Como escrever um Ghazal?

O ghazal é composto de cinco ou mais dísticos cujos temas geralmente tratam do amor inatingível
O ghazal é composto de cinco ou mais dísticos cujos temas geralmente tratam do amor inatingível ou do misticismo islâmico.

Um ghazal é uma forma tradicional de Poesia Persa tipicamente escrita por místicos nos séculos XIII a XVI. Tornou-se popular no mundo ocidental por Goethe no século XIX.

Justapõe ideias conflitantes

O ghazal é composto de cinco ou mais dísticos cujos temas geralmente tratam do amor inatingível ou do misticismo islâmico. Houve uma grande quantidade de poetas ghazal famosos, incluindo Ghalib e Zaug; embora desafiador, o Ghazal é uma bela forma de poesia que justapõe ideias conflitantes, como o desejo por uma mulher ou o mundo material, com o amor pelo mundo divino ou espiritual.

Antes de começar a escrever um ghazal, você deve decidir sobre um tópico. Como mencionei antes, o ghazal funciona perfeitamente com duas idéias opostas, mas isso não é necessário. Tradicionalmente, os ghazals têm sido escritos sobre o amor ou misticismo não correspondido ou inatingível, e também sobre o amor pelo vinho ou pela natureza.

Depois de decidir sobre um tópico, você deve decidir sobre um radif (uma palavra ou grupo de palavras que termina cada versículo). É importante que o radif seja versátil e flexível para que você não fique preso a usá-lo da mesma forma em todos os versos. Por exemplo, o radif poderia ser "hoje à noite", no qual você rima a primeira linha de cada dístico para "esta noite" e terminará cada verso com a palavra "hoje à noite".

Grande rumi místico sufi escreveu

Então considere o qaafiya, uma rima que precede o radif no verso. Lembre-se de que o qaafiya ainda deve ser versátil o suficiente para que você possa usá-lo com flexibilidade em todo o ghazal. O grande místico Sufi Rumi escreveu "se uma vez que a abundância celestial você se elevar / Desespero e impotência não são sábios," - neste exemplo, abundância e impotência são o qaafiya que vem antes do radif (sendo o radif imprudente).

Lembre-se de que o ghazal é composto de dísticos que, juntos, atuam como um poema em si, então você não precisa se preocupar com a progressão narrativa ao longo do poema. Na verdade, os dísticos não precisam ter nada a ver um com o outro! Normalmente, o escritor do ghazal também incluirá seu pseudônimo no último dístico (de maneira freqüentemente irônica), embora não seja necessário.

Para obter mais informações sobre ghazals, tente ler as obras de Mizra Ghalib e do grande místico Rumi ou apenas navegue na seção de poesia da sua biblioteca - normalmente com poetas iranianos, persas, árabes e urdu, embora tenha havido muitos ghazals ingleses escritos nas últimas centenas anos.

Artigos relacionados
  1. Como escrever uma boa frase?
  2. Como escrever um poema haicai?
  3. Como escrever uma carta de recomendação para a faculdade?
  4. Como escrever um jingle?
  5. Como escrever uma carta de intenções?
  6. Como escrever uma carta de demissão?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail