Como lidar com a discriminação no trabalho?

Algumas empresas preferem que qualquer incidente de discriminação no local de trabalho seja relatado
Algumas empresas preferem que qualquer incidente de discriminação no local de trabalho seja relatado aos recursos humanos, enquanto outras podem querer que você relate o incidente ao seu supervisor.

A discriminação no local de trabalho ocorre quando um funcionário recebe tratamento discriminatório envolvendo contratação injusta, rescisão, designação de empregos e várias formas de assédio. É seu direito ser protegido contra a discriminação no trabalho, e aqui estão algumas dicas a seguir, caso seja vítima de discriminação no local de trabalho.

  • Conheça as políticas da empresa. Os empregadores têm a obrigação de proteger seus empregados da discriminação no trabalho. Consulte o manual do funcionário para saber como a empresa trata a discriminação no local de trabalho e como denunciá-la. Siga todos os procedimentos estabelecidos pela empresa. Algumas empresas preferem que qualquer incidente de discriminação no local de trabalho seja relatado aos recursos humanos, enquanto outras podem querer que você relate o incidente ao seu supervisor.
  • Expresse suas preocupações. Se você sentir que foi discriminado no trabalho, notifique seu supervisor imediatamente. Anote suas preocupações e o resultado da reunião com seu supervisor. Informe ao seu supervisor que você está levando o assunto a sério e não tenha medo de pedir uma investigação.
  • Manter registros. Quaisquer incidentes de discriminação no trabalho devem ser mantidos em um diário. Sempre registre a data, hora, testemunhas e todas as partes envolvidas. Além disso, mantenha um registro de como o incidente começou, onde aconteceu e detalhes do incidente. Isso servirá como um cronograma. As formas de discriminação no local de trabalho também podem ser não-verbais. Por exemplo, se você é negro e há uma imagem de uma cruz em chamas na sua área de trabalho, você gostaria de mantê-la como prova de discriminação no local de trabalho.
  • Mantenha sua compostura. Permanecer profissional é fundamental para lidar com a discriminação no trabalho. Não responda aos instigadores da discriminação e relate todos os incidentes assim que acontecerem. Mantenha todas as conversas entre você e os supervisores, recursos humanos e qualquer outra pessoa confidencial. Não faça mexericos com outras pessoas sobre a discriminação a que está sendo submetido, nem mostre as anotações que guardou. Permita que a empresa retifique a situação e só faça o acompanhamento quando for necessário.

Se você seguiu as etapas acima e ainda sofre discriminação no trabalho, há outras opções. Pesquise as etapas necessárias para registrar uma reclamação junto à Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego (EEOC) e DOL (Departamento do Trabalho) do seu estado. A discriminação no trabalho é ilegal e você tem o direito de consultar um advogado especializado em Direito do Trabalho. O advogado poderá aconselhá-lo sobre seus direitos e pode representá-lo em litígios que possam surgir de discriminação no local de trabalho.

Artigos relacionados
  1. Como lidar com funcionários que não vêm para o trabalho?
  2. Como lidar com amigos como subordinados?
  3. Como lidar com colaboradores manipulativos?
  4. Como lidar com o assédio no trabalho?
  5. Como lidar com a insubordinação?
  6. Como lidar com colegas de trabalho rudes?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail