Como ser seu próprio agente literário?

Direitos de reversão significam que os direitos da obra reverterão para você se o livro ficar
Direitos de reversão significam que os direitos da obra reverterão para você se o livro ficar fora de catálogo.

Conseguir um agente confiável com as conexões certas pode ser uma tarefa árdua e, muitas vezes, os escritores precisam se representar. Ser seu próprio agente significa aprender sobre a indústria editorial, negociar seus próprios contratos e certificar-se de que seu pagamento é justo e que seu contrato foi cumprido.

  1. Submissões: Se você estiver atuando como seu próprio agente, haverá muitos editores aos quais você simplesmente não poderá enviar. A política de "apenas envios com agente" significa que seu manuscrito será enviado de volta para você sem ter sido aberto. Você terá que encontrar mercados que aceitarão suas inscrições sem um agente formal. Consulting The Writer's Market em sua edição mais recente é o melhor lugar para encontrar editores que aceitarão seu manuscrito. Você terá que seguir todas as regras de submissão, que podem incluir o envio de uma carta de consulta antes de enviar um manuscrito completo.
  2. Negociações: assim que um editor estiver interessado em seu trabalho, você terá que fazer suas próprias negociações para obter um adiantamento justo e uma porcentagem de royalties. Antes de iniciar qualquer negociação, certifique-se de fazer sua lição de casa online com antecedência. Pesquise na web para descobrir quais avanços outros escritores obtiveram de sua editora e quais avanços eles mencionam no Mercado do Escritor. Em seguida, faça a mesma coisa com as porcentagens de royalties. Se você encontrar muitos sites que dizem que os escritores receberam um adiantamento de 3.730€ e lhe oferecerem 2.240€, venha armado com esse conhecimento para obter um pouco de vantagem.
    Se você estiver atuando como seu próprio agente
    Submissões: Se você estiver atuando como seu próprio agente, haverá muitos editores aos quais você simplesmente não poderá enviar.
  3. Contratos: um dos principais motivos pelos quais os escritores gostam de trabalhar com agentes é que os contratos de publicação podem ser muito complexos. As estruturas de realeza por si só são enlouquecedoras em sua complexidade. Mas, novamente, você terá que vir munido de conhecimento ou arriscará abdicar de muitos de seus direitos. Os direitos subsidiários podem surgir em um contrato, o que significa que a obra pode ser licenciada a uma taxa diferente. Também pode haver taxas diferentes para uma edição do clube do livro. A maioria dos contratos de livros vem com os primeiros direitos do norte da Europa sendo assinados com a editora. Nesse caso, você estaria livre para enviar o manuscrito a qualquer editor no exterior. Se você quiser direitos de reversão, há alguma margem de negociação. Direitos de reversão significam que os direitos de o trabalho será revertido para você se o livro ficar esgotado. Alguns editores podem querer limitar esse direito, dizendo que ele deve ter ficado esgotado por um determinado número de anos antes de poder ser revertido, e alguns dirão que os direitos nunca serão revertidos. Se houver uma cláusula dizendo que os direitos acabaram para sempre, você pode negociar o cenário de número definido de anos.
  4. Marketing: atualmente, espera-se que um autor de livro comercialize o livro por conta própria. Atuando como seu próprio agente, você terá que elaborar um plano de marketing que fará com que seu livro seja notado. Muitos escritores criam um site que destaca seu trabalho, com algumas informações extras sobre o autor para dar um toque pessoal. Uma tendência nos sites de escritores é ter uma foto da mesa em que você escreveu o livro. Se você conseguir colocar o endereço do site no ar com antecedência, o URL pode ser incluído em sua biografia para direcionar os leitores ao site. Se houver interesse suficiente, criar um grupo no Yahoo para discutir seu livro ou livros é uma boa maneira de construir uma base de fãs e manter as pessoas interessadas em seu trabalho.
Artigos relacionados
  1. Como se tornar um despachante 911?
  2. Como se tornar um dançarino de fundo?
  3. Como se tornar um caixa de banco?
  4. Como se tornar um fiador?
  5. Como se tornar um ladrão de banco?
  6. Como se tornar um servidor de banquetes?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail