Como prevenir a derrapagem?

Seus pneus irão derrapar se você simplesmente pressionar o pedal do freio com força
Se você dirige um carro sem freios antibloqueio, seus pneus irão derrapar se você simplesmente pressionar o pedal do freio com força.

Quando se trata de derrapagem, a prevenção é realmente o melhor remédio. Você nem sempre pode sair de situações de derrapagem. Tomar as medidas necessárias para evitar um grande problema pode ajudar muito a manter você e seus passageiros seguros.
A forma como deve reagir depende realmente das condições da estrada e da velocidade com que conduz. Obviamente, os pneus terão muito mais tração para direção e frenagem quando as condições da estrada são ideia - quente e seco. Você também precisa avaliar constantemente as condições da estrada e os perigos potenciais sempre que dirigir. As superfícies de estradas esburacadas, molhadas ou não pavimentadas não proporcionam o mesmo desempenho de tração que uma superfície de estrada lisa e seca.

  1. Como a tecnologia o ajuda: Seu carro faz algumas coisas para evitar derrapagens, geralmente sem você perceber. Sistemas de segurança modernos como freios antibloqueio (ABS) e sistemas de controle de tração podem fazer muito para manter seus pneus plantados firmemente na estrada. Mas esses sistemas não podem fazer muito para evitar que você derrape. Por exemplo, travões anti-bloqueio são destinados a ajudá-lo a diminuir rapidamente e reter algum controle de direção em ordem para evitar obstáculos em seu caminho. Mas esse sistema não pode manter seu carro na estrada se você fizer uma curva fechada muito rápido.
  2. Diminua a velocidade devido ao mau tempo. Estradas chuvosas são escorregadias. Estradas molhadas cobertas por uma fina camada de sujeira e óleo fornecem ainda menos tração. A neve e o gelo podem transformar o que costumava ser uma boa estrada em uma pista de esqui para carros. Quando sua tração diminui, seus pneus não conseguem manter a tração quando você tenta frear com força ou faz mudanças bruscas de direção. Portanto, você precisa planejar cuidadosamente as condições em que está dirigindo. Considere o uso de correntes para neve quando as condições forem realmente ruins.
    A forma como deve reagir depende realmente das condições da estrada
    A forma como deve reagir depende realmente das condições da estrada e da velocidade com que conduz.
  3. Planeje o pior. Nunca presuma que o outro lado de uma colina ou curva fechada está livre. Você nunca deve ir tão rápido a ponto de não poder parar ao alcance de sua visão.
  4. Coisas que você pode fazer: agora que falamos sobre os sistemas de segurança instalados na maioria dos carros e um bom planejamento, vamos conversar sobre o que fazer se o seu carro estiver prestes a derrapar.

    Evitar que o seu carro derrape baseia-se em um princípio muito simples: seus pneus podem fornecer uma certa tração em uma determinada circunstância. Não peça a eles que façam muito. Existem duas ocasiões em que os carros têm maior probabilidade de derrapar:

    • Frenagem forte durante paradas de emergência. Na maioria das situações, se você tiver freios antibloqueio, pode simplesmente pressionar o pedal do freio firmemente em direção ao chão, e o sistema controlado por computador deve evitar que os pneus "travem" ou derrapem. Isso funciona criando pulsos de frenagem muito rápidos.

      Se você dirige um carro sem freios antibloqueio, seus pneus irão derrapar se você simplesmente pressionar o pedal do freio com força. Se você não tiver freios antibloqueio, precisará pressionar o pedal do freio com firmeza, mas com cuidado. Se os pneus começarem a guinchar ou a tração começar a enfraquecer, provavelmente você está pressionando com muita força e os pneus estão prestes a derrapar. Solte um pouco o pedal do freio até que a tração seja recuperada e retome a pressão.

    • Fazendo uma curva fechada. Ao se aproximar de qualquer curva, você precisa ajustar sua velocidade para uma taxa aceitável antes de começar a virar. Isso se aplica tanto a um motorista de Indy Car quanto a um motorista adolescente. Diminua a velocidade antes de começar a virar. Quando estiver na metade de uma curva, você pode começar a aplicar gás novamente.

      Se você começar a derrapar durante uma curva, pisar no freio não ajudará em nada. Em vez de pressionar o pedal do freio ao virar, você perderá ainda mais tração. Se você se encontrar nessa situação, pode ser tarde demais para fazer qualquer coisa a não ser tentar manter o carro na estrada.

Artigos relacionados
  1. Como evitar que seu carro seja roubado ou quebrado?
  2. Como programar uma chave com chip do transponder Ford?
  3. Como reagir em caso de falha do freio?
  4. Como programar uma chave de chip de transponder GM ou CHEVY?
  5. Como colocar correntes para pneus?
  6. Como reconhecer tipos de luzes de advertência de veículos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail