Amostragem, teste e análise do solo: composição do solo

Testar o solo do seu jardim é uma etapa necessária para determinar o que suas plantas precisarão
Testar o solo do seu jardim é uma etapa necessária para determinar o que suas plantas precisarão para crescer bem e se manter saudáveis.

Encontre o ph do seu solo e saiba o que fazer com os resultados

Testar o solo do seu jardim é uma etapa necessária para determinar o que suas plantas precisarão para crescer bem e permanecer saudáveis. Sem uma ideia clara da composição do seu solo, você pode jogar todos os tipos de coisas nele, mas podem não ser as coisas certas ou podem ser completamente desnecessárias. Pense nisso como tentar fazer o ensopado de carne da sua avó sem uma receita - você provavelmente pode adivinhar alguns dos ingredientes certos, mas sem essa receita, nunca sairá exatamente do jeito que você espera. Veja como fazer uma análise do solo.

  1. Com que frequência você deve testar seu solo? A resposta óbvia é: sempre que você construir um novo jardim. No entanto, você também pode realizar um teste de solo a cada cinco anos ou mais, apenas como precaução. O equilíbrio dos minerais em seu solo mudará à medida que as plantas esgotam o suprimento de alguns minerais e, possivelmente, aumentam o suprimento de outros. Outra ocasião em que um teste de solo pode ser útil é quando suas plantas, ou mesmo seu gramado, simplesmente não estão apresentando o desempenho que você acha que deveria. Embora às vezes você possa descobrir o que há de errado com suas plantas pelos sintomas que elas apresentam, um teste de solo lhe dará uma resposta mais definitiva. O teste de solo também informará sobre o equilíbrio do pH do solo. Isso pode ser útil se você estiver colocando plantas que têm preferências definidas sobre o tipo de solo em que são colocadas. Por exemplo, você nunca obterá a bela cor azul profundo por quais hortênsias são famosas se você plantá-las em solo alcalino.
  2. Qual é a maneira correta de coletar uma amostra do solo? O primeiro passo é aprender como obter uma amostra de solo de maneira adequada. Você precisará remover qualquer vegetação da superfície do solo, como grama, plantas ou cobertura morta durante a amostragem do solo. Em seguida, use uma pá, espátula ou broca de solo para remover um tampão de terra de aproximadamente 15 centímetros de profundidade. Coloque a amostra de solo em um balde limpo ou saco plástico. Repita esse processo de dez a quinze vezes, dependendo do tamanho da área que você está amostrando. Isso ajuda a garantir que a amostra seja o mais representativa possível da área que está sendo testada. Não obtenha amostras de áreas que já foram tratadas quimicamente, pois elas não refletirão com precisão a composição do seu solo.
  3. Para onde envio a amostra de solo para teste? A maioria dos serviços de extensão universitária oferece testes de solo ou mantém uma lista de laboratórios que o fazem, portanto, se você mora em um estado com serviço de extensão, este é o melhor lugar para começar. Se isso não for uma opção, ou se você mora fora da Europa, você pode fazer uma rápida pesquisa no Google por laboratórios de teste de solo e o nome do estado ou território em que você mora. É uma boa ideia usar um laboratório de teste de solo local, se possível, porque eles estarão mais familiarizados com a norma para componentes de solo em sua parte do país. Depois de encontrar um laboratório de teste de solo, obtenha um kit de teste de solo. Isso geralmente consiste em um recipiente para colocar sua amostra de solo, juntamente com instruções específicas sobre como ela deve ser enviada. Ao enviar sua amostra, certifique-se de misturar completamente as várias amostras de solo obtidas. Não deve haver grandes torrões de terra e a consistência do solo deve ser relativamente fina.
    Depois de encontrar um laboratório de teste de solo
    Depois de encontrar um laboratório de teste de solo, obtenha um kit de teste de solo.
  4. Quais testes serão realizados? O teste determinará o nível dos minerais mais importantes presentes em seu solo, que são fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro e zinco. Ele também determinará o equilíbrio do pH do solo - um equilíbrio de pH abaixo de 7 é considerado ácido e acima de 7 é considerado alcalino. Isso pode ser uma grande economia porque você pode decidir quanto e que tipo de fertilizante é certo para sua planta. Essa também é uma maneira mais ecológica de aplicar fertilizantes do que simplesmente despejá-los no solo na taxa recomendada.
  5. Depois que os resultados do teste são recebidos, o que vem a seguir? Ao receber os resultados de seus kits de teste de solo, você precisará decidir o que é necessário para corrigir o solo. Se você estiver plantando as hortênsias mencionadas acima e o teste de solo mostrar que você tem solo alcalino, será necessário adicionar um material como turfa, enxofre ou sulfato de amônio. Isso é especialmente importante se o pH do solo estiver acima de 8,0, porque os solos extremamente alcalinos impedem que os minerais se tornem disponíveis para as plantas. Você também precisará decidir sobre um fertilizante apropriado com base nos resultados do seu teste. Se o seu teste mostrar níveis anormalmente baixos de potássio na composição do solo, você deve escolher um fertilizante com alto teor desse mineral para compensar isso.

Depois de determinar exatamente quais desafios você está enfrentando, você pode começar a trabalhar criando a qualidade perfeita do solo - ou pelo menos, dando o seu melhor tiro!

Artigos relacionados
  1. Como construir uma ferrovia jardim?
  2. Como construir degraus de blocos de pedra em uma encosta?
  3. Como decorar um corredor?
  4. Como construir degraus de pedra para uma porta da frente?
  5. Como criar uma passarela ajardinada?
  6. Como encontrar ideias de design para caminhos e passagens?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail