Como verificar o óleo da engrenagem diferencial do seu carro?

Outro para enchimento do diferencial com óleo novo
Em alguns modelos, haverá dois pontos de acesso, um para drenagem do óleo da engrenagem antigo e outro para enchimento do diferencial com óleo novo.

As engrenagens e rolamentos do diferencial do carro são desgastados pelo atrito e calor constantes. O óleo da engrenagem no diferencial lubrifica esses componentes internos e lhes dá uma vida útil mais longa. A única dificuldade é que, ao contrário do óleo do motor, que tem um sistema de monitoramento que alerta facilmente os motoristas se estiver muito baixo ou sujo, não há realmente nenhum sistema que monitore o óleo do diferencial. O motorista / proprietário do carro terá que verificar diretamente o componente para ver seu estado.

  1. Localize o diferencial. Em um veículo com tração traseira, o diferencial é posicionado no meio das duas rodas traseiras. Em alguns modelos, haverá dois pontos de acesso, um para drenagem do óleo da engrenagem antigo e outro para enchimento do diferencial com óleo novo. Esses orifícios são protegidos por plugues ou parafusos que podem ser afrouxados ou apertados com uma chave de tamanho adequado.
  2. Verifique se há vazamentos de óleo no diferencial. Você pode colocar um papelão de cor clara sob o carro exatamente sob o diferencial e ligar o motor. Depois de alguns minutos, você pode verificar se há manchas de óleo no papelão, o que significa que está vazando óleo da engrenagem diferencial. Alternativamente, você pode desparafusar o parafuso ou plugue no orifício de acesso de enchimento e literalmente verificar com seus dedos se o óleo da engrenagem ainda está naquele nível.
    O primeiro passo em uma troca de óleo é sempre drenar todo o óleo antigo
    O primeiro passo em uma troca de óleo é sempre drenar todo o óleo antigo.
  3. Verifique se há aparas de metal e outros detritos metálicos. Alguns orifícios de acesso ao dreno em um diferencial têm ímãs que atraem aparas de metal e outros detritos metálicos. Essas partículas metálicas são resíduos das superfícies retificadas dos componentes da engrenagem no diferencial. Se você observar que uma grande quantidade de aparas metálicas e detritos se acumulou no ímã, pode presumir com segurança que o óleo da engrenagem não está mais fornecendo a lubrificação necessária para o diferencial.
  4. Substitua o óleo da engrenagem antigo do diferencial por óleo novo. Antes de executar qualquer troca de óleo, certifique-se de usar óleo de engrenagem com a densidade correta, que geralmente é de "peso 90". O óleo de motor normal é apenas para o motor e não é suficientemente denso. A outra precaução importante é usar suportes de macaco no nível do solo se você precisar erguer o carro para chegar ao diferencial. A primeira etapa em uma troca de óleo é sempre para drenar todo o óleo velho. Coloque uma panela que possa conter mais de um litro de óleo sob o diferencial antes de desparafusar o orifício de acesso ao dreno. Esta etapa pode levar algum tempo, pois você precisará retirar todo o óleo antigo. Quando terminar, você pode fechar o dreno e, desta vez, abrir o orifício de acesso de enchimento e despejar o novo óleo de engrenagem ali. A quantidade de óleo de engrenagem novo que você precisa colocar no diferencial deve ser suficiente para atingir a borda ou quase pingar para fora.

A maior parte do desgaste que ocorre nas engrenagens e rolamentos do diferencial ocorre durante o período de amaciamento. Quando um carro novo viajou uma média de 3000 milhas ou mais, este seria um momento oportuno para verificar e provavelmente trocar o óleo da engrenagem diferencial.

Artigos relacionados
  1. Como verificar o seu refrigerante?
  2. Como verificar as luzes do painel?
  3. Como limpar um vazamento de bateria?
  4. Como verificar o seu óleo?
  5. Como escolher uma garantia estendida de automóveis?
  6. Como limpar um carburador de barco?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail