Como lidar com chefes hostis?

Permitir que seu chefe influencie os outros a pensar mal de você
Você não quer agravar a situação e permitir que seu chefe influencie os outros a pensar mal de você.

Chefes hostis podem tornar a vida aparentemente insuportável. Você passa mais da metade do dia no escritório ou no local de trabalho. Assim, você passa mais da metade de sua vida adulta trabalhando com seu chefe, ou seja, se opta por trabalhar com ele por um longo período.

Pessoa deseja o mal

Você definitivamente pode ficar frustrado quando está em uma situação em que ama o que está fazendo no trabalho, exceto por uma coisa - seu chefe é hostil com você e ele faz você se sentir sem importância o tempo todo. A pior hostilidade é quando uma pessoa deseja o mal de você, mesmo que você não se lembre de uma ocasião em que tenha feito algo ruim a ela. Geralmente não é provocado.

Seu chefe está provocando você a reagir violentamente ao que ele tem a dizer
Na maioria das vezes, seu chefe está provocando você a reagir violentamente ao que ele tem a dizer.

Aqui estão alguns conselhos sobre como lidar com um chefe hostil.

  • Aja o mais profissionalmente possível. Na maioria das vezes, seu chefe está provocando você a reagir violentamente ao que ele tem a dizer. Ele é encontrar buracos no fim de colocá-lo em situações desconfortáveis. Não dê a ele essa oportunidade. Embora você possa achar difícil agir profissionalmente, mesmo que seu chefe repreenda você e / ou seu trabalho, as pessoas acabarão vendo a verdade. Isso é especialmente verdadeiro se seu chefe tiver seu próprio chefe. Se o supervisor de seu chefe e outros colegas de trabalho observarem que você entrega resultados de qualidade e se relaciona de maneira profissional o tempo todo, eles acabarão descobrindo que a falha está em seu chefe e não em você.
  • Desconsidere os impulsos de retaliação. Comentários negativos geram reações violentas. É a saída mais fácil. As emoções são difíceis de ditar, pois elas têm uma parte distinta em seu cérebro que processa as reações inatas. Será necessário muito autocontrole e julgamento de sua parte para descartar sua vontade de retaliar. Lembre-se de que você quer provar que seu chefe está errado. Você não quer agravar a situação e permitir que seu chefe influencie os outros a pensar mal de você.
  • Tome medidas administrativas. Se seu chefe se tornou excessivo e suas ações se tornaram inadequadas, você deve levar o assunto às autoridades competentes. Se você tem um sindicato em sua empresa, diga a eles sua preocupação e eles irão aconselhá-lo sobre o que fazer. Caso contrário, coloque sua reclamação por escrito e envie-a ao seu pessoal de Recursos Humanos. Antes disso, você deve ter coletado evidências suficientes para provar sua alegação. Se for necessário, grave conversas ou coloque câmeras de vídeo escondidas em sua mesa. Isso pode parecer exagero, mas você só pode recorrer a isso se seu chefe ultrapassar a linha de ser rude e insultá-lo na frente de muitas pessoas. Você também pode fazer isso se achar que tem um bom futuro no trabalho, apesar do relacionamento com seu chefe.


Por fim, entenda de onde seu chefe está vindo. Costuma-se dizer que, quando uma pessoa odeia outra, é mais provável que ela se sinta insegura com relação a outra. Também pode ser que o que ele vê no comportamento e na atitude de outra pessoa reflita suas próprias inadequações. Essas são manifestações inconscientes. Muitas pessoas podem refutar esta explicação, pois irão objetar que não é sua razão para odiar outra pessoa. Na maioria das vezes, essas pessoas estão em negação. Olhe para dentro e entenderá que seu chefe não se sente bonito e confiante o suficiente para deixar de criticar outra pessoa.

Artigos relacionados
  1. Como lidar com a insubordinação?
  2. Como lidar com colaboradores manipulativos?
  3. Como desenvolver suas habilidades de treinamento?
  4. Como lidar com colegas de trabalho rudes?
  5. Como desenvolver relacionamentos no local de trabalho?
  6. Como fazer exercícios populares de construção de equipes?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail