Como transcrever entrevistas?

O pedal torna mais fácil iniciar e parar a fita
O pedal torna mais fácil iniciar e parar a fita.

Uma entrevista não termina após a conversa. Depois de fazer perguntas boas e relevantes, transcrever a entrevista também é uma parte desafiadora. O desafio reside no fato de que esse processo requer habilidades de escuta aguçada, edição cautelosa e vigilante e um bolso cheio de paciência, por assim dizer.

Processo leva

Você precisa de um gravador com fones de ouvido
Você precisa de um gravador com fones de ouvido e um pedal.

Todo o processo leva um pouco de tempo e tudo depende de quão habilidoso você é para transcrever entrevistas e sua velocidade de digitação. Uma entrevista de trinta minutos geralmente leva cerca de duas a quatro horas para ser transcrita. Você pode demorar mais, certificando-se de não comprometer o conteúdo da entrevista original com a velocidade de finalização da transcrição. Você deve cuidar para que o resultado contenha a mensagem precisa e original da entrevista.

Abaixo estão algumas dicas sobre como transcrever entrevistas completamente.

  • Você precisa de um gravador com fones de ouvido e um pedal. O pedal torna mais fácil iniciar e parar a fita. Se você não tiver um pedal, use o botão de pausa, mas demora mais, pois você tem que tirar uma mão do teclado.
  • Assim que a conversa começar, comece a digitar. Digite até que você possa acompanhar. Pare quando já estiver uma ou duas palavras atrás do locutor. Lembre-se de que, nas audiências judiciais, eles ainda usam taquigrafia. Alguns fazem isso ouvindo uma ou duas frases e, em seguida, interrompendo a fita enquanto digitam a (s) frase (s). Experimente até descobrir o que funciona melhor para você. A chave aqui é a precisão. Obter tudo na primeira tomada significa que você gastará menos tempo editando e reeditando.
  • Alguns diálogos serão difíceis de entender, especialmente se você não estiver familiarizado com o sotaque da pessoa. Retroceda e jogue até entender as palavras. Se você ainda não conseguiu descobrir, anote o número do contador e volte. Há momentos em que você receberá a mensagem assim que ver a imagem maior. Evite usar outra palavra além da que você ouviu. Você pode fazer isso ao editar a gramática e o conteúdo posteriormente. Encurte os nomes dos falantes em suas iniciais e, em seguida, use dois pontos. Exemplo: CB: Quanto tempo? DL: um ano. Use a formatação de bloco de parágrafo na digitação, usando espaços entre os diálogos.
  • Após o primeiro rascunho, ouça a fita inteira novamente enquanto lê seu trabalho. Se os textos não coincidirem com a fita, faça as correções. Desta vez, verifique os problemas que você encontra. Se for realmente impossível resolver e se for uma parte vital, entre em contato com o palestrante para verificar as informações. Se não for possível, consulte suas diretrizes editoriais e anote sua interpretação mais próxima, colocando -a entre parênteses para mostrar que são suas próprias palavras. Se você acha que o texto não é importante, risque-o do rascunho ou faça uma elipse para mostrar que há um texto aqui que foi riscado. Observe que a edição é muito importante. Pegue uma palavra e isso pode mudar toda a mensagem.
  • Agora você pode começar a editar o texto, limpando as pontuações e soletrando as palavras abreviadas. Elimine os maneirismos ou preenchimentos, como uhm's e uh's, e goste se a entrevista for de substância factual, mas você pode deixar alguns deles se o assunto for mais pessoal. Verifique a ortografia do seu trabalho.
  • Agora você está pronto para publicar ou juntá-lo a outra peça. Às vezes, apenas partes da entrevista serão usadas, dependendo da natureza do assunto ou tema, se a sua entrevista se tornar parte de um artigo mais completo.
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail