Como vender um carro em casa?

O carro deve estar funcionando
Para obter o melhor preço, o carro deve estar funcionando e todos os equipamentos vitais devem funcionar.

Vender seu carro em casa pode ser muito gratificante. Ao fazer isso, você economiza dinheiro que, de outra forma, poderia ser dado como pagamento a uma comissão de estacionamento. Geralmente é um pouco mais trabalhoso do que se você simplesmente oferecesse seu carro em troca, mas sua recompensa será um pouco mais em dinheiro em sua conta bancária.

  1. Obtenha uma avaliação precisa. Verifique em sites como Edmunds, Kelley blue book e Nadaguides para determinar um valor aproximado para seu carro. Alguns desses sites não fornecem um valor para entidades privadas, por isso geralmente é bom estimar um bom preço de venda calculando a média do preço de troca com o preço do revendedor. Faça as deduções necessárias para imperfeições que os guias automáticos não podem prever. Ajuste o preço se os pneus estiverem muito gastos ou se houver manchas no estofamento. Geralmente, você deve deduzir cerca de metade do preço dos pneus novos se os pneus do seu carro estiverem mais da metade gastos. Se seu carro tiver manchas no estofamento, você pode deduzir o preço da limpeza profissional do interior. Ao determinar o preço final pedido, espere que um comprador queira negociar um pouco o preço; inclua um pouco de "espaço para respirar" para que possa oferecer uma concessão ao comprador sem vender seu carro por muito menos do que o previsto.
  2. Prepare-se para mostrar. Coloque seu carro em condição de exposição. Um carro limpo demonstra que foi devidamente mantido e amado. Ninguém quer comprar algo que acha que foi abusado pelo usuário anterior. Certifique-se especialmente de limpar sob os tapetes, nas caixas de luvas e no porta-malas. Para obter o melhor preço, o carro deve estar funcionando e todos os equipamentos vitais devem funcionar.
  3. Anuncie seu carro. Existem várias maneiras de anunciar seu carro. Você pode anunciar em seus anúncios classificados locais. Na maioria dos lugares, isso significa colocar um anúncio no jornal da sua cidade, mas muitas vezes você pode encontrar outras maneiras de anunciar; considere jornais classificados locais que apresentam exclusivamente anúncios classificados. Você também pode usar serviços online como o Ebay, sites específicos para automóveis, como Autotrader, ou os serviços online gratuitos, como Postaroo ou Craigslist.

    É importante que você liste um número de telefone em seu anúncio para que as pessoas interessadas possam ligar e fazer perguntas. Geralmente, eles vão querer saber sobre a qualidade do pneu, histórico de danos, se o carro fuma ou queima óleo e se há algum vazamento. Em vez de se encontrarem em sua casa, alguns vendedores preferem encontrar o comprador em um local neutro, como um posto de gasolina ou o estacionamento de um supermercado.

    Sempre inclua um preço no anúncio. Se você está disposto a aceitar ofertas no carro, inclua "OBO" (ou melhor oferta) no anúncio. Se você não estiver disposto a pechinchar sobre o preço final, indique que o preço pedido é "firme".

    Se você está disposto a aceitar ofertas no carro
    Se você está disposto a aceitar ofertas no carro, inclua "OBO" (ou melhor oferta) no anúncio.
  4. Faça a venda. Agora que atraiu um comprador potencial, você precisa se comportar da melhor forma. Estacione o carro na garagem ou na frente de sua casa. Espere que seu comprador examine o veículo um pouco antes de chegar à sua porta. Esteja disponível para responder a quaisquer perguntas, mas tome cuidado para não interrompê-las, pois você poderá parecer incômodo ou insistente. Se o seu comprador tiver uma licença, ofereça as chaves para um test drive.

    Mantenha registros de manutenção detalhados enquanto você possui um carro para que possa demonstrar como cuidou do veículo. Os compradores desejam ver trocas regulares de óleo e outras manutenções de rotina. Recibos e faturas de serviço podem provar que você foi um bom proprietário.

    Em nenhuma circunstância tente representar falsamente as condições do carro. Se for um balde de ferrugem, não finja que está vendendo uma máquina perfeita. Diga a verdade. Divulgue todos os problemas conhecidos com os freios e sistemas de segurança.

    Alguns compradores querem garantias para o carro que estão comprando. A maioria das vendas para particulares, entretanto, não inclui qualquer tipo de garantia. Não dê garantias sobre a confiabilidade do carro, a menos que você esteja disposto a pagar pelo conserto quando ele quebrar. Se o seu comprador está preocupado com isso, fique à vontade para mostrar os registros de manutenção como uma demonstração da história do carro.

  5. Vendido! Depois de negociar um preço aceitável, é hora de aceitar o pagamento pelo carro. Normalmente, é melhor insistir que o comprador pague em dinheiro ou com um cheque garantido, como um cheque administrativo. Faça a papelada certa: cada estado varia ligeiramente, portanto, verifique com o Departamento de Veículos Motorizados local para determinar quais documentos são necessários quando você vende seu carro para outra pessoa. Geralmente, isso consiste em uma nota fiscal emitida pelo estado e na transferência do título.
Artigos relacionados
  1. Como vender um carro usado?
  2. Como vender carros na concessionária?
  3. Como fazer um test drive em um carro usado?
  4. Como vender peças usadas do trator?
  5. Como comprar peças de carros usados?
  6. Como escrever anúncios atraentes de carros usados?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail