Seu guia faça você mesmo: como instalar painéis solares em seu telhado

Lembre-se de que você precisa de mais do que apenas painéis solares para fazer sua casa funcionar
Por falar em coleta de materiais, lembre-se de que você precisa de mais do que apenas painéis solares para fazer sua casa funcionar com energia solar.

Ir para a energia solar não é tão complicado quanto pode parecer. Exige alguma reflexão e consideração com antecedência, mas não há razão para que você não possa tornar sua casa mais eficiente em termos de energia!

Sem mencionar que agora é mais fácil fazer a transição para a energia solar do que nunca. Tudo que você precisa é um pouco de conhecimento sobre por que a energia solar é tão importante e como instalar painéis solares em sua casa.

Continue lendo para um guia simples de 10 passos para ir da energia tradicional à solar.

1. Faça uma avaliação energética da sua casa

Antes de começar o trabalho pesado, você deve fazer as avaliações adequadas. Sua casa pode ser mais eficiente em termos de energia do que você pensa. Ou pode exigir apenas alguns painéis solares para operar a casa inteira.

Essas não são coisas que você pode determinar por tentativa e erro. São detalhes que você precisa saber de cara e uma avaliação energética profissional pode ajudá-lo a entender o que realmente está acontecendo em sua casa.

Isso dividirá sua conta mensal de energia em quanta energia os eletrodomésticos consomem, em quanto as luzes usam e como o aquecimento e o resfriamento afetam suas taxas de energia. Anote todas as oportunidades que encontrar para desligar mais luzes ou investir em eletrodomésticos com eficiência energética. Esses hábitos andam de mãos dadas com a mudança para a energia solar.

2. Dê uma olhada no telhado

Depois de ter uma ideia melhor do que está acontecendo dentro da casa, você precisa subir no telhado. O problema com a instalação de painéis solares é que nem sempre tem a mesma aparência. A forma, a inclinação e a posição do telhado determinam em grande parte o andamento do processo.

Telhados com muita variação entre pontos altos e áreas planas não são realmente ideais, e mesmo aqueles com espaço para painéis solares podem não receber a quantidade certa de luz necessária no lado plano. Você deve identificar o local em seu telhado com maior potencial para fornecer energia solar. Esta é a área com bastante espaço para instalar cada painel e a quantidade certa de luz para torná-los funcionais.

3. Pesquise os diferentes tipos de painéis solares

Assim como você precisa encontrar o lugar certo em seu telhado para os painéis, você deve levar um segundo para considerar o tipo de painel que deseja. A energia solar não está disponível por meio de uma peça de tecnologia padrão. Existem várias formas de painéis e um punhado de sistemas diferentes para operá- los.

As opções de energia solar mais comuns para residências são:

  • Silício cristalino
  • Monocristalino
  • Policristalino
  • Painéis solares de filme fino

Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, que vale a pena examinar. Certifique-se de comparar o custo de todas as suas opções e a durabilidade de cada material também.

4. Considere outras opções solares

Enquanto você pesquisa os vários tipos de painéis que pode colocar em sua casa, você pode encontrar maneiras alternativas de começar a usar a energia solar. Isso inclui coisas como usar energia solar compartilhada ou investir em um arrendamento solar.

A abordagem solar compartilhada

Solar comunitário é quando um grupo de pessoas se reúne para comprar um sistema de energia solar. O sistema está em uma posição onde todos os envolvidos na compra podem usar a energia para sua casa ou empresa. Este "grupo" pode ser você e seus vizinhos, mas os proprietários também podem ser uma empresa de serviços públicos ou um desenvolvedor solar.

Se você e seus vizinhos comprassem um sistema de energia solar, seria um pouco maior do que o do seu telhado. Mas, a compra da comunidade torna mais acessível financeiramente e mais fácil de manter.

Se você investir em energia solar comunitária de uma concessionária ou empresa de desenvolvimento de energia solar, será capaz de se tornar ecológico de uma maneira totalmente independente. As grandes empresas fazem a maior parte do trabalho enquanto você desfruta da energia solar em sua casa.

Como funciona um arrendamento solar

Alugar energia solar é como usar a energia solar comunitária de uma empresa, em vez de um grupo de amigos. Ao fazer o aluguel, você tem acesso a todos os benefícios da energia solar em sua casa sem ter que se preocupar com instalação ou reparos.

Em vez disso, uma empresa de energia solar cobra um pagamento mensal fixo pelo uso de seu sistema. É uma solução simples e acessível para a energia solar que você não precisa se preocupar.

5. Faça um plano

Este é um bom momento para começar a preencher certos papéis fiscais ou aprender como vender o excesso
Este é um bom momento para começar a preencher certos papéis fiscais ou aprender como vender o excesso de energia solar.

O problema com o uso das opções solares alternativas mencionadas acima é que você não pode realmente chamá-lo de DIY. Claro, eles permitem que você comece a usar a energia solar em vez de aderir à energia tradicional, mas você não faz muito, em vez de pegar o telefone, digitar alguns números e firmar um contrato.

Se você quiser sujar um pouco as mãos, terá de fazer todo o processo sozinho. Se for esse o caso, você precisa fazer um plano.

Uma instalação solar adequada não acontece de um dia para o outro - especialmente quando você tem trabalho, vida familiar e outras coisas em sua vida. Reserve um tempo para limpar algumas noites e fins de semana em sua agenda. Quanto mais perto você puder agendar todo o seu "tempo de energia solar" juntos, melhor.

Fatore o tempo que levará para deixar todos os materiais prontos para uso também.

6. Reúna os materiais

Por falar em coleta de materiais, lembre-se de que você precisa de mais do que apenas painéis solares para fazer sua casa funcionar com energia solar. Você também precisará de um controlador, baterias e um inversor. Isso é o que permite que a energia aproveitada dos painéis se transforme em eletricidade para sua casa.

Você pode solicitar todos os materiais de uma empresa ou selecionar e escolher seu sistema. No entanto, tenha cuidado para complicar demais o processo e não planeje fazer nenhum trabalho até que cada parte do seu projeto seja entregue.

Enquanto você reúne os itens para o seu projeto, analise os benefícios adicionais disponíveis, caso ainda não tenha feito isso. Este é um bom momento para começar a preencher certos documentos fiscais ou aprender como vender o excesso de energia solar.

7. Coloque os suportes para baixo primeiro

Comece a trabalhar assim que todos os seus materiais chegarem. Coloque os colchetes primeiro. Estes são a base dos seus painéis solares; eles apóiam cada painel e os mantêm seguros, não importa o que aconteça.

Os suportes podem ser feitos com tábuas de madeira, a menos que especificado de outra forma pelos fabricantes de painéis solares. Quantos suportes você faz e o tamanho deles depende dos painéis que você compra, portanto, verifique as dimensões ao comprar os materiais.

Isso deve levar apenas uma tarde para fazer. Você pode fazer isso em um sábado e iniciar o processo de instalação no domingo.

8. Coloque todos os painéis em seu telhado

Esta é sem dúvida a parte mais difícil de todo o processo de instalação DIY: colocar os painéis solares no telhado! Eles não são exatamente itens que você pode carregar com uma mão enquanto sobe uma escada. Você terá que ser criativo sobre como colocar cada painel sem forçar seu corpo ou danificar os materiais.

Uma vez que todos eles estejam lá, a próxima parte é simples. Coloque um painel em cada suporte e verifique se cada um está seguro.

9. Conecte e proteja tudo

Quando todos os painéis estiverem no lugar, você deve conectá-los uns aos outros.

Isso requer algum conhecimento de fiação. Pode parecer um pouco complexo se você nunca lidou com eletrônica antes, mas é mais fácil do que você pensa. Além disso, depois de conectar dois painéis, conectar o resto torna-se uma questão de repetição.

A partir daí, dê uma nova olhada para se certificar de que tudo está no lugar como deveria estar. A última coisa que você quer é que algum vento ou um pouco de chuva apareça e atrapalhe todo o seu trabalho duro!

10. Configure o controlador e o inversor

Por último, mas não menos importante, desça do telhado e conecte os painéis ao controlador e inversor. É bom contratar um empreiteiro ou eletricista para fazer esta parte.

Em última análise, o controlador determina como a energia solar flui por toda a sua casa, e você não quer bagunçar isso por causa de um orgulho bobo. Traga alguém para fazer toda a fiação para você, para que você possa ter certeza de que sua energia solar está funcionando da melhor maneira possível.

Peça a eles para fazerem o inversor também.

Como instalar painéis solares: mãos à obra!

Você pode ler sobre os benefícios dos painéis solares e como instalá-los durante todo o dia. Mas, até que você saia do sofá e comece a seguir as etapas listadas acima, você não poderá realmente desfrutar de ter painéis solares alimentando sua casa.

Não há tempo como o presente para começar. Faça uma avaliação energética para a sua casa hoje e siga o guia sobre como instalar os painéis solares passo a passo até a conclusão.

Você ficará feliz por ter dado ao projeto a devida diligência, uma vez que tudo esteja no lugar e funcionando bem. Para obter mais dicas de reforma da casa, desde energia solar e eficiência energética até melhorias no gramado e informações sobre decoração, clique aqui.

Artigos relacionados
  1. Como Lavar e Reutilizar Sacos Plásticos de Armazenamento?
  2. Como parar o corte de árvores?
  3. Como semear uma videira?
  4. Como limpar a maneira verde na primavera?
  5. Como parar as causas da poluição do ar?
  6. Como economizar água e jardim em qualquer lugar?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail