Como lidar com a perda de um animal de estimação?

Não existe uma maneira fácil de lidar com a perda de um animal de estimação
Não existe uma maneira fácil de lidar com a perda de um animal de estimação, nem você deve tentar contornar o processo natural de luto.

Não existe uma maneira fácil de lidar com a perda de um animal de estimação, nem você deve tentar contornar o processo natural de luto. Lembre-se sempre, você não está sozinho. Todo mundo que já foi tocado pela devoção amorosa de um animal de estimação também conheceu a dor da perda.

  1. Uma época de turbulência emocional. Após a perda de um animal de estimação, você pode enfrentar a montanha-russa emocional conhecida como luto. Por um tempo - às vezes um período de dias, às vezes semanas ou meses - você pode experimentar sentimentos de descrença, tristeza, raiva, culpa, vergonha ou depressão. No entanto, vamos banir o constrangimento sem mais delongas, pois não há razão justificável para ter vergonha de lamentar a perda de seu animal de estimação. O luto é admirável e humano, não anormal ou constrangedor.
  2. Aconselhamento. Essa mistura de sentimentos pode diminuir após algumas semanas, mas para muitos, os sentimentos residuais permanecem e estendem o processo de luto por um período de tempo muito mais longo - às vezes por anos após a perda de um animal de estimação. Isso não deve ser nenhuma surpresa; o amor de um animal de estimação é o amor mais puro, incondicional e solidário que experimentamos.

    Tendo em mente que a maioria das pessoas já sentiu a dor da perda de um animal de estimação, não tenha medo de buscar apoio em seu período de luto, quer você tenha passado por algumas semanas difíceis ou um ano emocionalmente difícil. Você descobrirá que esse apoio vem em muitas formas, desde o apoio casual de amigos e familiares até o apoio formal e aconselhamento de linhas diretas para perda de animais de estimação, serviços de aconselhamento e grupos online de apoio à perda de animais de estimação. Uma pesquisa online revelará os muitos grupos para você explorar e possivelmente ingressar. Seu consultório veterinário ou sociedade humanitária pode recomendar grupos locais, conselheiros e linhas diretas para contatar para obter suporte enquanto você lida com a perda de seu animal de estimação.

  3. Memorial. É um infeliz equívoco pensar que os memoriais para animais de estimação são apenas para crianças; Pelas mesmas razões que homenageamos nossos parentes quando eles falecem, um memorial para seu animal de estimação é uma etapa importante no processo de luto. Quer você enterre seu animal de estimação ou guarde as cinzas em uma urna, reservar tempo para homenagear seu amado animal de estimação com a família ou amigos ajudará todos a lidar com a perda do animal.
  4. Mantenha um diário. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis em explorar suas emoções verbalmente ou mostrá-las a outras pessoas de alguma forma. Mantenha um diário onde você possa explorar e chegar a um acordo com seus sentimentos e pesar por meio da palavra escrita.
    Após a perda de um animal de estimação
    Após a perda de um animal de estimação, você pode enfrentar a montanha-russa emocional conhecida como luto.
  5. Tente olhar além do momento da morte. Muitos donos de animais de estimação, especialmente no início do processo de luto, têm dificuldade em lembrar de seu animal de estimação sem revisitar constantemente o momento em que ele faleceu. Embora você não deva negar a memória, também deve se esforçar para lembrar os bons momentos - os momentos que o fizeram sorrir, os momentos tolos e os travessos também. Lembre-se da alegria que você e seu animal de estimação sentiram na presença um do outro.
  6. Ajudar crianças. Para as crianças, a perda de um animal de estimação costuma ser o que causa a primeira sensação de perda permanente. Todos nós sabemos que a experiência não amortece a dor da perda, e também é verdade que as crianças experimentarão alguns dos mesmos sentimentos de um adulto. Mas a perda é sentida de forma diferente por crianças pequenas; eles provavelmente ficarão confusos e possivelmente com raiva (com os pais, no veterinário ou com eles mesmos). É melhor, entretanto, não confiar em uma mentira bem intencionada como "Daisy fugiu de casa" ou "Tiger foi morar em uma fazenda". Essas explicações podem magoar e confundir seu filho ainda mais enquanto ele tenta descobrir se o animal decidiu abandoná-lo ou foi forçado a sair. Além disso, seu filho pode estar cheio de esperanças irreais, insistindo que o amado animal de estimação voltará para casa. Mesmo que seja difícil, você não deve esconder o fato de que seu animal de estimação faleceu. Ensine seus filhos sobre essa parte natural da vida.
  7. Enfrentando como um idoso. À medida que os idosos lidam com o luto, eles podem ter ainda mais dificuldades. Muitos idosos vivem sozinhos com seus animais de estimação, alguns sabendo que nunca poderão ter outro animal de estimação de forma responsável. Uma sensação de solidão inevitável pode seguir a perda de um animal de estimação. Junto com esse sentimento, a inevitabilidade da morte pode começar a pesar muito sobre os próprios idosos. É de vital importância não se desesperar; novamente, você não está sozinho. Ninguém, independentemente da idade, pode substituir um animal de estimação que partiu. Lembre-se de todos os recursos de suporte variados disponíveis para você - de linhas diretas a grupos de aconselhamento e fóruns online. Você pode formar uma rede de apoio e amor por meio da família e amigos; você pode não imaginar um dia ter outro animal de estimação, mas eles provavelmente também têm animais de estimação - animais de estimação que precisarão de uma babá amorosa de vez em quando. Você pode até ser voluntário em abrigos de animais de estimação locais. À medida que um capítulo de sua vida termina, um novo capítulo se inicia, repleto de novas oportunidades de compartilhar seu amor pela família, amigos, animais de estimação e pela vida.

Seus sentimentos de tristeza são um resultado direto e natural do amor que você sente por seu animal de estimação que partiu, então não tente negar sua tristeza. Ao lidar com a perda de seu animal de estimação, sinta-se confortado pelo fato de que seu amor foi igualado pelo amor que seu animal de estimação sentia por você. O vínculo que vocês formaram juntos não pode ser quebrado pela morte, desde que você o celebre em memória afetuosa.

Artigos relacionados
  1. Como encontrar pelotas de coruja?
  2. Como criar papagaios cinzentos africanos?
  3. Como cuidar dos pássaros?
  4. Como decidir o animal de estimação certo para você?
  5. Como dar um animal de estimação de presente?
  6. Como ensinar um papagaio quacre a falar?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail