprios cabos de rede?
  4. Como colocar papel em uma impressora jato de tinta?
  5. Como fazer uma impressora sem fio?
  6. Como mover jogos de PS2 salvos entre uma unidade flash?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail