Como reparar cabos elétricos danificados?

Os danos aos cabos elétricos são graves o suficiente para afetar cada cabo elétrico dentro da cobertura
Em alguns casos, os danos aos cabos elétricos são graves o suficiente para afetar cada cabo elétrico dentro da cobertura de borracha.

Os cabos elétricos, quando danificados, representam risco de incêndio. Além disso, você pode se eletrocutar ao tocar em um cabo elétrico danificado. Saber desses fatos torna as pessoas cuidadosas ao lidar com cabos elétricos. No entanto, acidentes acontecem.

Se esse infeliz acidente acontecer em sua casa, aqui estão algumas coisas que você deve fazer:

  1. Desligue todas as fontes de alimentação. Vá até o seu disjuntor e desligue tudo, mesmo as conexões com cabos elétricos não danificados. É melhor desligar tudo para evitar eletrocussão.
  2. Corte a cobertura do cabo. Faça uma fenda perto da cobertura de borracha danificada do cabo. Exponha os cabos elétricos que estão dentro para você dar uma boa olhada.
  3. Inspecione os condutores. Dê uma boa olhada em cada cabo elétrico e observe se há sinais de danos, fios quebrados ou queimaduras. Se não houver danos, vá para a próxima etapa. Se houver, você precisará ver a próxima seção deste artigo.
  4. Cubra os cabos elétricos expostos com fita isolante. Certifique-se de separar cada condutor. Embrulhe-os individualmente com fita isolante. Depois disso, cubra o cabo de borracha danificado com fita isolante.

Passagem de corrente elétrica

Faça uma fenda perto da cobertura de borracha danificada do cabo
Faça uma fenda perto da cobertura de borracha danificada do cabo.

Em alguns casos, os danos aos cabos elétricos são graves o suficiente para afetar cada cabo elétrico dentro da cobertura de borracha. Você não pode simplesmente consertar isso embrulhando tudo em fita isolante. Por um lado, quando os fios forem cortados, não haverá passagem de corrente elétrica. Em segundo lugar, haverá uma faísca elétrica assim que os fios errados se tocarem. Aqui estão as coisas que você precisa fazer se isso acontecer:

  1. Siga as três primeiras etapas mencionadas acima. Basicamente, somente quando você já tiver feito os três primeiros passos é que você verá a necessidade de fazer os reparos mais sérios.
  2. Corte as seções danificadas dos fios. Corte também cerca de meia polegada da cobertura de borracha para expor as pontas. Você precisará expor as pontas para poder fazer uma conexão.
  3. Prepare os materiais necessários para a reconexão. Você precisará de uma caixa de junção de metal para colocar os fios. Considere o número de fios que serão colocados ao comprar o tamanho apropriado. Prepare também cerca de 2 metros de cabo 8-3G, quatro braçadeiras de cabo de 1,90 cm e algumas porcas de fio.
  4. Conecte os fios. Organize as pontas dos fios na caixa de junção de metal corretamente, ou seja, as cores de cada cabo elétrico serão o seu guia. Prenda cada fio com as braçadeiras de cabo. Pegue as pontas dos fios da mesma cor e torça-os. Entrelace cada fio com cuidado. Fixe a conexão com a porca de fio. Puxe os fios para ver se sua conexão está segura. Siga o mesmo procedimento com os fios restantes. Aplique o aterramento adequado.
  5. Instale a placa de cobertura da caixa de junção de metal. Prenda a caixa na parede ou no teto com grampos grandes ou correias de cabos.

Embora as casas modernas tenham disjuntores que evitam a ocorrência de incêndios decorrentes de cabos elétricos danificados, eles não devem ser deixados danificados por motivos óbvios.

Artigos relacionados
  1. Como reparar fornos a gás?
  2. Como substituir um interruptor de 3 vias?
  3. Como substituir uma tomada elétrica por um GFCI?
  4. Como substituir um disjuntor?
  5. Como substituir uma caixa de campainha de campainha?
  6. Como substituir uma velha luz fluorescente de cozinha?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail