Como escrever uma carta de reclamação eficaz?

Escreva uma carta de reclamação porque você tem algo a reclamar
Escreva uma carta de reclamação porque você tem algo a reclamar e não porque deseja apenas se afirmar e provar seu valor como cliente.

Sempre chegará um momento em que você precisará defender seus direitos como consumidor ou cliente. Quando, ao chegar em casa, descobrir que o queijo que comprou está bolorento e obviamente estragado, você tem o direito de reclamar, devolver o produto e ser reembolsado ou mandar substituir por um bom. Bem, esperançosamente, quando você experimenta compras ruins, nenhum dano foi causado à vida ou à propriedade. Do jeito que está, quando o dano foi feito, sua reclamação não deve ser dirigida apenas ao comerciante ou prestador de serviços, mas aos tribunais competentes também para que você possa ser indenizado pelos danos. Em qualquer caso, o primeiro passo que você deve fazer é escrever uma carta de reclamação eficaz para a pessoa ou entidade em questão para garantir que você receba um tratamento justo. Aqui estão algumas dicas sobre como redigir uma carta de reclamação que pode tirar os destinatários de seus assentos e dar a você a devida atenção:

  • Consulte os detalhes da compra e da transação, especialmente os recibos. Lembre-se do nome, da posição e da aparência do funcionário com quem você fez a transação.
  • Certifique-se de que há motivo para reclamação. Agora, antes de redigir essa carta, verifique se há um motivo válido para sua reclamação. Embora o cliente tenha sempre razão, não abuse desse direito. Escreva uma carta de reclamação porque você tem algo a reclamar e não porque deseja apenas se afirmar e provar seu valor como cliente. Às vezes, as pessoas que costumam reclamar de qualquer coisa são ignoradas. Reclamações perenes sobre coisas triviais tornarão os comerciantes "imunes" aos seus apelos e eles podem não ouvi-lo mais.
  • Faça uma carta direta e direta. Não faça rodeios, incluindo detalhes que não estão realmente relacionados ao problema em questão. Por exemplo, se você está reclamando de uma chapinha com defeito que comprou em uma loja de departamentos, concentre sua reclamação no produto em si e evite mencionar outras coisas como a disposição das prateleiras, o desprezo dos clientes na fila e assim por diante. No entanto, você deve fornecer detalhes suficientes sobre o problema para tornar sua reclamação digna de atenção.
  • Inclua fotocópias de recibos e outros papéis da transação. Sua carta deve ser apoiada por documentos ou comprovantes de compra e pagamentos, caso contrário, ela pode acabar em um monte de reclamações autônomas.
  • Diga o que você quer do vendedor. Você quer seu dinheiro de volta ou prefere uma substituição? Faça solicitações específicas. Se quiser falar com a gestão, indique na carta e peça uma reunião. No entanto, você deve entender que, mesmo se você for um cliente pagante, existem outras pessoas como você que podem estar buscando soluções para suas respectivas reclamações. Portanto, você deve ser paciente enquanto espera pela resposta.
    Faça com que sua carta de reclamação soe formal
    Mesmo que você conheça pessoalmente a pessoa que está escrevendo, faça com que sua carta de reclamação soe formal e formal.
  • Dirija sua carta à autoridade competente. Não encaminhe sua carta ao vendedor que o atendeu, pois ele não está em posição de decidir sobre o seu caso. Escreva a gerência, o supervisor ou o dono da loja.
  • Trate a carta com profissionalismo. Mesmo que você conheça pessoalmente a pessoa que está escrevendo, faça com que sua carta de reclamação soe formal e formal.
  • Faça um som cordial e diplomático. Tente chegar a um meio-termo e não se faça de "difícil de conseguir", impondo condições irracionais.

Depois de declarar todos os pontos importantes em sua carta de reclamação, conclua a mensagem expressando sua gratidão. Forneça seu endereço e números de contato para que eles possam entrar em contato com você a qualquer momento a respeito de sua reclamação.

Artigos relacionados
  1. Como escrever uma carta de demanda de acordo?
  2. Como selecionar um advogado de rescisão ilegal?
  3. Como ver uma cópia da certidão de casamento?
  4. Como redigir um estatuto de clube?
  5. Como fazer algo de marca registrada?
  6. Como resolver um processo de pequenas causas?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail