Como saber se uma história é interessante?

Ao determinar se uma história é interessante
Ao determinar se uma história é interessante, siga a velha regra do jornalismo: se sangra, leva.

As notícias estão ao nosso redor. Está na televisão, na Internet e agora em nossos telefones. Mas tudo o que é relatado como "notícia" é realmente notícia? Determinar a diferença entre se um evento ou assunto é interessante pode ser difícil. Determinar o valor da notícia pode ser tão simples quanto responder às seguintes perguntas.

Primeiro, a história transmite uma mensagem urgente? O público realmente precisa saber essas informações agora?

Histórias urgentes comuns tratam do crime e do clima. Ao determinar se uma história é interessante, siga a velha regra do jornalismo: se sangra, leva. O crime lidera primeiro, depois o clima.

Em segundo lugar, a história afeta a vida de alguém?

Valores de propriedade aumentados

A maioria das histórias que tratam do governo se enquadra nesta categoria. Isso pode ser algo tão simples como quando uma rua movimentada será pavimentada, se os impostos estão subindo e se o novo desenvolvimento habitacional levará a um aumento no valor das propriedades ou mais congestionamento de tráfego.

Terceiro, a história faz diferença?

Essa "notícia" resultará em uma maior participação em uma caminhada beneficente ou em ver a história agradável de cinco irmãs que foram separadas quando eram meninas? Mesmo as histórias mais sinceras podem ser consideradas dignas de nota.

Quarto, as pessoas estão falando sobre esse assunto?

Histórias envolvendo fofocas de Hollywood

O evento ou revelação deve ter grande importância
Se for reportar para uma grande rede de notícias, o evento ou revelação deve ter grande importância, ou seja,

Histórias envolvendo fofocas de Hollywood podem ou não ser consideradas notícias, mas se as pessoas estão falando sobre isso em torno do bebedouro, isso se torna um tópico de tendência no Twitter e é incluído no status das pessoas no Facebook, então provavelmente é notícia.

Quinto, qual é o público-alvo?

Se for reportar para uma grande rede de notícias, o evento ou revelação deve ter grande importância, ou seja, um grande escândalo político, um alto número de mortes por um desastre internacional ou a vitória na World Series ou SuperBowl. Se você está trabalhando para um pequeno jornal comunitário, as notícias de primeira página são a reunião do conselho local do distrito, arrombamentos de veículos ao longo da Main Street ou cinco centímetros de neve na previsão.

Sexto, a fonte é confiável?

Prêmio Pulitzer

Uma história pode ter todos os ingredientes para um Prêmio Pulitzer, mas se a fonte for questionável e os fatos não puderem ser confirmados, não há história. As notícias têm a ver com credibilidade e, se a credibilidade for constantemente questionada, uma história não pode ser considerada digna de ser publicada.

As melhores notícias são aquelas que resumem a questão a como ela afetará os leitores e os telespectadores. Quem, o quê, quando, onde e por quê - os cinco princípios do jornalismo - todos devem ser respondidos.

Em caso de dúvida quanto ao valor jornalístico, converse com seus colegas, editores e outros. A história é boa o suficiente para a página um ou para liderar o noticiário? Outros meios de comunicação seguirão o exemplo?

Notícia tem tudo a ver com julgamento. Se você achar interessante, é provável que outra pessoa também ache.

Artigos relacionados
  1. Como aprender caligrafia?
  2. Como localizar cartões espanhóis?
  3. Como fazer uma surpresa no final de uma história?
  4. Como examinar o armazenamento da biblioteca?
  5. Como manter livros em uma biblioteca?
  6. Como fazer um folheto de férias?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail