Como funcionam os sensores de umidade?

Este termistor permite que o sensor obtenha as medições de umidade relativa diretamente do ambiente
Este termistor permite que o sensor obtenha as medições de umidade relativa diretamente do ambiente.

Para que você seja capaz de lidar com seus sensores de umidade com eficácia, talvez seja necessário ter uma ideia de como eles funcionam. E isso não é realmente tão difícil. Você não precisa do cérebro de Einstein para ajudá-lo a descobrir. Para um iniciante, você pode não precisar necessariamente de todo o conhecimento em física e matemática para ser capaz de entender como essas inovações funcionam.

Sentidos humanos normais

Sensores, em geral, são muito úteis no sentido de que obtêm muitas informações que normalmente não podemos perceber ou quantificar com nossos sentidos humanos normais. No caso da umidade, pode ser suficiente para nós dizer que é um dia muito úmido, mas obter uma leitura exata que possamos monitorar pode ser muito cansativo e além de nossas capacidades diretas. É aqui que entram as máquinas. O grau de incerteza que nossos sentidos humanos não conseguem eliminar pode ser mais ou menos eliminado por seu confiável sensor de umidade.

Basicamente, você só precisa se familiarizar com o termopar. Este é o principal mecanismo que opera na maioria dos sensores de umidade disponíveis hoje no mercado. Esses termopares fazem medições de umidade relativa. Na realidade, os sensores de umidade não medem o valor real da umidade. Em vez disso, ele usa os valores de umidade relativa do meio (ou seja, termopares). Um termopar utiliza um banho quente e um banho frio e compara o desvio relativo da umidade do ambiente em relação a esses dois extremos.

Umidade relativa diretamente

Este é o principal mecanismo que opera na maioria dos sensores de umidade disponíveis hoje no mercado
Este é o principal mecanismo que opera na maioria dos sensores de umidade disponíveis hoje no mercado.

Os valores que os sensores de umidade obterão dos dois extremos são então calculados. Alguns sensores de umidade são emparelhados com um umidificador de ar correspondente ou função de desumidificador de ar que ajudará a regular a umidade em uma determinada quantidade, caso ela tenda a ir ao extremo. Outra ferramenta com a qual você pode se familiarizar para entender o mecanismo do sensor de umidade é o termistor. Este termistor permite que o sensor obtenha as medições de umidade relativa diretamente do ambiente.

Cada tipo de dispositivo de medição de umidade relativa embutido em seu sensor tem uma conexão com o registrador de dados. Este registrador de dados serve como medidor para seus sensores. Ele projeta uma medição amigável e ajuda a controlar os níveis de umidade em sua sala. A saída que você vê, geralmente na tela digital, é o resultado desse complexo conjunto de processos na obtenção de valores diretos de medições relativas.

Os sensores de umidade são muito úteis, especialmente se você achar que os extremos do clima podem causar muito desconforto ou alergias (até mesmo as crises de asma são causadas por mudanças climáticas, que podem ser muito perigosas). E se você for capaz de manobrá-lo, descobrirá que será capaz de maximizar o seu uso. Uma vez que já conhece as nuances do seu sensor de humidade, poderá dar-lhe o cuidado que merece.

Artigos relacionados
  1. Como ler com precisão uma chave de torque?
  2. Como inclinar um corte com uma serra de mesa?
  3. Como dobrar um tubo de aço?
  4. Como aplicar o gel de poliuretano?
  5. Como montar uma serra circular?
  6. Como dobrar tubos de latão?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail