Como entender a alocação de ativos?

Continua sendo a estratégia de investimento mais comum
Embora não seja à prova de balas, continua sendo a estratégia de investimento mais comum - e na maioria dos casos, a mais apropriada - para investidores de classe média.

A alocação de ativos nada mais é do que diversificar seus investimentos de forma a reduzir a volatilidade de seu portfólio. Embora não seja à prova de balas, continua sendo a estratégia de investimento mais comum - e na maioria dos casos, a mais apropriada - para investidores de classe média.

Diferentes investimentos são afetados de maneiras diferentes por diferentes condições de mercado. Muitos títulos, por exemplo, aumentam em rendimento ou valor quando os preços das ações caem e as ações de empresas de diferentes tamanhos têm um bom desempenho em diferentes condições de mercado.

Busca de alocação de ativos

A alocação de ativos visa reduzir o risco do investidor, aproveitando essa variação no desempenho. Investir em uma variedade de veículos, de acordo com a teoria, reduz o risco inerente a qualquer veículo. Idealmente, quaisquer perdas em uma área da carteira do investidor são compensadas por ganhos em outra área.

A combinação exata de investimentos varia de acordo com a idade e o tamanho do portfólio. Quanto mais perto o investidor chega da aposentadoria, mais conservador (sujeito a menor flutuação de valor) deve ser sua alocação. Um investidor com uma grande carteira, no entanto, pode ser capaz de considerar investimentos mais agressivos ou exóticos, visto que ele presumivelmente pode assumir o risco aumentado.

A crise financeira de 2008-2009 demonstrou que a alocação de ativos não é uma estratégia de investimento infalível. Ações e títulos caíram de valor em toda a linha e muitos investidores, especialmente aqueles que se aproximavam da idade de aposentadoria, sofreram perdas devastadoras no valor de suas carteiras porque estavam sobreponderados em ações ou investimentos baseados em ações.

Contas de poupança da faculdade

Outro golpe na estratégia é que pode ser difícil realmente seguir. Os investidores que se aproximam da aposentadoria, que sob a estratégia deveriam ter mudado para uma alocação mais conservadora, às vezes optaram por perseguir os retornos mais elevados de investimentos mais arriscados e, portanto, sofreram perdas muito mais pesadas no crash do ano passado. Especialmente para contas de poupança de aposentadoria e faculdade, é importante mudar para investimentos menos voláteis quanto mais perto você chegar de sacar os fundos.

As vantagens da alocação de ativos foram exageradas pela indústria, na medida em que gerou complacência por parte da indústria e dos investidores. Como muitos aprenderam, no entanto, nenhuma estratégia de investimento é uma fórmula infalível para retornos automáticos garantidos. Assumir uma postura ativa em aprender os meandros de suas diferentes opções de investimento e monitorar a composição de seu portfólio é uma exigência para todos os mercados. Em um mundo financeiro imperfeito, no entanto, os benefícios da diversificação a serem obtidos por meio da alocação de ativos continuam a superar os riscos.

Artigos relacionados
  1. Como entender os certificados corporativos?
  2. Como ver como um capacete é feito?
  3. Como etiquetar um envelope postal?
  4. Como arquivar formulários corporativos?
  5. Como resolver o problema do valor esperado?
  6. Como comprar nomes de domínio?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail