Como ler um compasso de calibre?

O compasso de calibre vernier pode ter precisão de até um centésimo de milímetro ou um milésimo
O compasso de calibre vernier pode ter precisão de até um centésimo de milímetro ou um milésimo de uma polegada.

Um paquímetro é uma ferramenta de medição que fornece uma medida mais precisa do que uma régua comum. É comumente usado em laboratórios e indústrias de metalurgia, engenharia, madeira e medicina.

Ferramenta conveniente

O compasso de calibre vernier é o tipo mais comum de compasso de calibre. É a ferramenta mais conveniente para usar ao medir o comprimento de um objeto, o diâmetro externo de um objeto redondo, o diâmetro interno de um objeto cilíndrico como um tubo ou a profundidade de um orifício. Parece uma régua, exceto que tem mandíbulas que são colocadas ao redor ou dentro do objeto. O compasso de calibre vernier pode ter precisão de até um centésimo de milímetro ou um milésimo de uma polegada.

Exceto que tem mandíbulas que são colocadas ao redor ou dentro do objeto
Parece uma régua, exceto que tem mandíbulas que são colocadas ao redor ou dentro do objeto.

Embora já existam calibradores digitais disponíveis no mercado hoje, os antigos ainda são usados principalmente por pequenas indústrias, pois os calibradores digitais podem ser muito caros. Os compassos de calibre digitais são obviamente os mais precisos para usar, mas com o conhecimento correto de leitura dos antiquados compassos de calibre manuais, a medição correta ainda será alcançada.

Aqui estão as etapas que você deve saber ao ler um compasso:

  1. Prepare o compasso. Antes de fazer sua medição, você deve primeiro verificar seu instrumento. Certifique-se de que o cursor, quando totalmente fechado, indique zero. Se não for esse o caso, você precisará ajustar as mandíbulas do compasso. Se ainda assim não der uma leitura zero, você precisará se lembrar de fazer adições ou subtrações de sua leitura final para compensar a discrepância. Pode ser um incômodo quando isso acontece, portanto, é melhor encontrar um compasso que forneça uma leitura de zero perfeita quando totalmente fechado.
  2. Prepare o material a ser medido. Coloque-o dentro das mandíbulas do compasso. Ajuste as mandíbulas para que se fechem levemente, especialmente ao medir objetos macios. Se você estiver medindo objetos cilíndricos, certifique-se de medir o diâmetro total. Você pode fazer isso vendo que o eixo do material é perpendicular ao seu calibre.
  3. Compreenda a escala. Um paquímetro tem uma escala fixa e uma escala deslizante. Você notará que, em seu lado, a escala do calibrador está marcada em unidades inglesas e o outro lado em unidades métricas. A escala fixa do cursor tem marcas de centímetros, enquanto a escala deslizante tem marcas de 0 a 9. O número ou milímetros é determinado pelo número inteiro mais próximo na escala fixa que está no lado esquerdo da escala deslizante.
  4. Leia a escala. Use as marcas na escala para poder ler até 0,1 milímetros. A primeira marca do lado esquerdo que é colocada exatamente na marca da escala fixa fornece o dígito restante.

Calibres padrão podem fornecer valores de até 0,1 milímetros, apenas os digitais podem fornecer medidas mais precisas. No entanto, a leitura de 0,1 milímetro do seu compasso normalmente será suficiente. Como acontece com qualquer ferramenta de medição, alguns erros podem ocorrer. No entanto, com o uso constante, você terá uma boa sensação e obterá resultados mais precisos.

Artigos relacionados
  1. Como construir uma parede de cimento?
  2. Como renovar o sótão?
  3. Como Obter a Faixa de Preços das Piscinas?
  4. Como instalar uma fossa séptica?
  5. Como fazer grades para uma escada em espiral?
  6. Como construir um galpão de armazenamento ao ar livre?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail