Os donos de papagaios são capazes de ter um relacionamento único com seus animais de estimação por causa da capacidade de comunicação de um papagaio. É preciso uma relação de confiança e dedicação à prática, mas esses passos simples irão ajudá-lo em sua jornada para a conversa!
 Passo 1
 Encontre o melhor comunicador da casa (provavelmente não o seu marido). Mas, falando sério, os animais de estimação aprendem a falar melhor quando são treinados individualmente com uma pessoa que tem tempo para desenvolver um relacionamento de confiança com eles.
 Passo 2
 Banhe-os na língua. Coloque seu papagaio em uma área da casa onde muitas pessoas se reúnam e muitas conversas ocorram. Permita que seu papagaio fique imerso em uma conversa e se adapte ao novo ambiente antes de começar a treiná-lo oficialmente.
 Etapa 3
 Remova as distrações quando for hora de levar a sério. Faça com que outros membros da família e animais de estimação saiam da sala quando você estiver pronto para começar as aulas.
 Passo 4
 Escolha uma hora do dia que permaneça consistente. Os papagaios costumam falar mais no início da manhã e à noite, então esta pode ser a melhor hora para programar seu "tempo de conversa".
 Etapa 5
  Gaste cerca de 15-20 minutos repetindo uma palavra de uma ou duas sílabas que se correlacionam com uma ação ou objeto específico. Por exemplo, você pode dizer "olá" e acenar ao mesmo tempo, pode dizer "amendoim" e mostrar a ele (ou alimentá-lo!) Com um amendoim cada vez que o disser.
 Etapa 6
 Não seja mesquinho com as guloseimas. Quando seu papagaio imitar você, esteja preparado para recompensá-lo com uma guloseima de que ele goste. Os papagaios (como a maioria de nós) são motivados por comida e logo farão a associação.
 Etapa 7
 Repita esta prática com freqüência e regularmente!
 Se você descobrir que não tem tempo para aumentar seu vocabulário praticando essa rotina diariamente com seu papagaio, pode recorrer a uma mensagem gravada em fita. Apenas tenha em mente que isso não será tão significativo porque seu papagaio não fará a conexão com a atividade ou o objeto falado. Também é provável que seu papagaio fique entediado com o gravador; não é um substituto adequado para um humano!