Como lidar com um gato agressivo?

Para lidar com um gato agressivo
Para lidar com um gato agressivo, você deve ser persistente em impor as ações corretas.

Enquanto alguns gatos são tímidos tanto com as pessoas quanto com outros animais, outros são muito agressivos. Um gato agressivo pode ser territorial, atacando qualquer outro gato da casa. Gatos agressivos também podem causar ferimentos em seus donos porque eles brincam muito agressivamente. Veja como lidar com um gato agressivo:

  1. Examine a situação. Por que seu gato está agindo agressivamente? Tente identificar seus gatilhos. Um gato agressivo pode ser territorial, medroso, estressado ou superexcitado. Ao determinar por que seu gato é agressivo, você pode contornar esses gatilhos. Aprenda os limites do seu gato; alguns podem se tornar agressivos apenas quando a situação passa de certo ponto. Por exemplo, muitos gatos se tornam muito agressivos após uma longa sessão de brincadeira.
  2. Remova seu gato da situação. Se o seu gato está agindo muito agressivamente com um humano ou outro animal, separe os dois para que ninguém se machuque. Isso também dá ao seu gato a chance de esfriar antes que o pelo comece a voar. Deixe seu gato abordar novas pessoas e animais em seus próprios termos, em vez de forçá-los a se unirem.
  3. Socialize seu gato. Os gatos devem ser socializados desde a infância para que saibam como se comportar de maneira adequada com pessoas de todas as idades, gatos, cães e outros animais. Quanto mais velho o gato, mais demorado será o processo, mas isso não significa que um gato mais velho que é agressivo não possa aprender a se dar bem com pessoas e animais. Expor seu gato a esses tipos de situações pode ensiná-lo a respostas adequadas e não agressivas.
    Gatos agressivos também podem causar ferimentos em seus donos porque eles brincam muito agressivamente
    Gatos agressivos também podem causar ferimentos em seus donos porque eles brincam muito agressivamente.
  4. Ajude seu gato a relaxar. Em algumas situações, simplesmente permitir que seu gato se esconda em sua "área segura" pode interromper sua agressão. Gatos que estão com medo só querem fazer a situação ir embora. Se eles puderem se esconder por um tempo, provavelmente serão muito menos agressivos mais tarde.
  5. Permita saídas apropriadas para agressão. Alguns gatos podem se tornar agressivos em momentos inadequados porque eles simplesmente não têm nenhum outro tempo para deixar seus instintos predatórios naturais entrarem em ação. Os gatos adoram caçar e atacar os brinquedos. Mantenha os dedos dos pés e as mãos fora do jogo, ou eles aprenderão que agredir as pessoas é aceitável. Não permita morder durante as brincadeiras, mesmo quando o seu gatinho é jovem. Se eles te morderem, grite "Ai" bem alto, mesmo que não doeu.
  6. Conselhos veterinários. Se seus esforços para diminuir a agressividade do seu gato não parecem estar funcionando, visite o seu veterinário para aconselhamento. É possível que um problema médico esteja afetando o humor e o temperamento do seu gato. Como as pessoas, os gatos podem ficar mal-humorados quando sentem dor. Alguns veterinários podem recomendar esterilizar ou castrar seu gato, o que pode torná-lo menos agressivo.

Para lidar com um gato agressivo, você deve ser persistente em impor as ações corretas. Descubra o que torna seu gato agressivo e tente evitar essas situações, se possível. Em seguida, ensine ao seu gato os comportamentos corretos.

Artigos relacionados
  1. Como desencorajar o mau comportamento do gatinho?
  2. Como tirar um gato de uma árvore?
  3. Como fazer uma casa de gato à prova de humanos?
  4. Como fazer um gato parar de assobiar?
  5. Como ajudar gatos que têm medo de visitantes e estranhos?
  6. Como introduzir dois gatos em sua casa?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail