Como prevenir um ataque de tubarão?

As barbatanas de tubarão são usadas para uma iguaria culinária popular na Ásia
As barbatanas de tubarão são usadas para uma iguaria culinária popular na Ásia: a sopa de barbatana de tubarão.

Dicas seguras e úteis para o amante do oceano

Os oceanos são, sem dúvida, uma das maiores atrações turísticas do mundo. Embora a beleza natural do oceano coloque surfistas, mergulhadores e nadadores sob seu feitiço, um oceano também tem alguns perigos escondidos em suas profundezas. Um desses perigos é a possibilidade de um ataque de tubarão. Na verdade, até mesmo alguns rios são o lar de um tipo particularmente agressivo de tubarão: o tubarão-touro. Embora os ataques de tubarão em humanos sejam raros, eles acontecem aproximadamente 56 vezes por ano, em todo o mundo.

Na verdade, 100 milhões de tubarões são abatidos todos os anos, pois são vítimas de mãos humanas. As barbatanas de tubarão são usadas para uma iguaria culinária popular na Ásia: a sopa de barbatana de tubarão. Uma vez que a barbatana é removida, o tubarão às vezes é jogado de volta na água enquanto ainda está vivo para morrer uma morte dolorosa.

Até mesmo alguns rios são o lar de um tipo particularmente agressivo de tubarão
Na verdade, até mesmo alguns rios são o lar de um tipo particularmente agressivo de tubarão: o tubarão-touro.

Como você pode ver, ao contrário da má reputação dada aos tubarões por Hollywood, os tubarões não têm como alvo os humanos personificados nos filmes de Hollywood como "Tubarão" e "Deep Blue Sea". Embora não haja palavras para descrever o horror de um ataque de tubarão, lembre-se de que nem todos os ataques de tubarão são fatais. Na verdade, houve 62 ataques de tubarão não provocados em todo o mundo em 2006, dos quais 4 foram fatais. Esse fato não pretende minimizar as tragédias resultantes dos ataques de tubarões. Outro fato interessante é que, ao contrário da crença popular, nem todos os tubarões são perigosos para os humanos. Na verdade, 80% das 350 espécies de tubarões são consideradas inofensivas para os humanos por serem muito pequenos ou comedores de plâncton.

Aqui estão algumas dicas úteis sobre como evitar um ataque de tubarão.

  1. Cuidado com a água ao entardecer, ao amanhecer e à noite. Evite mergulhar, surfar e nadar na água ao entardecer, ao amanhecer e à noite, pois esses horários são conhecidos como horários de alimentação e caça aos tubarões. Além disso, a falta de luz pode confundir o tubarão e ele pode confundi-lo com sua presa favorita - focas e leões marinhos.
  2. Fique longe de áreas de pesca, declives acentuados e bancos de areia. Áreas de pesca, declives acentuados e bancos de areia são as áreas favoritas de alimentação dos tubarões. Evite-os a todo custo. Se você observar aves marinhas mergulhando, também é uma boa indicação de que tubarões podem estar presentes. Afinal, as aves marinhas também pescam nesses locais, o que dá uma boa pista sobre a provável presença de tubarões nessas áreas. Evite também águas turvas, pois a turvação pode confundir o tubarão, fazendo com que ele confunda você com uma presa.
  3. A presença de botos não é necessariamente um bom sinal. A presença de botos em uma determinada área não significa que os tubarões não estejam por perto. Na verdade, tanto os botos quanto os tubarões costumam nadar nas mesmas áreas, pois costumam se alimentar da mesma presa.
  4. Se for essa época do mês, fique fora da água! Se uma mulher estiver menstruada, ela deve ficar fora da água, pois os tubarões têm um olfato extremamente sensível. Uma gota de sangue pode ser detectada a um quilômetro de distância!
  5. Onde há sangue, há tubarões! Se você tiver uma ferida aberta ou se machucar, fique fora da água, pois o sangue atrairá tubarões. Evite um confronto doloroso com um desses predadores.
  6. Joias, contrastes e roupas brilhantes atraem tubarões! Joias brilhantes lembram escamas de peixe aos olhos de um tubarão. Os contrastes causados por um bronzeado irregular e cores brilhantes atraem os tubarões, pois eles podem ver o contraste muito bem.
  7. Evite movimentos erráticos. Evite usar movimentos erráticos, como os criados por seu animal ao nadar ou quando você está brincando na água. Esses movimentos atraem tubarões; eles se assemelham ao comportamento de uma presa ferida ou em perigo. Respingos excessivos também podem atrair tubarões.
  8. Fique em grupos. Nunca mergulhe, surfe ou nade sozinho. Fique em grupos e perto da costa, pois os tubarões tendem a atacar os solitários. Além disso, se você ficar perto da costa e acabar precisando de ajuda, será mais fácil e rápido obtê-la.
  9. Os sinais de alerta nunca devem ser ignorados. Se um sinal de alerta for colocado, informando que tubarões foram avistados nesta área, não tente o destino e desafie as probabilidades arriscando-se e entrando na água. Não brinque com sua vida e segurança!
  10. Se houver tubarões, saia! Se você vir um tubarão, nunca o assedie, pois ele pode se voltar contra você. Basta sair da água o mais rápido possível. Se o salva-vidas gritar para sair devido à presença de um tubarão, saia imediatamente.

Se você seguir essas dicas de segurança, aumentará suas chances de evitar um ataque de tubarão. Há uma diferença entre bravura e descuido e esta pode ser a diferença entre vida, morte ou um ferimento que mudou a vida e que poderia ter sido evitado. Faça as escolhas certas ao nadar no oceano.

Artigos relacionados
  1. Como usar a melatonina para combater o jet lag?
  2. Como ser um turista responsável?
  3. O melhor guia para fazer uma viagem com seus amigos do golfe
  4. Cinco principais viagens de planejamento de fim de semana para a viagem de um grande amigo
  5. Como aproveitar ao máximo seu passeio de motocicleta?
  6. Como manusear uma arma com segurança?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail