Cavalos reprodutores: Fatos sobre cuidados e reprodução de cavalos

É uma grande decisão e responsabilidade
Criar e cuidar de uma égua prenhe, sem falar de um novo potro, é uma grande decisão e responsabilidade.

Aprenda técnicas de criação de cavalos e os prós e contras de criar sua égua

Criar e cuidar de uma égua prenhe, sem falar de um novo potro, é uma grande decisão e responsabilidade. Há muitas coisas a se considerar depois de tomar a decisão de criar sua égua. Por exemplo, ajuda se o seu cavalo foi devidamente treinado para que seja mais fácil de manusear.

Se você não tem experiência nesta área, é melhor procurar ajuda profissional com a criação e ter alguém que possa ajudá-lo a responder a qualquer dúvida ou preocupação que você possa ter. Algumas das coisas que precisam ser levadas em consideração, mesmo antes de a reprodução ocorrer são:

  1. A época do ano - antes de considerar as técnicas de criação, você precisa conhecer alguns fatos importantes sobre cavalos sobre éguas. As éguas têm ciclos regulares de "cio" durante os meses de primavera e verão, cessando durante o outono. Esses ciclos de "calor" são desencadeados pelo clima mais quente, que estimula o cérebro a produzir os hormônios reprodutivos. Com alguns puros-sangues, luz artificial e calor são utilizados - como luzes elétricas em estábulos - para que a égua se reproduzem mais cedo e entregar como perto de 01 de janeiro st possível (o aniversário oficial de todos os puro-sangue cavalos de corrida). Mas normalmente, os meses mais comuns para uma égua dar à luz são de maio a julho. Então, sabendo que uma éguao período de gestação dura onze meses, a melhor época para cobrir (ou criar) a égua é de junho a agosto.
  2. Prós e contras da criação - Embora haja benefícios em ter sua égua reproduzida, também há pontos negativos e uma coisa certa é a importância da saúde geral dos cavalos. A maioria das éguas não terá problemas para ter uma gestação e parto bem - sucedidos, mas às vezes surgem problemas. Ao pensar em criar sua égua, você precisa ter certeza de que tem tempo para o trabalho árduo que isso requer e que tem instalações especiais, como uma área separada para desmamar o potro. A reprodução de raças puras pode ter um benefício financeiro quando o cruzamento não oferece muito financeiramente, embora seja conhecido por produzir bons potros. Com os garanhões, você não precisa se preocupar depois que a ação é feita, mas há incidentes que podem acontecer durante a criação e podem causar danos, como o chute da égua.
  3. Idade para criação - A maioria das éguas consegue se reproduzir desde seu primeiro ciclo de "cio", por volta dos 18 meses de idade, até que não tenham mais ciclos "regulares". A maioria dos criadores prefere começar aos quatro anos porque a égua já está crescendo nessa idade. Às vezes, a égua pode cruzar até o final da adolescência. Com garanhões, ou reprodutores, a maioria dos criadores tenta fazer o treinamento, como dobra e boas maneiras, quando o garanhão tem dois anos, para que seja mais fácil de manejar quando começarem a criá-lo aos três ou quatro. Não comece a criar seu garanhão muito jovem ou você nunca conseguirá nada mais realizado.
Aprenda técnicas de criação de cavalos
Aprenda técnicas de criação de cavalos e os prós e contras de criar sua égua.

Então, se depois de considerar tudo isso, você ainda deseja criar seu cavalo, então parabéns. Ter um novo potro é sempre emocionante! Você também continuará uma grande linha de sangue com os atributos que o convenceram a criar seu cavalo em primeiro lugar. Existem três maneiras básicas que os criadores de cavalos usam para engravidar uma égua:

  1. Inseminação artificial - esta forma de criação de cavalos é mais comumente usada nos cavalos de alto dólar. A inseminação artificial permite que você selecione as características para as quais deseja procriar, embora possa ser bastante caro obter o sêmen. O sêmen é retirado de um garanhão, que está montando uma égua "falsa" e ejaculando em tubos. A vantagem desse cruzamento é que a maioria das amostras é verificada quanto à fertilidade.
  2. Criação de gama aberta ou não controlada - Na maioria das vezes, o condutor da égua ou do garanhão irá atrelar seu cavalo para os estábulos do outro condutor, onde a égua e o garanhão são colocados juntos e podem se reproduzir naturalmente por conta própria. Este é o procedimento mais natural e prova ser bastante bem sucedido, embora possa exigir várias tentativas, dependendo dos cavalos.
  3. Criação monitorada ou reprodução controlada - é onde ambos os manipuladores estão no local com os cavalos. Eles geralmente os têm cabresto e com trela, e o treinador do garanhão pode ter um chicote ou outro dispositivo para que ele possa manter o garanhão sob controle. Esta é uma das formas mais perigosas de procriar, porque você nunca sabe como a égua ou o garanhão irão reagir e isso o coloca no meio, por assim dizer.

Assim que a criação estiver concluída, espere pelo menos um mês (mais ou menos o tempo em que a égua está geralmente no "cio") para marcar uma consulta com seu veterinário. O veterinário pode confirmar se sua égua está de fato grávida ou não. A maioria dos criadores oferece garantias, de modo que, se a égua não "pegar", você poderá tentar novamente até que ela o faça. Assim que a criação for confirmada, é seguro continuar os exercícios e a montar a égua. A maioria pode ser montada até a hora marcada para o parto, dependendo da saúde da égua.

Artigos relacionados
  1. Como escolher um trailer de cavalos?
  2. Como se tornar um treinador de cavalos?
  3. Como aspirar um cavalo?
  4. Como treinar cavalos selvagens?
  5. Como tratar úlceras em cavalos?
  6. Como saber se um cavalo está doente?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail