Como fazer cerveja?

A cerveja é composta por malte
A cerveja é composta por malte, lúpulo, água e fermento.

A cerveja é composta por malte, lúpulo, água e fermento. Ela pode ser preparada em casa usando um dos dois métodos: 1) cerveja all-grain ou 2) um kit de fermentação de extrato de malte.

Envolve a conversão de amido de cevada maltada

Para produzir cerveja, o fermento fermenta os açúcares da cevada maltada. Toda a fabricação de grãos envolve a conversão de amido de cevada maltado em açúcar fermentável e, em seguida, a extração desses açúcares. Com um kit de preparação de extrato de malte, os açúcares já foram convertidos e extraídos para você. Como resultado, quando você faz cerveja com esse método, o processo não é muito mais complicado do que fazer uma caixa de macarrão com queijo. Neste artigo, discutiremos o processo mais simples de usar um kit de fabricação de cerveja de extrato de malte.

O processo às vezes pode parecer mais complicado do que realmente é. Muitas pessoas acham útil aprender visualmente ao ver o processo de fermentação realmente demonstrado, além de ler sobre ele. Na verdade, é útil para todos verem isso! Recomendamos que você verifique Beereasy para obter boas instruções de vídeo.

A preparação e a fermentação da cerveja podem ser divididas nas seguintes etapas:

Adicione o pequeno pacote ao seu wort agora
Para usar o lúpulo deste kit, adicione o pequeno pacote ao seu wort agora.

Preparação

  1. Compre os ingredientes. Compre um kit de fermentação de extrato de malte. Existem diferentes kits para os vários estilos de cerveja (por exemplo, Pale ale, Amber ale, Porter, Stout, Oktoberfest, Pilsner, etc.). A maioria dos kits de cerveja contém:
    • Uma lata (ou pacote seco) de extrato de malte pré-lupulado. Alguns kits contêm 2 latas. (Os kits que usam 2 latas produzem uma cerveja com melhor sabor.)
    • Um pacote de fermento.
    • Dependendo do estilo da cerveja, o kit também pode conter uma ou várias pequenas embalagens de lúpulo.

    Os kits de cerveja normalmente fazem 5 galões.

  2. Reúna seu equipamento. No mínimo, você precisará de:
    • Pote para ferver (uma panela esmaltada de 5 litros é uma escolha econômica)
    • Balde de plástico de qualidade alimentar de 6 litros (para ser usado como fermentador)
    • Airlock
    • Colher para mexer
    • Panela pequena
    • Abridor de lata
    • Medidor de temperatura

    Nota: Para evitar quaisquer sabores / odores estranhos em sua cerveja, certifique-se de que o balde de fermentação esteja limpo e que não tenha nenhum odor residual (como picles). Esses cheiros vão acabar na sua cerveja.

  3. Limpe e higienize seu equipamento. Pode parecer estranho para o cervejeiro iniciante, mas provavelmente o fator mais importante para o sucesso é uma boa limpeza / higienização. Limpe todo o seu equipamento com água quente e um detergente de louça suave e sem cheiro. Certifique-se de enxaguar bem.
  4. Limpe um pouco de água. Ferva cerca de meio galão de água em uma panela pequena por 10 minutos. Em seguida, cubra, reserve e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Esta água será usada para enxaguar seu equipamento higienizado (por exemplo, colheres, etc.) e reidratar seu fermento.

Cerveja- processo de tomada
Agora que temos preparado, podemos começar o processo real de tomada de cerveja.

  1. Ferva 3 litros de água. Pegue sua panela de esmalte de 5 litros e adicione 3 litros de água. (Esta é a água de que sua cerveja será feita.) Leve a água para ferver. Em seguida, desligue o fogão.
  2. Adicione o extrato de malte à água. Agora, mexa o extrato de malte na água para fazer o "mosto". Certifique-se de que o extrato se dissolva completamente. (Se o seu extrato de malte for da variedade seca, certifique-se de que não haja grumos; se o extrato for xarope, certifique-se de que não grude no fundo do pote.)
  3. Adicione o lúpulo ao mosto, se aplicável. (Se você adiciona lúpulo depende do tipo de kit que você está usando.) Existem 3 tipos de kits:
    • Tipo 1: O kit não contém nenhum lúpulo. Noventa por cento dos kits no mercado se enquadram nessa categoria. Prossiga para a Etapa 4.
  • Tipo 2: Este kit contém um pequeno pacote seco de lúpulo de acabamento. Para usar o lúpulo deste kit, adicione o pequeno pacote ao seu wort agora. Prossiga para a Etapa 4.
  • Tipo 3: Este kit contém vários pacotes de lúpulo, dependendo do estilo de cerveja que você está fazendo. Durante o período de fervura, você adicionará os pacotes de lúpulo em uma sequência específica. Para começar, adicione o pacote de lúpulo "amargo". Vá para a Etapa 4 para adicionar os pacotes restantes.
  • Leve o mosto para ferver. (Para cada um dos 3 kits, existem diferentes tempos de fervura.)
    • Tipo 1: Ferva a mistura por um tempo muito curto (menos de 5 minutos) para pasteurização. As instruções que acompanham este tipo de kit normalmente dirão que você deve adicionar 1 kg de açúcar à lata de extrato de malte. Eu recomendo que você substitua 1 kg de extrato de malte seco, porque a cerveja terá um sabor melhor. (Você pode comprar extrato de malte seco na loja além do kit.) No final da fervura, adicione 1 kg de extrato de malte seco (ou açúcar).
    • Tipo 2: Ferva a mistura por um curto período de tempo (entre 15-30 minutos, de acordo com as instruções do kit).
    • Tipo 3: Ferva a mistura por uma hora. Depois de adicionar o primeiro pacote de lúpulo "amargo" (consulte a Etapa 3), adicione os pacotes restantes na seguinte ordem:
      • Trinta minutos depois que a mistura ferver, despeje o segundo pacote de lúpulo (isso adiciona o sabor do lúpulo).
      • Aproximadamente 10-15 minutos depois, adicione o terceiro pacote (isso adiciona o aroma).

    Observe os boilovers. Conforme o mosto ferve, espuma se formará na superfície. Essa espuma vai persistir até que o mosto passe pelo estágio de "ruptura a quente", quando as proteínas coagulam e se acomodam. O mosto irá facilmente ferver durante esta fase de formação de espuma, especialmente quando o lúpulo é adicionado pela primeira vez, portanto, fique por perto e mexa com frequência. Assopre e abaixe o fogo se começar a ferver. Coloque alguns centavos de cobre na panela para ajudar a prevenir a fervura.

  • Resfrie o mosto. Independentemente do tipo de kit, após a fervura, o mosto deve ser resfriado à temperatura de fermentação (65 a 77°F, 18 a 25°C) o mais rápido possível. Para fazer isso, mergulhe a panela em água fria ou em um banho de gelo. Uma pia, uma banheira ou um prático banco de neve funcionam bem. Certifique-se de manter a tampa na panela durante o resfriamento para evitar que água de resfriamento ou outros contaminantes potenciais entrem na panela.
  • Despeje o mosto resfriado no balde de fermentação. Quando você derramar o mosto, faça-o agressivamente para que espirre e bata. Esta ação adiciona as necessidades de levedura de oxigênio para o crescimento. Para obter melhores resultados, despeje um pouco de volta na panela de ebulição e despeje novamente no fermentador. Este é o único momento durante o processo de fermentação em que a cerveja deve ser aerada ou exposta ao oxigênio. Para todas as outras transferências, certifique-se de que a cerveja flua silenciosamente, com muito pouca perturbação no fluxo e mínimo contato com o ar.
  • Adicione água ao balde de fermentação. Traga o volume total de líquido no fermentador para até 5 galões, adicionando água. (Se usar água da torneira, certifique-se de que não tem cheiro ou gosto de cloro. Se tiver, passe primeiro por um filtro de carbono ou simplesmente substitua a água engarrafada.)
  • Areje o mosto novamente. Agora, despeje um pouco de toda a mistura para frente e para trás na panela algumas vezes. Um método alternativo de aeração é usar um batedor de ovos limpo / higienizado.
  • Reidrate o fermento. Meça 1 xícara da água "higienizada" (consulte a seção "Preparação" deste artigo) . Para melhores resultados, a temperatura da água deve estar entre 90-38°C (32-38°C). Não deixe a temperatura exceder 43°C (43°C). Esvazie o pacote de fermento na água; mexa até que esteja completamente dissolvido.
  • Adicione o fermento ao balde de fermentação. Agora, despeje o fermento reidratado no balde de fermentação. Mexa a mistura lentamente por aproximadamente 10 segundos até que se dissolva.
  • Cubra e armazene o fermentador. Coloque a tampa firmemente no fermentador e leve o balde para um local seguro onde permanecerá intacto por 2 semanas. Escolha um local com temperatura estável de 18 a 21°C (65 a 70°F). Uma temperatura mais alta de 75°F (24°C) é aceitável, mas se estiver acima de 80°F (26°C), o sabor da cerveja será afetado. Assim que movê-lo, insira a câmara de descompressão e encha-a com água limpa ou solução desinfetante.
  • Deixe isso pra lá! Após cerca de 24 horas, a câmara de descompressão estará borbulhando continuamente, a empolgante evidência da fermentação! A fermentação irá decorrer durante cerca de 2 a 4 dias, dependendo das condições da sua fermentação. A atividade diminuirá à medida que o fermento consome a maior parte dos açúcares do malte (embora a fermentação continue muito depois de o borbulhamento diminuir). Deixe a cerveja no fermentador por um total de 2 semanas.
Artigos relacionados
  1. Como criar uma cesta gourmet de vinhos?
  2. Como comparar os tipos de refrigeradores de vinho?
  3. Como fazer um vinho de amora?
  4. Como fazer chá?
  5. Como Organizar uma Festa de Smoothie?
  6. Como fazer um martini sujo com vodka?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail