Como proteger uma lagoa de algas?

As algas se alimentam principalmente dos nutrientes presentes no tanque
As algas se alimentam principalmente dos nutrientes presentes no tanque, que podem vir das plantas e peixes.

Supõe-se que uma lagoa tenha aquele apelo de aparência nova. Por causa das algas, no entanto, uma lagoa outrora bela pode se tornar um corpo de água desagradável, para não mencionar insalubre. Existem produtos que você pode usar para matar algas, mas como eles também podem matar peixes e plantas no tanque, é muito melhor seguir o caminho natural. Aqui estão algumas maneiras de prevenir o crescimento de algas no tanque sem o uso de produtos químicos.

  • Entenda como as algas crescem. Conhecer a biologia das algas ajudará você a entender melhor como matá-las. As algas se alimentam principalmente dos nutrientes presentes no tanque, que podem vir das plantas e peixes. Portanto, quando há um alto nível de nutrientes na água, é muito mais provável que as algas cresçam. Seu objetivo, portanto, é principalmente diminuir o nível de nutrição no tanque.
  • Coloque mais plantas flutuantes. Como essas plantas flutuantes - que incluem alface-d'água e jacinto - se alimentam de nutrientes, haverá menos nutrientes sobrando para as algas. E isso acabará impedindo o crescimento de algas. Os especialistas afirmam que cerca de 70% da água deve ser coberta com essas plantas. Essa porcentagem não apenas diminuirá os nutrientes, mas também poderá bloquear a luz solar. Muito sol, especialmente durante o verão, pode promover o crescimento de algas.
  • Instale o sombreamento. Além de plantas flutuantes na lagoa, você também pode usar outras formas de sombra. Exemplos são cortinas de vela e isopor. Você também pode tentar usar corantes de água. Esses corantes, que geralmente vêm em preto e azul, bloqueiam a luz do sol e, portanto, evitam o crescimento de algas.
  • Limite o número de peixes na lagoa. Quanto menos peixes, menor será o nível de nutrientes. E isso se traduz em menos crescimento de algas. Os especialistas também aconselham não superalimentar os peixes. Se houver algas no tanque, é aconselhável remover alguns dos peixes e reduzir a alimentação dos peixes.
    Considere a instalação de bermas que impeçam a entrada de água na lagoa
    Para evitar isso, considere a instalação de bermas que impeçam a entrada de água na lagoa.
  • Abordar o escoamento de água. Certifique-se de que o tanque está totalmente protegido do escoamento de água. Especificamente, o escoamento de água do jardim pode conter fertilizantes que podem sustentar a vida das algas. Para evitar isso, considere a instalação de bermas que impeçam a entrada de água na lagoa.
  • Troque a água da lagoa. Como a água estagnada promove o crescimento de algas, é muito importante trocar a água do tanque regularmente. Isso se aplica especialmente durante o verão e a primavera, quando o crescimento de algas é muito provável. Substitua 0,33 da água por água doce, mas certifique-se de remover o cloro se estiver usando água doce clorada.
  • Use clarificador UV. Um clarificador UV remove as algas do tanque. Ele está disponível em lojas de suprimentos para lagoas. Se preferir, use o clarificador UV com filtro biológico. Um filtro biológico irá eliminar todas as impurezas da água.
  • Livre-se dos escombros. Quaisquer detritos que flutuem na superfície ou se acomodem abaixo devem ser removidos. Isso inclui aparas de plantas, folhas mortas e galhos, que contêm nutrientes que podem sustentar o crescimento de algas.

Lembre-se de remover imediatamente as algas do tanque. Você pode fazer isso limpando manualmente as algas. Isso pode ser um processo tedioso, mas pode, no final das contas, beneficiar sua lagoa a longo prazo.

Artigos relacionados
  1. Como montar um aquário de peixinho dourado?
  2. Como fazer filtros de tanque de peixes?
  3. Como fazer um aquário acírico?
  4. Como criar peixes-balão com manchas verdes?
  5. Como fazer um tanque de peixes e lírio da paz Betta?
  6. Como trocar a água do seu aquário?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail