Como usar legalmente música protegida por direitos autorais?

A forma mais comum de usar legalmente músicas protegidas por direitos autorais é buscar a aprovação
Obviamente, a forma mais comum de usar legalmente músicas protegidas por direitos autorais é buscar a aprovação do proprietário original.

Direitos autorais significa o direito legal exclusivo, concedido ao criador ou seu representante designado, por um número específico de anos, de publicar, filmar, executar ou gravar material artístico, musical ou literário e autorizar outros indivíduos a fazer o mesmo. Dito isso, deve haver restrições ao uso de música protegida por direitos autorais. Afinal, os sons melodiosos da música que você ouve são o resultado do trabalho árduo e da criatividade de alguém. Essas restrições são mais eficazes quando exigidas por lei e aplicadas de forma eficaz e estão muito bem em vigor. Então, como usar legalmente música com direitos autorais? Aqui estão algumas dicas.

Trabalhos existentes desenvolvidos

Em geral, os direitos autorais sobre a música são válidos durante a vida do autor e por setenta anos depois. Mas, existem algumas exceções, por exemplo, uso justo. Este tem sido o mantra de muitos usuários que desenvolveram trabalhos existentes e, muitas vezes, isso resultou em versões melhores e mais aprimoradas em relação aos originais. O uso justo é definido de forma diferente em diferentes países, mas a regra final deve ser tirar o mínimo possível da composição original e não copiar cegamente o elemento crítico de qualquer peça musical. Siga esta regra e faça uso justo para fazer alterações legais em versões existentes de música. Ainda sobre o assunto de uso justo, algumas jurisdições determinaram que postar músicas em http://youtube.com/ para uso não comercial é compartilhamento e bem dentro da definição de uso justo. Para ser justo com esses sites, eles atendem às solicitações ou objeções de violações de direitos autorais e removem o conteúdo quando contestado pelos legítimos proprietários.

O uso de música protegida por direitos autorais pode ser feito de várias maneiras; as interpretações das leis de direitos autorais dependem da natureza do uso. Por exemplo, se você é um ouvinte e deseja fazer backup de músicas compradas legalmente em uma loja de música ou por meio de uma fonte online como o iTunes, é possível armazenar essas músicas em seu iPod, computador e unidade de armazenamento.

Violar direitos autorais existentes

Deve haver restrições ao uso de música protegida por direitos autorais
Dito isso, deve haver restrições ao uso de música protegida por direitos autorais.

Tratar a música escrita é diferente da música tocada. A música escrita pode ser executada em variações, trazendo assim uma nova apresentação. Isso não violará os direitos autorais existentes em artistas anteriores.

Obviamente, a forma mais comum de usar legalmente músicas protegidas por direitos autorais é buscar a aprovação do proprietário original. Na maioria dos casos, será uma gravadora. Eles têm preços diferentes para a mesma música, dependendo da natureza do uso. Se você estiver usando uma parte de uma música famosa, como a do filme "Good, Bad and Ugly" como parte de um anúncio de paródia em um território limitado, a taxa pode ser bem menor se comparada ao uso em um comprimento completo longa-metragem em que a melodia é tocada toda vez que o ator principal aparece na tela.

Se você executar um local público, como um restaurante, bar, pub, salão ou qualquer outro estabelecimento frequentado pelo público e onde a música com direitos autorais é reproduzido, você será obrigado a procurar uma licença chamada a licença de execução pública, pagando uma quantia fixa como realeza. Essa quantia é paga às sociedades de direitos autorais que, por sua vez, a repassam aos proprietários originais.

Música protegida por direitos autorais pode ser usada legalmente. Certifique-se de seguir a lei ao fazer isso.

Artigos relacionados
  1. Como imigrar legalmente para a Europa?
  2. Como rescindir legalmente funcionários em licença?
  3. Como dissolver uma corporação?
  4. Como escolher uma estrutura jurídica?
  5. Como compreender diferentes cartões de identificação?
  6. Como preparar um contrato de serviços?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail