Como formatar um currículo?

Em ordem cronológica inversa
Em ordem cronológica inversa, liste seus diplomas, onde foram obtidos, suas áreas de estudo ou pesquisa e os tópicos da tese.

Se você aprendeu a escrever um currículo há mais de 10 anos, pode estar pensando: "Não sabia que havia formatos diferentes". Isso porque, até recentemente, a maioria dos trabalhadores era bastante previsível: eles permaneceram na mesma empresa - ou pelo menos no mesmo campo - ao longo de suas carreiras. Poucas pessoas mudaram de carreira, e certamente não mudaram de carreira como muitos trabalhadores fazem hoje.

Todos aprenderam a escrever um currículo cronológico porque fazia sentido. E ainda é um formato viável para muitas pessoas, mas há um novo mundo de possibilidades por aí. Abaixo está um esboço dos formatos populares e uma lista de quando eles são mais úteis.

Passo 1

Currículos cronológicos.

Esses ainda são os currículos mais usados, por dois motivos:

  • A maioria das pessoas se candidata a empregos que são relativamente semelhantes à posição que ocupam atualmente.
  • É o currículo mais comumente ensinado.

Os currículos cronológicos são perfeitos para mostrar seu crescimento em uma área de trabalho e progressão na carreira. Use este formato quando você:

  • Candidatar-se a uma posição na mesma área.
  • Candidatar-se a uma promoção na mesma empresa.

Para formatar este tipo de currículo:

  • Comece com seu objetivo, onde você relaciona um trabalho específico no qual está interessado, ou uma seção de interesse, onde você relaciona alguns de seus pontos fortes mais comercializáveis.
  • A seguir está a seção Experiência ou Histórico de trabalho. Em ordem cronológica inversa, liste seus empregos, datas de emprego e tarefas importantes.
  • Adicione a sua seção de Educação em terceiro lugar (supondo que você tenha estado fora da escola há pelo menos cinco anos e tenha construído sua carreira desde então), e inclua qualquer treinamento especial ou certificações que você tenha recebido.
  • Conclua com uma lista de habilidades adicionais, onde você descreve habilidades que podem não estar diretamente relacionadas ao trabalho para o qual você está se candidatando, mas são ativos da mesma forma (habilidades superiores de informática, línguas estrangeiras, etc.).

Passo 2

Currículos funcionais.

Datas de emprego e tarefas importantes
Em ordem cronológica inversa, liste seus empregos, datas de emprego e tarefas importantes.

Os currículos funcionais são o segundo formato mais popular porque podem ser usados para destacar e ocultar certos elementos. Este formato é ótimo para enfatizar um conjunto de habilidades e habilidades únicas. Para o bem ou para o mal, ele não destaca os empregos que você ocupou, portanto, certifique-se de entender isso antes de montar um currículo funcional. Use este formato quando você:

  • Mudança de carreiras ou campos.
  • Reingressar no mercado de trabalho após uma ausência (para ficar em casa com os filhos, uma doença, etc.).
  • Jovem e entrando no mercado de trabalho pela primeira vez.

Para formatar este tipo de currículo:

  • Comece com sua seção de Objetivo ou Interesse. Isso é especialmente importante com um currículo funcional, que pode incluir informações de vários campos ou carreiras.
  • A seguir, liste toda a sua experiência em diferentes títulos. Por exemplo: Experiência em vendas incluirá tudo o que você fez em vendas - de todos os seus trabalhos. A experiência organizacional incluirá tudo o que você já fez nessa categoria, etc.
  • O terceiro é a categoria de emprego real. Em ordem cronológica inversa, liste seu empregador, datas de emprego e cargo. Não registre as responsabilidades do trabalho - todas as coisas boas já estarão listadas acima.
  • Agora adicione sua seção de educação.
  • Conclua com a seção de Habilidades adicionais.

Etapa 3

Currículo técnico.

Como o próprio nome indica, um currículo técnico é ideal para chamar a atenção para as habilidades técnicas de um candidato a emprego - uma mercadoria altamente valiosa no mercado atual. Feito corretamente, também destaca a estabilidade. Use este formato quando estiver se candidatando a um emprego técnico e tiver muita experiência.

Para formatar este tipo de currículo:

  • Comece com uma seção de Perfil que lista seus pontos fortes e conjuntos de habilidades.
  • Em seguida, adicione uma seção Experiência que lista seus trabalhos e responsabilidades associadas em ordem cronológica reversa. (Como os formatos técnicos são voltados para indústrias técnicas, presume-se que você não precisa ocultar lacunas ou mudanças de carreira.)
  • Na parte inferior, insira sua seção de Educação e inclua qualquer treinamento adicional, certificados, cursos, etc.

Passo 4

Curriculum vitae.

Muitas pessoas usam "curriculum vitae" e "currículo" de forma intercambiável. Mas, tecnicamente, um curriculum vitae é usado especificamente nas arenas acadêmica e de pesquisa. É um formato que destaca a experiência de ensino, publicação e pesquisa. Use um curriculum vitae ao se candidatar a uma posição acadêmica ou de pesquisa.

Para formatar este tipo de currículo:

  • Comece com a seção de Educação, mesmo que você já esteja fora da escola há anos. Em ordem cronológica inversa, liste seus diplomas, onde foram obtidos, suas áreas de estudo ou pesquisa e os tópicos da tese.
  • A seguir, em ordem cronológica inversa, liste sua seção Practica (para educadores que também possuem formação em áreas como psicologia, bem como pesquisadores) ou seção de Ensino (para currículos acadêmicos). Ambos são equivalentes às seções Experiência ou Histórico de trabalho da maioria dos currículos de quem procura emprego. Se você precisa de uma seção Practica e de Ensino, liste a Practica primeiro.
  • Terceiro, liste sua seção de Pesquisa (se aplicável). Discuta em quais projetos você trabalhou, sob cuja supervisão, quais foram os resultados de sua pesquisa e quaisquer outros destaques de sua experiência.
  • Em seguida, adicione sua seção de Publicação, listando os periódicos nos quais seu trabalho apareceu.
  • Termine com uma seção de Afiliação, seguida por uma seção de Honras ou Prêmios.
Jason Kay recomenda que você leia as revisões do serviço de redação do currículo em JobGoRound.com. Você também pode ler mais dicas de redação de currículo, dicas de carta de apresentação e enviar seu currículo para uma análise de currículo gratuita.
Artigos relacionados
  1. Como formatar um currículo técnico?
  2. Como conseguir um emprego no governo?
  3. Como contratar um serviço de currículo profissional?
  4. Como conseguir um emprego na Home Depot?
  5. Como dar uma entrevista por telefone com sucesso?
  6. Como incluir uma carta de apresentação ao se candidatar a empregos online?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail