Como comparar as peças da transmissão automática vs manual?

Em uma transmissão automática
Em uma transmissão automática, o conversor de torque toma o lugar da embreagem e as engrenagens são dispostas em um arranjo de engrenagem planetária.

Os europeus consideram o fato de que a maioria dos carros vendidos no Norte da Europa tem transmissão automática. Para o resto do mundo, porém - particularmente na Europa e na Ásia - os automóveis com transmissão manual são os preferidos. Isso talvez se deva à manutenção mais barata, ao custo inicial mais barato e a uma sensação geral de controle sobre o veículo. Algumas subculturas até acreditam que os homens de verdade só dirigem porrete.

É verdade que você obtém mais controle sobre um veículo manual, e o fato de ter uma embreagem mecânica em vez de hidráulica garantiria uma transferência de potência mais eficiente e, portanto, melhor eficiência de combustível. Dirigir um veículo com transmissão padrão também permite uma direção mais enérgica, devido ao nível de controle.

Alavancas de seleção de marcha

Os veículos com transmissão automática e manual não estão realmente em mundos separados. A maioria dos carros de marca e modelo semelhantes geralmente têm exatamente os mesmos motores sob o capô, os mesmos níveis de acabamento, interiores e aparência. O que os diferencia são a caixa de câmbio real e as alavancas de seleção de marcha.

As caixas de câmbio manuais e automáticas contêm as engrenagens, que conectam o motor com a transmissão (ou o eixo, como no caso dos veículos com tração traseira) e, em última instância, com as rodas. No entanto, a maioria das semelhanças termina aí, pois as tecnologias para mudar de marcha são diferentes.

Os veículos com transmissão manual usam uma embreagem para desengatar o motor das rodas quando estão em ponto morto ou parado. Quando o pedal da embreagem é totalmente pressionado, as almofadas da embreagem se desconectam e o motor é essencialmente desconectado da transmissão e das rodas. Quando o pedal da embreagem é levantado parcialmente, as almofadas da embreagem giram umas às outras devido ao atrito, chamado de "escorregamento", e a potência é parcialmente transferida do motor para as rodas, trazendo o carro para frente (ou para trás) gradualmente de uma posição de parada.

Almofadas da embreagem totalmente engatadas

Os veículos com transmissão manual usam uma embreagem para desengatar o motor das rodas
Os veículos com transmissão manual usam uma embreagem para desengatar o motor das rodas quando estão em ponto morto ou parado.

Uma vez que o pedal da embreagem é completamente levantado, as almofadas da embreagem engatam totalmente e há transferência total de potência do motor para as rodas. O mesmo processo se repete quando o motorista aumenta a marcha conforme o veículo acelera, mas durante o funcionamento, "escorregar" não é mais necessário, pois é possível selecionar as marchas diretamente e engatar as rodas, supondo que a velocidade corresponda à marcha selecionada.

Em uma transmissão automática, o conversor de torque toma o lugar da embreagem e as engrenagens são dispostas em um arranjo de engrenagem planetária. Em vez de usar uma embreagem para desengatar manualmente o motor da roda, um carro com transmissão automática depende da transferência de fluido de transmissão em altas pressões de dentro do conversor de torque, a fim de transferir a potência do motor para as rodas usando turbinas em ambas as extremidades.

Quando o carro é parado, as turbinas principais do lado do motor do conversor de torque ainda giram, mas o fluido da transmissão é desviado de volta. Quando um carro está parando, a turbina principal conduz o fluido para o outro lado, até que o automóvel comece a funcionar. Ambas as turbinas são normalmente travadas juntas em velocidades de cerca de 40 a 50 milhas por hora, para garantir a transferência de energia eficiente.

Transmissão padrão total

Em termos de interiores de veículos, um veículo com transmissão manual normalmente teria o câmbio manual no console central ao lado do motorista. Isso seria manipulado em um padrão H, e a maioria dos carros modernos tem seis posições, variando da 1ª à 5ª e na marcha à ré. Em um veículo automático, por outro lado, o seletor de marcha incluiria as marchas Park, Reverse, Neutral, Drive e Low. O seletor de marcha pode ser localizado no console central ou na coluna de direção. Algumas transmissões automáticas modernas também possuem um sistema "tiptronic" ou semiautomático, que imita o controle que uma transmissão padrão completa pode oferecer, mas sem a necessidade de embreagem manual.

Uma das vantagens da transmissão padrão em relação à automática é a manutenção mais fácil. Uma caixa de câmbio automática é geralmente mais pesada do que uma manual e, devido ao uso de um conversor de torque em vez de uma embreagem, é necessária uma manutenção mais frequente. O proprietário precisa se certificar de que tem fluido de transmissão adequado o tempo todo, para que o conversor de torque funcione corretamente.

Indiscutivelmente, a melhor vantagem que uma transmissão automática tem sobre a manual é a facilidade e conveniência de direção que ela oferece, especialmente em viagens de longa distância e tráfego em trânsito. Os automáticos também diminuem a probabilidade de erro humano, como redução de marcha em altas rotações do motor. A pergunta clássica de automático vs. manual é melhor respondida pela preferência do motorista. Se você prefere facilidade de manutenção e maior nível de controle, o manual é a melhor escolha. Se você precisa de conforto acima de tudo, a transmissão automática é para você.

Artigos relacionados
  1. Como fazer uma capa para a quinta roda do seu caminhão?
  2. Como comprar sistemas de entrada sem chave para carros?
  3. Como instalar sistemas remotos de entrada sem chave para carros?
  4. Como manter seu carro verde?
  5. Como economizar nas peças do carro através da fonte da peça?
  6. Como programar seu carro para um abridor de garagem?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail