Como cuidar da pele do seu cachorro?

Desde o tempo seco até doenças de pele contagiosas
Muitas condições podem afetar a pele do seu cão, desde o tempo seco até doenças de pele contagiosas, causando coceira, vermelhidão, infecção e dor.

Muitas condições podem afetar a pele do seu cão, desde o tempo seco até doenças de pele contagiosas, causando coceira, vermelhidão, infecção e dor. Cuidar adequadamente da pele do seu cão é vital para sua saúde geral, bem-estar e aparência.

  1. Escolha o shampoo adequado. Existem muitas variedades de shampoo feitas especificamente para cães. Se o seu cão tem pele seca e escamosa, escolha um xampu hidratante ou para pele sensível. Também disponíveis para pele seca e coceira associada estão xampus medicamentosos com aveia, mamão ou babosa. Use um shampoo anti-séptico para pele inflamada para aliviar a coceira excessiva e prevenir infecções. Existem também xampus para pulgas e carrapatos, xampus de controle de derramamento e, se o seu cão tem medo de água, xampus sem água. Para certas doenças de pele, um veterinário fornecerá um shampoo de prescrição.
  2. Trate os parasitas rapidamente. Pulgas, carrapatos, larvas, sarna e micose afetam a pele do seu cão.

    As pulgas causam coceira, irritação na pele e, em alguns casos, reações alérgicas. Existem muitos xampus e cremes anti-pulgas no mercado para tratar seu cão contra pulgas, mas certifique-se de tratar toda a sua casa além de tratar seu cão. Isso pode incluir um spray ou pó para carpetes e estofados ou um nebulizador para uma sala inteira. Depois de livrar sua casa e seu cão das pulgas, você pode usar um dos tratamentos de manchas convenientes em seu cão uma vez por mês para evitar a reinfestação.

    Carrapatos podem transmitir doenças que são perigosas para humanos e cães, além de causar coceira e irritação. Muitos shampoos, banhos e tratamentos locais uma vez por mês são considerados eficazes tanto para pulgas quanto para carrapatos. Para tratar da casa, trate da mesma forma que faria com as pulgas, mas certifique-se de que os produtos sejam especificamente rotulados para matar carrapatos. Para remover os carrapatos do cão com as mãos, use uma pinça e agarre o carrapato o mais próximo possível da pele. Puxe suavemente o carrapato para fora e aplique anti-séptico na pele. Jogue o carrapato no vaso sanitário ou mergulhe-o em álcool para matá-lo. Certifique-se de limpar bem as mãos e higienizar a pinça depois para evitar a possível propagação de doenças.

    As larvas de ácaros são ácaros que se alimentam do sangue de um cão e causam coceira e irritação. Eles podem ser encontrados com mais freqüência ao redor da cabeça e pescoço e são vermelhos, laranja ou amarelos. Se você suspeitar de larvas de ácaros, consulte um veterinário para cremes prescritos para aplicar nas áreas afetadas.

    Mange é um tipo de infestação de ácaros sob a pele que causa manchas vermelhas calvas e coceira e pode levar a uma infecção secundária. O diagnóstico e o tratamento de um veterinário são necessários para livrar seu cão da sarna.

    Micose não é realmente um verme; é um fungo que causa manchas carecas vermelhas ou cinza circulares na pele de um cão. Se seu cão tem micose, consulte o veterinário para o tratamento de xampus e pomadas medicamentosos. A micose é contagiosa para humanos, principalmente crianças, portanto, evite o contato com a área.

  3. Alimente seu cão com a comida certa. Uma comida de cachorro de alta qualidade fornece o equilíbrio correto de ácidos graxos e nutrientes necessários para uma pele saudável. Existem muitos suplementos nutricionais para o cuidado da pele de um cão, mas se o seu cão comer uma ração de qualidade, os suplementos podem ser desnecessários. Para prevenir um desequilíbrio, dê suplementos nutricionais ao seu cão somente sob orientação de um veterinário. Muitos cães também podem sofrer de alergias alimentares que causam coceira na pele. Uma visita ao veterinário e possivelmente uma dieta de eliminação irão determinar se o seu cão tem alergia alimentar.
    Escolha um xampu hidratante ou para pele sensível
    Se o seu cão tem pele seca e escamosa, escolha um xampu hidratante ou para pele sensível.
  4. Escove seu cão diariamente. Os óleos naturais da pele de um cão são distribuídos pela escovagem. Estes óleos mantêm a pele e a pelagem do seu cão saudáveis e brilhantes. Para estimular melhor a produção de oleosidade da pele sem irritar a pele, use um pincel com cerdas de borracha ou uma luva de limpeza.
  5. Inspecione a pele com freqüência. Verifique a pele do seu cão para ver se há algo fora do comum, como caroços, áreas descoloridas, feridas ou pontos doloridos. Consulte um veterinário se encontrar algo incomum.
Artigos relacionados
  1. Como cuidar de seu filhote de cachorro Pomeranian em seu primeiro dia?
  2. Como cuidar de sua cadela grávida?
  3. Como escolher um serviço de tratamento de animais de estimação?
  4. Como verificar se há carrapatos em seu cão?
  5. Como escolher um suplemento de alho para seu animal de estimação?
  6. Como escolher uma babá de estimação?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail