Como construir um currículo vencedor que posicione sua marca pessoal de maneira poderosa?

Um benefício mais básico é que um currículo poderoso o ajuda a obter uma vantagem em um processo de seleção
Um benefício mais básico é que um currículo poderoso o ajuda a obter uma vantagem em um processo de seleção altamente competitivo e lotado.

Construa uma marca pessoal vencedora

As palavras "Curriculum Vitae" traduzidas literalmente significam "a história da sua vida". Seu currículo é um documento muito importante: com ele repousam suas esperanças e sonhos para o futuro, aquele próximo degrau na carreira, uma posição melhor, mais dinheiro, novos desafios, etc. Portanto, se você não quer perder essa 'oportunidade dos sonhos', seu currículo deve representar o melhor que você pode oferecer. Escrever um currículo com potencial para ser pré-selecionado e / ou causar um impacto positivo é uma habilidade e requer especialização. Muitos profissionais brilhantes e cérebros de topo não foram capazes de chegar ao topo ou obter os resultados desejados em suas carreiras apenas porque não conseguiram posicionar seus talentos, habilidades, conhecimento e experiência de forma positiva.

Vejamos a psicologia da seleção aqui. Um recrutador ou gerente de contratação é um ser humano que, como todos os outros seres humanos, é movido por emoções. É um fato bem estabelecido hoje que as decisões humanas em qualquer caminhada da vida são mais emocionais do que racionais. A regra prática para ajudar a definir a proporção que explica as emoções versus a racionalidade na tomada de decisão humana agora é de aproximadamente 70:30. O trabalho seminal do Dr. Daniel Kahneman e de sua equipe ganhador do Prêmio Nobel estabelece claramente que jogamos em uma economia "emocional" e não estritamente racional. Do comportamento do consumidor à atitude do funcionário e à saúde do relacionamento, tudo é impulsionado por emoções humanas. A ciência da economia comportamental claramente ofuscou as teorias econômicas neoclássicas ao explicar os processos de tomada de decisão humana.O mesmo se aplica à construção de um currículo. Você tem que aprender a se conectar com os recrutadores / gerentes de contratação em potencial. Mais importante, você deseja que sua mente compartilhe áreas nas quais você tem certeza de que brilha e possui pontos fortes. O processo de seleção é tanto uma arte quanto uma ciência. O elemento de preconceito humano nunca será completamente eliminado. Mas isso nem sempre é uma má notícia. Na verdade, pode ser uma oportunidade se você for inteligente o suficiente para decifrar esse código psicológico.pode ser uma oportunidade se você for inteligente o suficiente para decifrar esse código psicológico.pode ser uma oportunidade se você for inteligente o suficiente para decifrar esse código psicológico.

Deixe os preconceitos trabalharem a seu favor e não contra você. É aqui que um currículo elaborado de forma inteligente pode ajudá-lo. Por que um currículo poderoso? Construir um currículo poderoso é semelhante a construir uma marca pessoal. Um bom currículo é como uma ferramenta de posicionamento para posicionar e promover sua marca pessoal. É o primeiro ponto de contato com seus recrutadores em potencial e precisa ser tratado de forma inteligente e com muito cuidado. Um benefício mais básico é que um currículo poderoso o ajuda a obter uma vantagem em um processo de seleção altamente competitivo e lotado. Isso ajuda você a se destacar e pode definitivamente lhe proporcionar as pausas certas, as mudanças certas de carreira ou uma direção ascendente na carreira. Além disso, um bom currículo ajuda os recrutadores a identificá-lo de uma perspectiva de valor e, psicologicamente falando, aumenta suas chances de obter uma melhor remuneração / recompensa, mesmo antes de você ir para a mesa de negociações.

O mesmo se aplica à construção de um currículo
O mesmo se aplica à construção de um currículo. Você tem que aprender a se conectar com os recrutadores / gerentes de contratação em potencial.

Por último, mas não menos importante, um currículo inteligente criará uma predisposição mental favorável com o painel de entrevistas e permitirá que a discussão da entrevista seja conduzida na direção que você deseja. Essa pode ser a grande diferença entre uma entrevista bem-sucedida ou malsucedida. Isso, para mim, é muito crítico para entrevistadores e entrevistados, pois muito tempo é perdido tentando encontrar falhas / lacunas, interrogar ou entregar-se a uma demonstração superficial de seus conhecimentos e capacidades. É vital que as palavras usadas em seu currículo / currículo realmente façam o leitor querer conhecê-lo e convidá-lo para aquela entrevista tão importante. O seu currículo / currículo é o seu documento de vendas para um recrutador / empregador e, se não conseguir vendê-lo, provavelmente irá para a lixeira. Um currículo é como uma declaração de marca. Ele vai além do público que você esperava atingir e, assim, cria uma percepção sobre você. Ajuda a construir seu eleitorado, fora de sua rede imediata. Continua a ser uma ferramenta potente e poderosa para atrair o público certo pelos motivos certos. Se você é sênior e está indo bem, seu currículo deve ser ainda mais poderoso e até mesmo exemplar. Então, quais são as etapas críticas para construir esse "currículo poderoso?"

  1. Por favor, gaste um tempo de qualidade para pesquisar as organizações e as funções para as quais você está se candidatando. Esta é a etapa mais básica (embora mais crítica) e, surpreendentemente, o aspecto mais ignorado da gestão de carreira. O site da empresa e outras informações de domínio público oferecem algumas dicas importantes. Eles o ajudarão a entender alguns temas-chave que devem aparecer em seu currículo.
  2. Crie várias versões do seu currículo adequadas à indústria, organização, função, etc. relevantes. Isso causa um impacto imediato. Um bom currículo nunca deve ser unidimensional e você nunca deve adotar uma abordagem de " versão única para todos".
  3. Certifique-se de destacar as coisas "certas" e administrar as lacunas / pontos fracos. A primeira página do seu currículo deve conter os destaques do seu perfil (pontos fortes educacionais, experienciais e de personalidade) e as principais realizações profissionais (adaptadas para combinar bem com os requisitos da função / organização). Este não é um processo manipulador, mas uma tentativa sutil de posicionar o seu melhor, de forma autêntica, sem ocultar nenhum fato importante. Acredite em mim, o entrevistador ficará melhor sabendo o que você pode fazer do que tudo o que você não pode fazer. Um aprendizado fundamental com o estudo da economia comportamental é que o recall da marca não é apenas um fator dos melhores recursos, preço etc., mas a capacidade de construir uma conexão emocional com o consumidor. Neste contexto, seu a marca pessoal precisa fazer essa conexão com o recrutador em potencial
  4. Examine o anúncio de emprego com cuidado. Geralmente contém algumas informações vitais sobre os resultados da função e o perfil de habilidade, conhecimento e experiência esperados. Além disso, a maioria dos anúncios descreverá certos atributos de personalidade que a organização acredita que ajudarão a pessoa a ter sucesso no ambiente de trabalho. Existe toda uma escola de pensamento que desconsidera o valor dessas informações fornecidas, especialmente no que diz respeito aos atributos de personalidade, e a maioria dos currículos ignora isso. Esta é uma oportunidade perdida.
  5. Aproveite esta oportunidade e diferencie-se tecendo esses temas / atributos na maneira como você se descreve e sua experiência, habilidades, etc. É o aspecto menos enfatizado e requer algumas habilidades e esforço, mas pode pagar grandes dividendos na criação de um valor de marca forte.
  6. Explique seus pontos fortes de forma inteligente e clara. Uma abordagem baseada na psicologia positiva oferece melhores chances de sucesso. Compreender seus pontos fortes de diferenciação e ser capaz de articular claramente os mesmos exige esforço e habilidade, e esta é muitas vezes a última milha que a maioria das pessoas não consegue correr, para seu próprio prejuízo. Não vamos esquecer o que Peter Drucker disse certa vez: "A maioria das pessoas acha que sabe quais são seus pontos fortes e, em geral, está errada." Este é um aspecto de autoconsciência e introspecção que importa muito. Você precisa ser capaz de dominar esta peça, e logo. A melhor maneira de fazer isso é colocar seus pensamentos sobre seus principais sucessos e os pontos fortes inerentes que possibilitaram esses sucessos.
  7. Anote seus sucessos e pontos fortes como um exercício independente e introspectivo e dê-lhe tempo de qualidade. Você pode adicionar isso logo após os destaques do perfil. Esse geralmente é um processo difícil e minha análise de mais de 5.000 currículos me diz claramente que a maioria das pessoas faz um trabalho muito ruim nisso. Finalmente, seja consciente e inteligente sobre o que você deseja posicionar e como deseja posicioná-lo. Não superposicione, não subposicione - você precisa "posicionar corretamente".

    A melhor maneira de fazer isso é tecer suas principais habilidades, conhecimento, experiência e pontos fortes de personalidade, ao mesmo tempo em que explica suas principais realizações / sucessos. Esta estratégia é muito mais poderosa do que apenas produzir resmas de papel explicando todo o excelente trabalho que você fez e, em seguida, em algum lugar em uma seção remota e indefinida de seu currículo, tentando explicar seus pontos fortes, etc. A maioria dos currículos carece de conectividade e alinhamento de perspectivas. Isso é o que um ótimo currículo chama a atenção, instantaneamente.

O fator de sucesso mais crítico gira em torno da capacidade do seu currículo de direcionar a atenção para o seu "melhor eu" ou, em outras palavras, seus pontos fortes. Este é o aspecto mais importante do seu currículo e requer mais atenção. É fundamental entender que seu currículo é sua marca e ajuda muitas pessoas a entender sua "proposta de valor". Definitivamente, tem uma enorme dimensão psicoemocional e, portanto, precisa ser bem administrado. Construir um currículo poderoso requer esforço, habilidade e alguma pesquisa inteligente. Não vamos simplificar demais este processo. O currículo deve ser autêntico, pois faz uma "promessa de marca" que você precisará cumprir durante o processo de entrevista e, mais importante, quando começar a desempenhar seu papel de 'sonho'. Deixar's aceitar sua relevância e impacto e conscientemente assumir o controle do processo, para que possamos mapear o caminhos de carreira que pretendemos alcançar. Pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso...

Lalit Khanna

Coach executivo para líderes globais e um conselheiro de carreira líder. Para obter mais informações sobre construção de carreira e marca pessoal, entre em contato.

Artigos relacionados
  1. Como escolher um estágio na indústria de mídia ou entretenimento?
  2. Como encontrar um estágio de trabalho de hardware de computador?
  3. Como Encontrar um Estágio de Trabalho em Agência de Emprego?
  4. Como Encontrar um Estágio de Fotografia?
  5. Como Encontrar um Estágio de Trabalho Têxtil?
  6. Como Encontrar Estágios em Entretenimento?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail