Como cuidar de um hamster com cauda molhada?

Os hamsters podem morrer dentro de um período de 24 horas após perceberem os sintomas da cauda molhada
No entanto, se não forem tratados imediatamente, os hamsters podem morrer dentro de um período de 24 horas após perceberem os sintomas da cauda molhada.

A cauda molhada também afeta outros pequenos animais como ratos, camundongos, gerbils, coelhos e chinchilas. Mas os hamsters são os alvos favoritos do rabo molhado, especialmente os hamsters bebês.

Sintomas de cauda molhada

Você deve se preocupar se o seu adorável hamster tem o rabo molhado? Segundo médicos veterinários, a doença dura de três a cinco dias. No entanto, se não forem tratados imediatamente, os hamsters podem morrer dentro de um período de 24 horas após perceberem os sintomas da cauda molhada. Por enquanto, certifique-se de que seu hamster esteja realmente com o rabo molhado. Seu hamster provavelmente está sofrendo de cauda molhada se:

  • Sua extremidade inferior está sempre molhada.
  • Possui odor fétido.
  • Tem diarreia.
  • Falta apetite para comer.
  • Ele dorme mais e mais do que o normal.
  • Ele anda como se tivesse as costas curvas.
  • Não é mais preparação.
  • Tornou-se letárgico.
Ele provavelmente dará ao seu hamster alguns antibióticos para matar as bactérias que causam a cauda molhada
Ele provavelmente dará ao seu hamster alguns antibióticos para matar as bactérias que causam a cauda molhada.

Suspeita-se que a E. coli cause cauda molhada. Com isso em mente, aqui estão as coisas que você deve fazer para cuidar bem do seu hamster com cauda molhada:

  • Sem comida. Mantenha os alimentos do hamster longe dele por cerca de 24 horas antes de visitar o veterinário. Isso dará tempo suficiente para o intestino descansar.
  • Separado. A bactéria E. coli pode se espalhar para outros hamsters se o infectado não for separado o mais rápido possível. Mesmo se você suspeitar que seu hamster tem cauda molhada, ainda é melhor separá-lo de outros hamsters para evitar que a cauda molhada se espalhe.
  • Não toque. O estresse é um dos fatores que causam a cauda molhada. Evite isso não tocando no hamster, a menos que seja necessário.
  • Lavar as mãos. Você não quer adicionar mais bactérias ao hamster doente. Você pode evitar isso lavando as mãos antes de preparar os alimentos ou antes de manuseá-los. Lave as mãos também após manuseá-lo ou tocar em seus talheres ou na gaiola.
  • Limpeza da gaiola. A gaiola de um hamster deve ser limpa pelo menos uma vez a cada três dias para mantê-la limpa e higiênica.
  • Utensílios de alimentação separados. Tenha uma tigela separada e outros talheres para o hamster com o rabo molhado.
  • Continue quente. O frio pode piorar a condição do seu hamster. Mantenha-o longe do vento direto ou de um espaço aberto e frio.
  • Visite o veterinário. O veterinário sabe o que é melhor para o seu hamster. Ele provavelmente dará ao seu hamster alguns antibióticos para matar as bactérias que causam a cauda molhada. O líquido intraperitoneal ou subcutâneo pode ser administrado para neutralizar a desidratação causada pela diarreia. Seu animal de estimação também pode receber multivitaminas.

Ainda assim, a prevenção é a melhor solução para cauda molhada. Tanto quanto possível, ajude seu hamster a prevenir qualquer possível causa de cauda molhada. Não deixe que seja estressado por muito manuseio. Mantenha sua gaiola e tigela limpas. Mudar o ambiente do hamster pode resultar em cauda molhada também, portanto, mantenha o hamster no novo ambiente por pelo menos uma semana antes de começar a manuseá-lo. Outras causas são o falecimento de um companheiro de gaiola ou a separação da família.

Artigos relacionados
  1. Como comprar gaiolas de chinchila?
  2. Como pegar um gerbil solto?
  3. Como construir um labirinto de roedores?
  4. Como construir um habitat interno para um esquilo de estimação?
  5. Como fazer brinquedos para hamster?
  6. Como fazer um habitat do caranguejo eremita?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail