Como identificar e tratar ácaros da orelha felina?

Maneiras de tratar a infecção do ácaro da orelha do seu gato em casa
Maneiras de tratar a infecção do ácaro da orelha do seu gato em casa.

A limpeza dos animais de estimação, especialmente aqueles que vivem dentro de casa, é muito importante. Se você tem filhos em casa é imprescindível que todos os animais de estimação estejam livres de parasitas e doenças. Se você tem um gato em casa é importante identificar se ele tem parasitas e saber como se livrar deles. Um parasita específico do qual você deseja se livrar é o ácaro da orelha. Os ácaros da orelha são insetos minúsculos como os carrapatos, apenas muito menores que não podem ser vistos a olho nu. Portanto, o desafio é observar o comportamento do seu gato para descobrir se ele está infectado com ácaros ou não. Aqui estão algumas das manifestações de ácaros da orelha em gatos e idéias sobre como eles podem ser tratados, ou pelo menos minimizados, até que você possa levar o gato ao veterinário.

Manifestações de infecção por ácaros da orelha:

  • Coçar constantemente as orelhas e a cabeça. O gato também pode esfregar as orelhas nas paredes ou no chão, em casos extremos.
  • Balanços frequentes de cabeça, onde o movimento é semelhante ao de quando a cabeça do seu gato fica molhada e ele balança a cabeça para espirrar na água.
  • As orelhas do gato desenvolvem um odor forte e distinto.
  • As orelhas também produzem mais cera do que o normal e, geralmente, a cera é de cor escura.
  • As orelhas são cobertas por pedaços duros e secos que parecem pele morta.
  • O gato é muito sensível e está mais irritado do que o normal.

Ácaro da orelha

Algumas dessas manifestações também podem ser causadas por outra forma de infecção de ouvido que não é causada por ácaros da orelha, mas deve ser um motivo de alarme.

Maneiras de tratar a infecção do ácaro da orelha do seu gato em casa:

  • Usando cotonetes e óleo mineral ou azeite de oliva, limpe as orelhas até ficarem úmidas com o óleo. Deixe-o escorrer pelos pedaços secos das orelhas, se houver, antes de tentar removê-los, para que o seu gato não se machuque quando você os força para fora das orelhas.
  • Depois de limpar a área fora das orelhas, limpe cuidadosamente o canal auditivo também. Você precisará de uma seringa sem agulhas, para poder jogar um pouco de óleo nas paredes do canal auditivo. Tome cuidado para não cair diretamente no tímpano.
  • Encha a seringa com azeite e deixe cair lentamente pequenas quantidades na abertura da orelha. Em seguida, usando um cotonete, limpe as paredes do canal auditivo com cuidado. Limpe devagar e levemente as orelhas do seu gato, mas evite colocar muito a mão dentro, pois você pode atingir o tímpano.
  • Você também pode usar uma solução natural em vez de óleo. Existem remédios naturais disponíveis em sites como o Healthy new age.

Embora os ácaros da orelha do gato não infectem humanos, eles podem se transferir para outros animais, como cães. É por isso que é muito importante tratar o seu gato antes de infectar os outros animais de estimação. Se você tratar um animal de estimação, certifique-se de que todos os outros animais de estimação também sejam tratados.

Artigos relacionados
  1. Como identificar e tratar parasitas felinos?
  2. Como identificar e tratar vermes felinos?
  3. Como tratar o câncer de gato com linhaça?
  4. Como fazer um poste de arranhar corda de sisal para um gato?
  5. Como aplicar as patas macias às garras do seu gato?
  6. Como parar seu gato de queda de cabelo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail