Como fazer pesquisas de funcionários?

Você prepara o terreno para que o funcionário pense em termos gerais sobre um aspecto específico da empresa
Primeiro, você prepara o terreno para que o funcionário pense em termos gerais sobre um aspecto específico da empresa.

Uma das melhores maneiras de se manter informado sobre os pensamentos e opiniões de seus funcionários é realizar pesquisas periódicas. Se você está pensando em fazer a primeira pesquisa de funcionários já feita em sua empresa, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter informações que serão facilmente mensuráveis, construtivas e lhe fornecerão ideias sobre como melhorar o ambiente de trabalho.

  1. Organizar sua pesquisa em seções específicas alcançará dois objetivos. Primeiro, você prepara o terreno para que o funcionário pense em termos gerais sobre um aspecto específico da empresa. Por exemplo, se o funcionário ler que o próximo conjunto de perguntas tem a ver com a função de um departamento específico dentro da organização, ele começará a se concentrar no que sabe sobre esse departamento. Se a próxima seção tem a ver com a percepção do indivíduo sobre seu supervisor ou gerente imediato, então é fácil enfocar naquele aspecto específico do local de trabalho. Ao reservar um momento para fazer perguntas em uma sequência lógica, é mais provável que as respostas reflitam verdadeiramente a opinião do funcionário do que se as perguntas fossem puladas.
  2. Quando se trata da estrutura das próprias perguntas, mantenha-as concisas e autoexplicativas. A ambigüidade não o ajudará a receber respostas construtivas às suas perguntas. Por exemplo, você obterá uma resposta muito mais útil perguntando: "Você se sente à vontade para fazer ao seu supervisor uma pergunta relacionada a uma tarefa atribuída?" em vez de "Você considera seu supervisor um bom comunicador?"
  3. Além de garantir que suas perguntas sejam precisas, certifique-se de que as respostas opcionais também sejam exatas. Geralmente, você obterá dados muito mais úteis com perguntas que podem ser respondidas com um simples sim ou não, ou pelo menos uma escolha de três a quatro respostas. Ao impor limites às respostas possíveis, você cria a capacidade de relacionar todos os dados coletados e começa a identificar padrões. Esses padrões o ajudarão a identificar áreas em que seus funcionários consideram a empresa forte e também a apontar onde os funcionários tendem a pensar que a empresa precisa trabalhar mais.
    Certifique-se de que as respostas opcionais também sejam exatas
    Além de garantir que suas perguntas sejam precisas, certifique-se de que as respostas opcionais também sejam exatas.
  4. Isso não significa que você deva omitir completamente a chance de seus funcionários fazerem outros comentários. Qualquer boa pesquisa com funcionários incluirá uma seção onde o funcionário é livre para compartilhar comentários sobre qualquer coisa relacionada à sua posição ou à empresa em geral. Você precisará avaliar esta seção individualmente, em vez de passar para a avaliação geral dos resultados da pesquisa. Mas muitas vezes pode ajudá-lo a refinar suas perguntas para a próxima pesquisa ou identificar uma situação potencial de esmagamento moral antes que se torne um problema real.
  5. O anonimato do funcionário é outra opção que você deseja fornecer como parte da pesquisa. Embora alguns funcionários desejem fornecer seus nomes, outros serão mais acessíveis se tiverem a opção de permanecer anônimos. Permita as duas opções e assegure aos que desejam divulgar seus nomes que as informações serão mantidas em sigilo.

Pesquisas com funcionários podem ajudar a manter o local de trabalho produtivo e unificado, se a pesquisa ajudar a identificar potenciais áreas de preocupação, ao mesmo tempo que ajuda os funcionários a compreender que seus pensamentos fazem a diferença.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail