Como escrever uma carta de recomendação para a faculdade?

Muitas pessoas são solicitadas a escrever cartas de recomendação para alunos que entram na faculdade
Muitas pessoas são solicitadas a escrever cartas de recomendação para alunos que entram na faculdade.

Muitas pessoas são solicitadas a escrever cartas de recomendação para alunos que entram na faculdade. Se você é professor, treinador, empregador ou trabalhador jovem, pode estar acostumado a escrever essas cartas. Se você é novo nisso, pode estar se perguntando o que exatamente deve escrever. Você quer fazer um bom trabalho; afinal, é uma inscrição para a faculdade de um jovem que você está afetando. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao escrever uma carta de recomendação da faculdade.

  1. Obtenha os parâmetros. Às vezes, as faculdades têm sua própria maneira de solicitar cartas de recomendação. Às vezes, uma faculdade pede a uma pessoa que escreva uma carta de recomendação usando um formulário específico ou respondendo a perguntas específicas. Outras vezes, nenhum formulário é necessário e o recomendador é livre para escrever como quiser. Às vezes, uma faculdade pedirá ao redator da carta que envie a carta diretamente para a faculdade. Outras vezes (mais raramente), você pode ser solicitado a devolver a carta ao aluno para que ele a inclua em sua inscrição. Quaisquer que sejam os parâmetros, você deseja segui-los. Verifique com o aluno para quem você está escrevendo a carta e certifique-se de que atendeu a todos os requisitos.
  2. Refresque sua memória. Se você for solicitado a recomendar um aluno que conhece bem, pode não ser difícil lembrar de todos os pontos fortes do aluno. No entanto, às vezes as pessoas são solicitadas a recomendar alunos com os quais não têm contato há semestres, ou mesmo anos. Se for esse o caso, não há nada de errado em pedir a um aluno que forneça um mini-currículo para que você possa se lembrar de como ele se saiu em sua classe, o que ele faz nas atividades extracurriculares etc. "não é trapaça; é uma ferramenta muito útil que permitirá que você escreva uma carta completa.
  3. Use detalhes. As pessoas que entram em faculdades leem centenas de cartas de recomendação. Embora provavelmente existam tantas maneiras de você dizer que recomendou um aluno, são os detalhes sobre o aluno (bem como, talvez, sua reputação ou posição) que farão com que ele se destaque. Trabalhar para uma empresa por três verões é uma coisa, por exemplo, mas trabalhar para uma empresa e ser promovido a cada ano por um desempenho excelente em um determinado departamento é outra. Se você puder ser específico sobre suas realizações, você os ajudará a se destacar. Você também fornecerá às pessoas que fazem admissões o que elas desejam - uma imagem mais clara de quem realmente é esse candidato.
    Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao escrever uma carta de recomendação da faculdade
    Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao escrever uma carta de recomendação da faculdade.
  4. Acentue o positivo. Na maioria das vezes, é fácil recomendar alguém que vem até você pedindo uma carta. Mas as pessoas que são solicitadas a escrever muitas cartas de recomendação acabarão por se deparar com o problema de escrever uma carta de recomendação para um aluno que é, de certa forma, muito "recomendável", mas que também pode ter elementos negativos significativos em seu histórico de trabalho, registro disciplinar ou transcrição. Às vezes, a melhor maneira de lidar com essa situação é focar no positivo e deixar de lado o negativo. Outras vezes, as coisas negativas podem ser posicionadas como “desafios” que o aluno superou. Por outro lado, se você acha que o aluno não merece uma recomendação, provavelmente é melhor ser honesto e dizer que você não é a melhor pessoa para escrever a carta (a menos que seja contratualmente obrigado a fazê-lo).
  5. Expresse suas melhores palavras. Se você já recebeu uma carta de recomendação ou avaliação de trabalho - algo que será enviado ao mundo para dizer às pessoas quem você é - e descobriu que havia erros de ortografia, gramática incorreta ou uso horrível, você sabe que é importante ter certeza você está colocando uma carta bem escrita no pacote de inscrição do aluno. Você deseja comunicar a recomendação de forma clara e forte para o bem do aluno. Você também quer o comitê de admissões pensar bem de você, para que sua opinião tenha algum peso. Se a impressão deles é que você não se importa o suficiente para verificar a ortografia, então quanta importância sua carta terá? É verdade que, se você for VIP, a qualidade da sua carta pode não ser tão importante quanto o nome no cabeçalho. Mas a maioria dos professores, treinadores, mentores e empregadores não são mercadorias conhecidas pela maioria das faculdades.

Se você for solicitado a escrever uma carta de recomendação para um aluno que está se inscrevendo para a faculdade, muitos fatores além da sua carta provavelmente ajudarão a determinar se ele é ou não aceito. Por outro lado, sua carta de recomendação pode colocar esse aluno "no topo" ou fazer com que ele dê uma segunda olhada se uma nova vaga na classe for disponibilizada. Se alguém pede que você o recomende para uma faculdade, é provável que você já tenha feito diferença na vida dele no passado. Uma boa carta de recomendação também pode ajudá-lo a fazer uma diferença positiva no futuro dele.

Artigos relacionados
  1. Como escrever uma carta de demissão?
  2. Como escrever uma carta ao editor?
  3. Como escrever uma resenha de livro que não seja de ficção?
  4. Como escrever um Limerick?
  5. Como escrever uma homenagem em memória?
  6. Como escrever um romance passo a passo: conteúdo do capítulo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail