Como verificar a freqüência cardíaca de um cavalo?

Compare os resultados com a freqüência cardíaca "normal" do seu cavalo
Uma vez que a freqüência cardíaca equina tenha sido calculada, compare os resultados com a freqüência cardíaca "normal" do seu cavalo.

A frequência cardíaca de um cavalo está entre as questões de saúde mais importantes que os proprietários de cavalos devem monitorar constantemente. Temperatura corporal, respiração e saúde circulatória são igualmente vitais. Antes de verificar o pulso, é importante que o proprietário saiba qual é a frequência cardíaca "normal" de um cavalo em particular - como os humanos, cada cavalo é único. A frequência cardíaca normal em repouso está geralmente entre trinta e dois e trinta e seis BPM (batimentos por minuto). Vinte e quatro batimentos por minuto estão no lado baixo, enquanto quarenta BPM estão no lado alto, mas ambos são considerados normais para alguns cavalos. Um recém-nascido, por outro lado, pode ter um pulso em repouso de até oitenta a cem BPM. Os potros têm uma taxa entre sessenta e oitenta BPM. Pode-se ver que à medida que o cavalo chega à idade adulta, o pulso normal em repouso diminui consideravelmente.

Verificar a freqüência cardíaca ou pulso do cavalo pode ser feito com ou sem um estetoscópio, ou ainda mais facilmente usando um monitor digital de freqüência cardíaca equina. Se não estiver usando um estetoscópio, existem vários locais no corpo do cavalo onde o pulso pode ser sentido:

  • abaixo da mandíbula
  • sob a cauda
  • dentro da perna dianteira
  • acima ou atrás do olho
  • na cavidade do casco

Excitação eleva a freqüência cardíaca

Se estiver usando um estetoscópio, coloque o instrumento no lado esquerdo do tórax, logo atrás do cotovelo, e ouça se há batimentos cardíacos fortes. Extremamente crítico para obter uma leitura precisa é não excitar o cavalo, já que qualquer excitação eleva a freqüência cardíaca.

Assim que o pulso for encontrado, em qualquer um dos locais mencionados acima, a freqüência cardíaca pode ser encontrada contando o número de batimentos por quinze segundos. Multiplique o número contado por quatro para calcular o número correto de batidas por minuto. Observe que esta parte do procedimento é idêntica ao cálculo da frequência cardíaca em humanos - e em cavalos, é especialmente conveniente contar os batimentos por apenas quinze segundos, uma vez que eles acham difícil ficar parados.

Uma vez que a freqüência cardíaca equina tenha sido calculada, compare os resultados com a freqüência cardíaca "normal" do seu cavalo. Alterações na freqüência cardíaca estão entre alguns dos principais sinais de que algo pode estar errado - doença, lesão ou fadiga equina, para citar alguns. Um pulso de mais de oitenta batimentos por minuto sinaliza um problema potencial. Uma freqüência cardíaca prolongada de 60 ou mais também é um sinal de alerta e pode ser perigosa para a saúde do cavalo. Se algo estiver errado, sempre lembre-se de entrar em contato com um veterinário o mais rápido possível.

Artigos relacionados
  1. Como saltar seu cavalo?
  2. Como comprar uma sela ocidental?
  3. Como comprar um cavalo de corrida puro-sangue?
  4. Como competir no adestramento?
  5. Como dar um tiro em um cavalo?
  6. Como escolher um cavalo em miniatura?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail