Como fazer a curadoria de uma exposição de arte?

Selecionará a obra de arte que se encaixa no molde
Outras vezes, você começará com a tese e, em seguida, selecionará a obra de arte que se encaixa no molde.

Dicas de um curador sobre como organizar uma grande mostra de arte

A curadoria pode ser uma profissão gratificante nas artes e muito versátil: tendo em mente minhas dicas para o sucesso da curadoria, você estará mais bem equipado para fazer curadoria em museus, galerias, espaços independentes - em qualquer lugar!

Boa sorte.

Passo 1

TENHA UMA TESE FORTE: Quando descrevo a curadoria para pessoas que não estão familiarizadas com a profissão, digo a elas que uma exposição é como um ensaio na parede: é preciso ter uma tese forte, e a obra de arte na exposição é o suporte e substância dessa tese. Você também quer que sua ideia seja direta: se não puder colocá-la em uma espécie de "sentença de tópico", volte para a prancheta de desenho.

Passo 2

SELECIONE SEU TRABALHO COM CUIDADO: como um ensaio, você não gostaria de escolher exemplos pobres que não sustentam sua tese; deve haver uma relação clara entre sua ideia curatorial e a obra de arte que o público vê. Às vezes, a tese se desenvolverá a partir da obra de arte que você selecionar - à medida que os objetos se acumulam, você pode começar a ver certas semelhanças e tendências na arte; pode ser o caso, por exemplo, se você estiver fazendo curadoria em um espaço de arte independente e precisar usar seu registro de artistas, ou fazer uma exibição de coleção em um museu. Outras vezes, você começará com a tese e, em seguida, selecionará a obra de arte que se encaixa no molde. Se precisar de ajuda para encontrar artistas e obras de arte que se encaixem em sua tese, experimente Mutualart.com - eles têm um útil motor de busca para pesquisar arte, artistas e artigos de arte. Você também pode pesquisar por local para encontrar o espaço perfeito para exibir sua mostra de arte de macarrão.

Etapa 3

VEJA A OBRA DE ARTE EM PESSOA: Seja em uma coleção de museu, coleção particular ou estúdio de um artista, se você tiver a chance de ver o objeto de arte pessoalmente, faça-o (e leve sua câmera). Existem algumas razões muito importantes para isso: você pode procurar por quaisquer manchas que possam não ter aparecido nas reproduções (eu sei por experiência própria, é constrangedor ter uma pintura em seu programa que tenha sinais claros de danos causados pela água...); você pode evitar surpresas gerais (ah, não sabia que não caberia na porta da minha galeria!); você está criando uma relação pessoal com o colecionador / artista / curador que será útil no futuro, quando os inevitáveis soluços acontecerem; e se você estiver publicando um catálogo, saberá em primeira mão como a reprodução deve ser (é aqui que a câmera fica à mão!).

Passo 4

MANTENHA UMA LISTA DE VERIFICAÇÃO DETALHADA: A lista de verificação é a pedra angular para uma exposição bem organizada. Eu geralmente uso um documento do Excel e mantenho o seguinte:

  • título
  • dimensões
  • mídia e coleção do objeto de arte, com uma miniatura da obra de arte para um visual
  • quando os formulários de empréstimo foram enviados ao credor
  • quando você recebeu os formulários de empréstimo assinados
  • quando você assinou e devolveu uma cópia do formulário de empréstimo ao credor
  • se você tem fotografia da obra de arte (ou seja, se você tem uma transparência ou imagem digital para fazer uma reprodução)
  • e, por último, uma seção de "notas", para anotar quaisquer outros detalhes - visitas que você fez a um estúdio, conversas que teve com um credor ao telefone, etc. Quando você tiver 100 objetos e conhecer cinquenta colecionadores, ficará feliz você fez anotações.

Etapa 5

Se você tem uma transparência ou imagem digital para fazer uma reprodução)
Se você tem fotografia da obra de arte (ou seja, se você tem uma transparência ou imagem digital para fazer uma reprodução).

COMUNICA-SE COM OUTROS DEPARTAMENTOS: Se você estiver trabalhando em um museu ou instituição de arte maior, verifique com todos de vez em quando para ter certeza de que todos estão na mesma página proverbial - certifique-se de que seus colegas o mantenham informado sobre os desenvolvimentos e vice-versa. Um exemplo particularmente importante: verifique com os Departamentos de Membros e de Doações Individuais os registros de todos os credores em potencial antes de conhecê-los para ver se eles têm qualquer relacionamento anterior com a instituição. Se o credor deu milhares de dólares para patrocinar uma exposição anterior, você deve saber disso.

Etapa 6

CRIE UM PROJETO DE EXPOSIÇÃO FORTE: Se você for contratar um designer de exposição, escolha com sabedoria: se o designer de exposição tem experiência maior em projetar exposições de antigos mestres, não o contrate para sua mostra de arte contemporânea. Se você tem orçamento, tente manter o design visualmente interessante: misture-o com paredes de cores diferentes, varie a iluminação (se a mídia dos objetos permitir), etc. Mas fique atento ao fluxo do seu show: para continuar a analogia do ensaio, você não colocaria o parágrafo final antes do parágrafo introdutório. A estrutura e o layout da exposição são vitais para transmitir a tese, e você deve colaborar com seu designer para garantir que tudo funcione corretamente.

Etapa 7

ESCREVER TEXTO DE EXPOSIÇÃO CLARO: Nem todos os programas garantem painéis de texto, mas se isso acontecer, aqui vão algumas dicas: não seja prolixo! As pessoas vinham aqui para ver arte, não para ler um livro - exceto a longa análise para o catálogo da exposição. Lembre-se do seu público - se é provável que muitos idosos assistam ao seu programa, certifique-se de que a fonte seja grande o suficiente para que eles leiam o texto. Como acontece com qualquer redação, peça a tantas pessoas que revisem e editem para maior clareza quanto possível. Coloque os textos da exposição em partes espaçosas da galeria: se você colocar um painel em um corredor estreito, terá um entupimento de espaço que interromperá o fluxo de tráfego humano e será um perigo potencial em caso de emergência.

Etapa 8

MANTENHA-SE DO LADO BOM: No final de uma exposição, é sempre um gesto simpático escrever uma nota de agradecimento a todos os envolvidos. Como você pode ver, uma exposição não é um show individual, mas uma grande colaboração de muitas pessoas. Envie um e-mail aos seus colegas agradecendo; envie cartas formais para seus credores, artistas, curadores e diretores de museus. Se ainda não o fez, envie um catálogo de exposição gratuito se seu orçamento permitir. Salve-os em sua lista de contatos e convide-os para eventos e inaugurações futuras. Você nunca sabe quando poderá trabalhar com eles novamente!

Aulas de arte online podem ajudá-lo a aprender mais sobre os requisitos atmosféricos e de iluminação de diferentes mídias, e também podem lhe ensinar as habilidades organizacionais necessárias para montar uma exposição verdadeiramente inspiradora.

Artigos relacionados
  1. Como fazer ilustração de moda?
  2. Como fazer design gráfico com um orçamento apertado?
  3. Como desenhar um arco elíptico?
  4. Como fazer modelagem?
  5. Como fazer pirografia?
  6. Como desenhar coisas medievais?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail