Como verificar os padrões de desgaste da banda de rodagem dos pneus?

Observar os padrões de desgaste da banda de rodagem do pneu permitirá que você determine a causa
Observar os padrões de desgaste da banda de rodagem do pneu permitirá que você determine a causa e identifique a solução adequada.

É mais fácil verificar o desgaste dos pneus se você souber exatamente o que procurar. Por esse motivo, é importante que você se familiarize com os padrões de desgaste da banda de rodagem dos pneus. Observar os padrões de desgaste da banda de rodagem do pneu permitirá que você determine a causa e identifique a solução adequada. Aqui estão os padrões de desgaste da banda de rodagem mais comuns.

  1. Inflação insuficiente. Quando o pneu está com pressão insuficiente, você notará que a banda de rodagem do pneu está gasta em ambos os lados. Por entrar em contato com o solo mais do que o necessário, um pneu com pressão insuficiente se desgasta mais rapidamente e diminui a economia de combustível. Também pode causar superaquecimento. Para resolver a pressão insuficiente, coloque mais ar no pneu até atingir o PSI recomendado (libras por polegada quadrada).
  2. Excesso de inflação. Um pneu inflado demais se desgasta no centro. Pode ser igualmente perigoso porque torna o carro mais difícil de dirigir, torna o disco rígido, está sujeito a estourar e também se desgasta com mais facilidade. É, portanto, necessário liberar o ar do pneu inflado demais até que corresponda ao PSI recomendado. Para fazer isso, solte lentamente rajadas de ar. Não libere uma grande quantidade de ar de uma vez porque você pode atingir abaixo de seu PSI alvo e, portanto, precisa reabastecer seu pneu com ar.
  3. Alinhamento ruim. Um pneu mal alinhado é muito fácil de detectar. Ele se desgasta dos dois lados do pneu, range e faz outros ruídos, vibra em alta velocidade e forma um padrão de dente de serra no pneu. Os pneus dianteiros com mais sinais de desgaste do que os traseiros também são uma indicação de rodas desalinhadas. Se você notar algum destes, faça com que as rodas sejam devidamente alinhadas por um mecânico competente. No caso de desgaste irregular das rodas dianteiras, você pode girar regularmente as rodas dianteiras para trás e vice-versa. Certifique-se de cumprir as direções de rotação especificadas no manual do proprietário.
    Aqui estão os padrões de desgaste da banda de rodagem mais comuns
    Aqui estão os padrões de desgaste da banda de rodagem mais comuns.
  4. Vazamentos de ar. Se notar que os pneus estão vazando mesmo depois de enchê-los com ar, pode ser necessário verificar se há vazamentos. Ou seus aros não encaixam corretamente ou seus pneus têm válvulas com defeito. Mande imediatamente verificar os pneus por um mecânico especializado. Uma vez que a origem dos vazamentos é determinada, o mecânico pode facilmente consertá-los.
  5. Desequilíbrio da roda. Manchas carecas, rasgos e sinais de desgaste irregular são uma indicação de desequilíbrio da roda. Assim que perceber esses sinais, encaminhe imediatamente o veículo a um mecânico de automóveis e faça o balanceamento das rodas.
  6. Desgaste externo da banda de rodagem. O desgaste do piso do pneu nas partes externas dos pneus dianteiros significa que você está arredondando as curvas muito rápido. Você precisa diminuir a velocidade para evitar isso.

Familiarize-se com esses padrões e causas de desgaste da banda de rodagem do pneu. Lembre-se de que ter pneus com defeito é uma das maneiras mais fáceis de provocar acidentes veiculares. Portanto, você precisa verificar regularmente seus pneus. Você pode fazer isso pelo menos uma vez por mês. Antes de uma viagem longa, também pode ser necessário verificar se o piso do pneu está desgastado.

Artigos relacionados
  1. Como verificar a bateria do seu carro sem um medidor?
  2. Como verificar o desgaste dos pneus do seu carro?
  3. Como verificar o seu óleo?
  4. Como verificar o óleo da engrenagem diferencial do seu carro?
  5. Como verificar as luzes do painel?
  6. Como verificar o medidor de pressão do óleo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail