Como calcular uma curva de tubo?

O "Take Up" é uma medida encontrada na ferramenta real de dobra de tubos que você está usando
Normalmente, o "Take Up" é uma medida encontrada na ferramenta real de dobra de tubos que você está usando.

Dobrar um tubo geralmente é feito quando você precisa passar um conduíte ou tubo de algum tipo que passará por certas fendas até chegar ao seu destino de conexão. Obviamente, para ajustar o molde pelo qual você deseja que o conduíte passe, será necessário dobrá-lo em determinados lugares. Ao contrário do que outras pessoas pensam, você precisa fazer alguns cálculos quando se trata de dobra de tubos, pois deseja obter os pontos inicial e final da dobra corretos. Aqui está o procedimento básico sobre como calcular com precisão a curvatura de um tubo, independentemente do diâmetro e do comprimento do tubo ou conduíte que você está dobrando e da ferramenta que usará para dobrá-lo.

  • Determine o "take up". A primeira etapa consistirá em você determinar o "Take Up", que é um termo usado para a medição que você precisará adicionar ou deduzir uma margem específica ou tolerância da dobra em termos de comprimento. Normalmente, o "Take Up" é uma medida encontrada na ferramenta real de dobra de tubos que você está usando. Para obtê-lo, você precisará medir a sapata de sua ferramenta de dobra até a marca frontal do tubo. Basicamente, com base nas figuras da sapata de dobra, você poderá derivar os diferentes ângulos que pode seguir para dobrar seu tubo.
  • O diâmetro não importa. Saiba que ao dobrar tubos com diâmetros diferentes no mesmo ângulo específico é praticamente o mesmo. Sim, todo o processo é idêntico; a medição "Take Up" geralmente varia. Por exemplo, se você dobrar um tubo de meia polegada de diâmetro em um ângulo de 90 graus, provavelmente obterá uma extensão de cerca de 13 centímetros. A extensão de 12,70 cm será então deduzida do comprimento total da curva do tubo. Agora, se você estiver medindo para a mesma curva em ângulo com um tubo de 0,25 diâmetro, você obterá uma medição de "Pega" muito diferente.
    Traga a ferramenta de dobra de tubo que você usará
    Para fazer isso, coloque o tubo em uma mesa e traga a ferramenta de dobra de tubo que você usará.
  • Marca-lo. Como você tem uma medida "Take Up" de 13 centímetros na bolsa, continue com o processo e marque os 13 centímetros no próprio tubo. Nesse caso, você vai querer marcar primeiro o comprimento total da dobra. Por exemplo, se o comprimento for 33 centímetros, marque-o. Feito isso, menos 13 centímetros da marca original e pontilhe-a com uma caneta de outra cor para que você tenha plena consciência de qual é o quê.
  • Dobre isso. Assim que você tiver marcado a dobra corretamente, não é hora de dobrá-la. Para fazer isso, coloque o tubo em uma mesa e traga a ferramenta de dobra de tubo que você usará. Ajuste a sapata de dobra corretamente, pois ela será o seu guia para o ângulo da dobra. Dobre o tubo até atingir o ângulo desejado (90 graus neste exemplo). Faça isso devagar, pois você realmente não quer exagerar. Depois de dobrar, verifique o comprimento da dobra e veja se ela corresponde ao seu comprimento total, que é de 33 centímetros. Se isso acontecer, então você fez corretamente.

Calcular a curva do tubo e realmente dobrá-lo pode levar algum tempo para se acostumar, especialmente se esta for sua primeira vez. Como diz o ditado, "a prática leva à perfeição ", portanto, certifique-se de continuar praticando até pegar o jeito.

Artigos relacionados
  1. Como calafetar uma pia de cozinha?
  2. Como verificar se os canos de água estão vazando?
  3. Como limpar um respiradouro de encanamento entupido?
  4. Como escolher um medidor de fluxo?
  5. Como limpar depósitos em uma pia de serviço público?
  6. Como comparar tanques de polipropileno?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail