Como um cacto sobrevive no deserto?

O sistema radicular do cacto contribui para a sobrevivência do cacto no deserto com o mínimo de água
O sistema radicular do cacto contribui para a sobrevivência do cacto no deserto com o mínimo de água.

Um cacto é uma das plantas mais originais. O cacto difere de outras plantas de tal forma que pode sobreviver nas regiões mais quentes sem precisar de muita água. Os cactos são mais conhecidos como as plantas espinhosas do deserto que vemos nos filmes de faroeste. Eles sempre fazem parte do cenário do deserto, junto com o sol e o caubói. É incrível como o cacto pode sobreviver no deserto com muito pouca água.

É protegida pelo revestimento externo espesso do cacto
A água é armazenada dentro do caule do cacto e é protegida pelo revestimento externo espesso do cacto.

Aqui estão alguns fatos sobre como um cacto sobrevive no deserto:

  1. Sistema radicular do cacto. O sistema radicular do cacto contribui para a sobrevivência do cacto no deserto com o mínimo de água. As raízes de um cacto estão espalhadas no subsolo por até vários metros de distância de onde o cacto foi plantado. As raízes são de onde vem a água. Durante a chuva, o cacto obtém toda a água de que necessita devido ao amplo sistema radicular, que cobre uma grande área de terra. Além disso, as raízes do cacto podem gerar raízes menores quando a chuva chega. Após a chuva, essas raízes menores morrem ou são cortadas do sistema radicular principal para evitar que mais raízes precisem da água coletada.
  2. Caule do cacto. O caule do cacto é outra parte do cacto que ajuda a obter nutrientes para a planta e a armazenar toda a água que pode. A água é armazenada dentro do caule do cacto e é protegida pelo revestimento externo espesso do cacto. Em outras plantas, as folhas fazem isso. Como o cacto não tem folhas, o caule atua como aquele que obtém os nutrientes necessários para o cacto. O cacto também depende de como ele cresce para obter água quando chove. Ao contrário de outras plantas, o cacto cresce verticalmente a partir do solo. Quando a chuva cai, a água escorre para o caule do cacto e desce direto para as raízes. É assim que os cactos obtêm água. O caule do cacto também contém um elemento que evita que a água dentro do cacto evapore.
  3. Agulhas espinhosas. As agulhas espinhosas do cacto existem para um propósito muito bom. As agulhas também são muito úteis para conseguir mais água para o cacto. Essas agulhas atuam como segurança do cacto. Impede que os animais do deserto cheguem perto do cacto e obtenham a água que está armazenada no caule. Algumas agulhas de cacto também estão lá para proteger algumas partes da planta do calor do sol. Isso resulta na temperatura mais fria do cacto e, portanto, menos água é necessária.

Essas são as partes principais de um cacto que ajudam a mantê-lo vivo no calor do deserto, sem um suprimento regular de água. Os cactos são como a contrapartida de um camelo nas plantas. Ambos são capazes de armazenar água suficiente para a sobrevivência e ambos podem viver no calor do sol. Os cactos dependem apenas da chuva para obter água. As chuvas raramente acontecem no deserto, por isso os cactos precisam armazenar toda a água que podem obter durante a chuva.

Artigos relacionados
  1. Como adicionar plantas medicinais ao seu jardim?
  2. Como organizar seis botões de flores?
  3. Como comprar orquídeas brancas baratas?
  4. Como prender cipós em paredes de cimento?
  5. Como construir uma torre de planta de feijão?
  6. Como comprar plantas de milho?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail