Como sangrar freios ABS?

O ar entra no sistema de freio sempre que reparos ou alterações são feitos no cilindro ou na pinça do freio
Normalmente, o ar entra no sistema de freio sempre que reparos ou alterações são feitos no cilindro ou na pinça do freio.

O Sistema de Frenagem Antibloqueio ou ABS de um automóvel é equipado para permitir que o motorista controle a direção do veículo durante a frenagem. Se os freios travarem em uma direção durante a frenagem em uma situação de emergência, isso pode ser perigoso para o motorista e seus passageiros. Permitir que o veículo vire um pouco mais durante a frenagem pode permitir ao motorista evitar um acidente mais sério. Se o veículo parar um pouco mais adiante do que o normal ou os freios parecerem macios e não frearem com tanta força como antes, você terá que sangrar os freios ABS. Sangrar o sistema de freio requer a remoção do ar que conseguiu ficar preso dentro, e isso geralmente é feito bombeando fluido para o sistema de freio.

  1. Encontre onde a válvula de sangria está localizada. Para este procedimento, pode ser necessário levantar o carro e tirar as rodas para expor a válvula de sangria. Você pode elevar o veículo em blocos com um macaco e adicionar suporte adequado sob o carro para evitar ferimentos graves. Encontre a válvula de sangria, que geralmente fica atrás do sistema de freio e é um parafuso em um objeto parecido com um bico. Encontre a chave certa para girar ou afrouxar o parafuso, mas não abra completamente, deixe-a fechada; só precisamos que isso seja um pouco afrouxado. Faça isso para todas as quatro rodas.
  2. Limpe o reservatório do cilindro mestre. Vá sob o capô e localize o reservatório do cilindro mestre e esvazie o fluido antigo contido nele. Você vai precisar de algo para sugar todo o líquido, como uma pasta de peru. Chupe o máximo possível do fluido antigo e limpe o reservatório de sujeira e sedimentos que se acumularam ali com o tempo. Você pode usar um pano limpo que não solte fiapos para garantir que toda a sujeira seja removida. Encha o reservatório do cilindro mestre com fluido de freio novo e limpo e certifique-se de reabastecê-lo para todo o processo de sangria. Nunca deixe o nível do fluido ficar abaixo da marca da metade.
    Que geralmente fica atrás do sistema de freio
    Encontre a válvula de sangria, que geralmente fica atrás do sistema de freio e é um parafuso em um objeto semelhante a um bico.
  3. Conecte a tubulação no sangrador. Encontre um tubo de plástico que se encaixe perfeitamente no parafuso de sangria e longo o suficiente para colocar a outra extremidade em um frasco transparente. Encha a jarra com uma ou duas polegadas de fluido de freio para que nenhum ar entre nos tubos e no cilindro do freio.
  4. Peça a um assistente para colocar pressão no pedal do freio. Ter um assistente será útil para este procedimento, porque você precisará de outra pessoa aplicando pressão no pedal do freio. Diga ao seu assistente para colocar a quantidade certa de pressão no pedal do freio e mantê-lo pressionado até dar o sinal para soltar. Quando a pressão é aplicada, abra o parafuso cerca de um quarto, então você notará que o fluido velho deixado dentro irá vazar para dentro do frasco. Quando o vazamento parar, feche o ferrolho e peça ao seu assistente para liberar a pressão do pedal do freio. O processo continua até que um fluido transparente seja visto passando pelo tubo de plástico.

Este processo de purga dos freios ABS deve ser feito para todas as quatro rodas. Normalmente, o ar entra no sistema de freio sempre que reparos ou alterações são feitos no cilindro ou na pinça do freio.

Artigos relacionados
  1. Como verificar o status de uma carteira de motorista?
  2. Como verificar o status da carteira de motorista?
  3. Como dirigir com segurança à noite?
  4. Como escolher correntes para pneus?
  5. Como dirigir no gelo negro?
  6. Como dirigir com segurança no inverno?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail