Como sangrar uma caldeira combinada do radiador?

Você pode sentir que a parte superior da caldeira combinada do radiador está mais fria do que a parte
Você pode sentir que a parte superior da caldeira combinada do radiador está mais fria do que a parte inferior.

Os sistemas de aquecimento à base de água geralmente funcionam melhor quando a água pode encher completamente o radiador. Em alguns casos, o ar entrará na caldeira combinada do radiador e causará ineficiência no aquecimento.

Caldeira de radiador combi

Diagnosticar esse problema deve ser fácil. Você pode sentir que a parte superior da caldeira combinada do radiador está mais fria do que a parte inferior. Em casos extremos, todo o radiador pode não aquecer adequadamente. Se for esse o caso, você precisará sangrar seu sistema.

Coloque sua tigela ou balde bem embaixo da válvula de sangria
Coloque sua tigela ou balde bem embaixo da válvula de sangria, para coletar qualquer água que espirre ou saia.

Você precisará preparar sua chave de sangramento, que é uma pequena ferramenta com uma cabeça chata ou um tipo allen na extremidade. Prepare alguns trapos e um pequeno balde (ou qualquer outro recipiente de água de boca larga).

  • Desligue o interruptor. Antes de sangrar a caldeira, desligue-a no interruptor principal. Isso geralmente está claramente marcado e deve ser difícil de ignorar. É melhor trabalhar para sangrar a caldeira enquanto ela está desligada, para reduzir o risco de ser escaldado ou queimado com o vapor ou água quente.
  • Localize a válvula de sangria. A maioria dos radiadores e caldeiras tem uma válvula de sangria localizada atrás da unidade ou nas laterais. Estes estão convenientemente localizados perto da parte superior da caldeira, para fácil acesso e para deixar o ar sair facilmente. A válvula de sangria deve estar localizada dentro de um botão ou pode ser um parafuso localizado em uma parte rebaixada da caldeira. A cabeça deve corresponder à sua chave de sangramento.
  • Abra a válvula. Insira a chave de sangria na ranhura ou cabeça da válvula de sangria. Use seus trapos para cobrir a chave antes de girá-la, pois o ar quente ou o vapor podem sair e causar ferimentos. Coloque sua tigela ou balde bem embaixo da válvula de sangria, para coletar qualquer água que espirre ou saia. Quando estiver pronto, gire a válvula no sentido anti-horário por cerca de um quarto de polegada de volta. Nesse ponto, o ar deve começar a sair da válvula, causando um som sibilante. Você saberá que seu trabalho terminou quando a água começar a gotejar, fluir ou jorrar para fora da válvula. Certifique-se de poder pegar a água com os trapos ou o balde, pois isso pode causar danos ao chão ou carpete.
  • Feche a válvula. Uma vez que todo o ar foi expelido, gire a válvula no sentido horário, tomando cuidado para parar de torcer quando o parafuso estiver apertado o suficiente (torcer demais pode fazer com que perca o piso).
  • Reabasteça e ligue a caldeira. Verifique o medidor da caldeira se há água suficiente. Se o medidor mostrar menos de uma barra, você precisará reabastecer a água da caldeira até que o medidor mostre que está cheio. Agora você pode ligar sua caldeira combi do radiador. Verifique se o radiador está emitindo calor suficiente.

Depois de sangrar o radiador / caldeira, mantenha a chave de sangria em algum lugar seguro, para que você possa obtê-la facilmente quando precisar sangrar novamente o radiador. Certifique-se de verificar regularmente se há vazamentos no radiador e na caldeira. Um sistema eficiente resultará em contas de eletricidade mais baixas, melhor aquecimento e mais tranquilidade.

Artigos relacionados
  1. Como comprar óleo para aquecimento no exterior?
  2. Como calcular o tamanho de um tanque de combustível de óleo de aquecimento?
  3. Como verificar se o tanque de óleo está vazio?
  4. Como camuflar um radiador?
  5. Como mudar um termostato doméstico danificado?
  6. Como verificar a eficiência de um sistema de recuperação de calor?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail