Executando a manutenção básica do carro: pneus, peças e troca de óleo do carro

Se você é proprietário de um carro
Se você é proprietário de um carro, é importante que saiba fazer algumas manutenções básicas.

Economize dinheiro com esta lista de dicas de manutenção de automóveis faça você mesmo

Se você é proprietário de um carro, é importante que saiba fazer algumas manutenções básicas. O primeiro passo é aprender várias partes e suas funções. Ao realizar a manutenção por conta própria, você economizará dinheiro e também terá a satisfação de saber que seu veículo está em perfeitas condições de operação. Aqui está uma lista de dicas de manutenção do carro e quando fazê-las.

  1. Cada vez que você encher seu tanque de gasolina :
    • Verifique o nível de óleo do motor e adicione mais, se necessário. Consulte o manual do proprietário para obter a viscosidade adequada. Se o seu carro parece estar perdendo uma quantidade anormal de óleo (ou se você detectar vazamentos na garagem ou no piso da garagem), você pode ter um vazamento no motor.
    • Verifique o nível de refrigerante no tanque de compensação de refrigerante e adicione o refrigerante adequado, se necessário. O tanque de refrigeração do refrigerante está normalmente localizado no lado do motorista do compartimento do motor. Substitua o líquido de arrefecimento se estiver sujo ou com aparência enferrujada.
    • Para mais manutenção automática, verifique os outros níveis de fluido. Os reservatórios para todos esses fluidos devem ser enchidos até o topo:
  2. Toda semana:
    • Inspecione seus pneus. Verifique os pneus do seu carro quanto a danos, inflação adequada e desgaste. Verifique a banda de rodagem inserindo uma moeda nas ranhuras do pneu (com a cabeça de Lincoln voltada para a banda de rodagem) - se você puder ver o topo da cabeça de Lincoln, a banda de rodagem está gasta e os pneus devem ser substituídos. Se os pneus precisarem de ar, infle-os até a pressão necessária de acordo com o manual do proprietário do carro. Se você não tiver o manual do proprietário, procure a etiqueta de informações do fabricante dentro do carro - geralmente pode ser encontrado dentro da porta do motorista ou impresso dentro do porta-luvas. Se os pneus apresentarem danos ou desgaste, substitua ou gire-os conforme necessário. Não se esqueça de verificar se o pneu sobressalente "Economizador de espaço" no porta-malas do seu carro está cheio também (e se você ainda não tiver um pneu sobressalente, certifique-se de obter um). Lembre-se de que pneus com pressão adequada são necessários para uma direção segura e também podem ajudar seu carro a obter melhor consumo de combustível. Aposto que isso chamou sua atenção!
  3. Pelo menos todos os meses:
    • Verifique se todas as luzes internas e externas estão funcionando. Isso inclui a luz da placa do carro, luzes de marcação laterais, faróis (incluindo os faróis altos), luzes de estacionamento, luzes traseiras, luzes de freio, luzes de direção, luzes de ré, luzes do painel de instrumentos e pisca-pisca de alerta. Se alguma dessas luzes não funcionar, substitua as lâmpadas imediatamente. Luzes defeituosas, especialmente piscas e luzes de freio com defeito, podem ser perigosas - e também podem resultar em multas.
    Verifique o nível de óleo do motor e adicione mais
    Verifique o nível de óleo do motor e adicione mais, se necessário.
  4. A cada 3000 milhas:
    • Troque seu óleo. Os fabricantes de automóveis geralmente recomendam que você troque o óleo do motor e filtre a cada 3000 milhas. Para trocar o seu próprio óleo, você precisará das seguintes ferramentas: chave de caixa, chave de filtro de óleo, bandeja de drenagem, 4 litros de óleo (5W30 ou 10W30, dependendo do tipo do seu carro), filtro de óleo e uma junta de bujão de drenagem. Você também precisará de rampas para elevá-lo, de modo que possa passar por baixo dele. Uma vez que seu carro está levantado, você deve remover o bujão de drenagem usando sua chave de caixa e drenar o óleo velho para a bandeja de drenagem. Quando todo o óleo for drenado, remova a junta velha do bujão de drenagem e substitua-a por uma nova junta antes de aparafusar o bujão. Em seguida, você removerá o filtro de óleo antigo usando a chave do filtro de óleo. Esteja ciente de que um pouco de óleo residual será drenado para a bandeja de drenagem. Lubrifique o anel de borracha em seu novo filtro de óleo e aperte com a mão - nãot use a chave porque você pode apertar demais o filtro. Use um pano para limpar qualquer óleo derramado, reúna todas as suas ferramentas junto com o óleo usado e limpe debaixo do carro. A última etapa é adicionar o novo óleo removendo a tampa de abastecimento de óleo na parte superior do motor e despejando 4 litros de óleo novo. Depois de fazer sua primeira troca de óleo, ficará mais fácil e rápido a cada vez que você fizer isso.
    • Gire seus pneus. Nesse momento, também é uma boa ideia girar os pneus do carro. Enquanto você remove as rodas, você deve verificar os sistemas de freio para o seguinte:
      • Linhas e mangueiras para instalação adequada, emperramento, vazamentos, rachaduras e atrito.
      • Pastilhas de freio a disco para desgaste e rotores para desgaste superficial.
      • Lonas de freio de tambor quanto a desgaste e rachaduras
      • Ajustador do freio de estacionamento para a necessidade de apertar o cabo.
    • Verifique o fluido transaxle. Nesse momento, você também deve verificar o nível do fluido da transmissão (manual e automático). A vareta medidora do fluido da transmissão geralmente é encontrada perto da parte traseira do compartimento do motor. Verifique os níveis e adicione o fluido adequado conforme necessário (a vareta geralmente tem entalhes que indicam onde o nível do fluido deve estar). Esteja ciente de que a perda de fluido pode indicar um problema, portanto, verifique o sistema e repare conforme necessário.
  5. Pelo menos duas vezes por ano:
    • Verifique todos os limpadores de janela. Verifique os limpadores no para-brisa dianteiro e também no vidro traseiro. Se você notar qualquer deterioração na borracha, substitua todas as lâminas ao mesmo tempo.
  6. Por fim, certifique-se sempre de manter os óleos do motor, líquido de arrefecimento, todos os outros fluidos e outros suprimentos de manutenção do carro hermeticamente fechados e fora do alcance de crianças e animais. Certifique-se de limpar todos os respingos e descartar os materiais usados de maneira adequada.
Artigos relacionados
  1. Processamento ou rotação de rotores de freio: manutenção e reparo de automóveis
  2. Remover um prisioneiro de roda
  3. Como funciona um cortador de plasma?
  4. Faça um polimento seguro do seu carro à mão ou à máquina
  5. Anexe um espelho retrovisor
  6. Como os encargos trabalhistas são calculados?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail