Como escrever um elogio?

Um elogio é o discurso feito em memória da vida de uma pessoa depois que ela faleceu
Um elogio é o discurso feito em memória da vida de uma pessoa depois que ela faleceu.

Se você for convidado a escrever um elogio, saiba que isso é uma grande honra. Um elogio é o discurso feito em memória da vida de uma pessoa depois que ela faleceu. É uma parte muito significativa do processo de luto para familiares e amigos.

Em um funeral, memorial ou serviço religioso, não basta discutir as crenças religiosas ou fazer sermões. Muitos encontram conforto na religião e na fé, mas um elogio deve ser uma expressão da vida de uma pessoa, totalmente centrada nessa pessoa.

Sentido literário técnico

As paixões únicas por meio de seu elogio
Aqueles que não estão tão próximos da pessoa aprenderão sobre a vida e as paixões únicas por meio de seu elogio.

Não é difícil escrever um elogio no sentido literário técnico, mas o processo pode ser muito desgastante e triste - muitas vezes doloroso demais para um membro da família. Pode ser útil e catártico para um amigo da família ou conselheiro espiritual escrever o discurso real com muitas sugestões da família. Aqui estão algumas diretrizes para escrever um elogio.

  1. Reúna-se com os entes queridos para compartilhar memórias. Isso pode provocar uma explosão de emoções, incluindo raiva, culpa e negação. Está tudo bem; faz parte do processo de cura. Esse derramamento é outra razão pela qual é útil ter um conselheiro espiritual ou guia psicológico para facilitar o processo.
  2. Seja positivo. É normal limpar memórias infelizes, mas não no elogio. Concentre-se no que há de bom na vida de uma pessoa; está definitivamente lá. Isso não significa que você deva revestir os elementos de uma vida ou evitar compartilhar boas lembranças. Se ele gostava de algumas cervejas com seus amigos ou gostava de jogar pôquer, essas não são coisas ruins de se mencionar, a menos que ele tenha problemas de abuso que podem ser prejudiciais para discutir em um discurso público.
  3. Conheça tudo sobre a pessoa. Mesmo que você seja um parente próximo, não presuma que sabe tudo sobre eles. Peça as memórias de outros entes queridos e amigos. Perguntar sobre:
    • História da família (o que ela fez quando criança, como era a vida, que obstáculos ela teve que superar).
    • Interesses familiares.
    • Interesses (dança, música, teatro, esportes, animais, passeios de barco).
    • Hobbies (desenho, palavras cruzadas, costura, artesanato, marcenaria, colecionar).
    • Clubes ou atividades (Elks, Moose, Scouting).
    • Grupos de ativistas sociais ou comunitários (4H, Jaycees, conselho municipal, Partido Democrata, membro do sindicato, atividades da igreja).
    • Áreas de atuação (soldagem, literatura, vinhos, fotografia).
    • Experiências de trabalho anteriores (ocupações, situações de trabalho, tarefas).
    • Viajar por.
  4. Seja específico e pessoal. As pessoas precisam ouvir detalhes sobre a pessoa, especialmente as lembranças felizes. Eles podem estar chorando, mas podem sorrir e rir em meio às lágrimas. Aqueles que não estão tão próximos da pessoa aprenderão sobre a vida e as paixões únicas por meio de seu elogio. Ainda me lembro de uma missa fúnebre para o marido de uma colega de trabalho que eu não conhecia; ele amava o Detroit Redwings.
  5. Use um formato, se necessário . Nosso padre realiza muitos funerais e usa um exercício de 'preencher as lacunas' com a família para reunir pequenas coisas especiais. 'Quando você vir um ____, pense em mim. Quando você ouvir _____, pense em mim. Quando você cheira _____, pense em mim. Quando você comer _____, pense em mim. Quando você for _____, pense em mim. ' O pai lê na missa como se o falecido estivesse fazendo declarações diretamente aos enlutados. Os detalhes são bem específicos, envolvendo um Chevy BelAire 57, música de acordeão ou gaita de foles, cheiro de linguiça grelhada, comer lasanha. Aqui estão várias outras instruções para preencher as lacunas. Você pode inventar muitos mais sozinho.
    • Quando você joga (este jogo)...
    • Quando você ouve (esta música ou grupo)....
    • Quando você visita (este lugar)...
    • Quando você lê (este livro)...
    • Quando você passa por (este lugar)...
  6. Compartilhe paixões especiais. Sobre o que ela realmente se sentia fortemente ou em que acreditava? Por exemplo: 'Meu vizinho Dale acreditava em atos aleatórios de bondade; ele era amado por todos os professores e crianças em seu ônibus Head Start. '
  7. Compartilhe realizações especiais. Do que ele estava orgulhoso? O que ele fez bem? Não se trata tanto de prêmios, mas de realização pessoal. Seja específico. Por exemplo: 'Minha sogra fez os mais lindos cobertores de crochê; ela nunca entrou em um concurso, mas teria vencido se o fizesse. '
  8. Não se preocupe em usar palavras bonitas; apenas diga o que você sente. É tudo uma questão de sinceridade e honestidade de compartilhar seu amor e memórias.

O processo de luto e cura envolve compartilhar, rir, chorar e lembrar. Manter os sentimentos por dentro não é seguro e os torna mais dolorosos. Espero que sua experiência em escrever elogios seja muito positiva e traga paz.

Artigos relacionados
  1. Como escrever uma carta de fã?
  2. Como escrever um Ghazal?
  3. Como escrever uma carta?
  4. Como escrever uma boa frase?
  5. Como escrever um jingle?
  6. Como escrever uma carta de intenções?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail