Como limpar e consertar um forno a lenha?

Deixe o forno a lenha sozinho por 30 minutos até que a superfície de madeira esteja seca
Deixe o forno a lenha sozinho por 30 minutos até que a superfície de madeira esteja seca.

Um fogão é uma estrutura fechada, comumente usada dentro de casa. Basicamente, ele precisa de carvão, gás ou mesmo eletricidade para fornecer energia térmica, dependendo do tipo de fogão que você está usando.

Fogão a lenha

Se o seu forno a lenha está quebrado ou desgastado por causa da umidade, ferrugem e sujeira, aqui estão algumas etapas que podem ajudá-lo a consertá-lo ou restaurá-lo:

  • Desconecte todas as mangueiras (se houver) que conectam o fogão a lenha ao gás ou à fonte de combustível.

  • Coloque o fogão a lenha em um local onde a presença de umidade seja mínima e, se possível, coloque o fogão onde a luz solar esteja presente para ajudar a eliminar mofo e secar facilmente as superfícies úmidas.

  • Pegue um pedaço de pano limpo e mergulhe-o em água para umedecer. Em seguida, limpe cuidadosamente o pano úmido na superfície do forno a lenha. Concentre-se mais nas bordas porque as bordas ou cantos do fogão são as partes onde normalmente se acumulam sujeira e manchas. Você também pode usar uma escova comum para limpar as bordas que são difíceis de alcançar.

  • Deixe o forno a lenha sozinho por 30 minutos até que a superfície de madeira esteja seca.

  • Pegue outro pedaço de pano e mergulhe-o em querosene. Limpe suavemente a superfície com o pano embebido em querosene. Repita o procedimento duas vezes para se certificar de que o fogão a lenha está limpo e deixe secar por mais 30 minutos.

  • Agora, se o seu fogão a lenha tiver grades de metal, remova cuidadosamente a parte da grade e use o pano com querosene para limpar a grade de metal junto com as placas de metal. Deixe secar por cerca de 15 minutos.

  • Abra a escotilha do fogão e retire as peças internas (se houver) e limpe-as com um pano embebido em água primeiro, depois deixe secar deixando a escotilha do fogão a lenha aberta. Limpe as peças com um pano limpo e seco e deixe secar ao sol.

    Limpe cuidadosamente o pano úmido na superfície do forno a lenha
    Em seguida, limpe cuidadosamente o pano úmido na superfície do forno a lenha.
  • Como você retirou quase todas as partes internas do forno a lenha, agora você pode desconectar as válvulas do forno e verificar se há algum sinal de vazamento. Limpe as válvulas do forno com uma escova de dentes ou uma pequena escova de cerdas para remover a sujeira que obstrui as passagens das válvulas.

  • Depois de limpar as válvulas do forno, verifique todo o forno a lenha para ver se há rachaduras ou amassados. Se encontrar alguma rachadura na superfície do fogão, coloque uma mistura de cimento, cinzas de madeira e sal em um pequeno recipiente e misture bem. Adicione um pouco de água para que a mistura não endureça rapidamente para dar tempo de aplicar a mistura nas fissuras. Seria bom se você usar uma espátula ou uma lâmina de plástico dura e plana para uma aplicação uniforme. Verifique novamente o revestimento de sua mistura de cimento e certifique-se de que as rachaduras não sejam visíveis.

  • Se a mistura estiver bastante seca, pinte o fogão com a cor de sua escolha e certifique-se de não perder nenhum ponto. Ou se quiser manter a cor natural do fogão a lenha, você pode usar um verniz de cor natural e aplicá-lo com um pincel de cerdas para o revestimento natural.

  • Deixe a tinta ou verniz secar e coloque de volta todas as peças que você retirou durante as etapas iniciais do procedimento de restauração.

Artigos relacionados
  1. Como codificar cabos de alimentação por cores?
  2. Como combinar caixas agrupáveis?
  3. Como conectar fios de aterramento em luminárias?
  4. Como comparar os tipos de cabos elétricos?
  5. Como conectar um gerador eólico a uma casa?
  6. Como conectar o cabo NM em uma caixa de metal?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail